(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
Transplante de cabelo é melhor em que estação? Descubra!

Transplante de cabelo é melhor em que estação? Descubra!

O transplante de cabelo pode ser feito em qualquer época do ano? Os resultados mudam de estação para estação? Transplante de cabelo é melhor em que estação? Descubra! 

Se você está pensando em realizar um procedimento que resolva de uma vez por todas o problema de queda de cabelos, é natural que tenha dúvida. Entre elas, escolher o momento ideal para a sua realização.

Por isso, elaboramos este conteúdo especialmente para você. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Transplante de cabelo é solução eficiente para homens e mulheres

A queda de cabelo é um problema recorrente tanto para homens quanto para mulheres, ainda que haja maior predominância entre pessoas do sexo masculino. Contudo, o fato é que a ausência de fios pode interferir na autoestima e no bem-estar de ambos os gêneros.

Dentre as soluções para esse que é um inconveniente para muitas pessoas, o transplante de cabelo se destaca por ser um procedimento que gera resultados altamente positivos.

Aliás, é muito importante pesquisar o assunto para identificar os mitos e verdades referentes ao transplante de cabelo e para decidir de forma consciente se a técnica é, realmente, a melhor solução para o seu caso.

Nesse sentido, converse com um profissional experiente para que ele avalie seu quadro e dê todas as orientações sobre o procedimento.

Qual a melhor época do ano para fazer um transplante de cabelo? 

Antes de mais nada, é essencial saber que o transplante capilar pode ser feito em qualquer época do ano.

Ou seja, você poderá aproveitar aquele período em que costuma tirar as fériasanuais, quando a rotina no trabalho é mais amena ou em outro período que for o ideal para você.

No entanto, existem algumas questões envolvendo a temperatura, mais ou menos elevada, que merecem ser consideradas. Acompanhe!

Transplante de cabelo em período mais quente

Nos meses mais quentes do ano, é comum as pessoas suarem mais. E, ainda que o suor por si só não afete os resultados do procedimento nem o tempo de recuperação, pode ser necessário maiores cuidados para manter o couro cabeludo devidamente limpo.

Além disso, o paciente precisa ter o cuidado de evitar exposição solar direta, já que ela pode afetar o processo de cicatrização. 

Sendo assim, se você desejar realizar o transplante de cabelo no calor, simplesmente mantenha o couro cabeludo livre do suor e evite a exposição ao sol no pós-cirúrgico – seu médico vai informar o tempo necessário para isso.

Transplante de cabelo no tempo frio

A época mais fria do ano oferece algumas vantagens para quem pretende fazer um transplante capilar. Como, por exemplo: 

  • Menos inchaço na região operada;
  • Menor desconforto com suor no pós-operatório;
  • Menor necessidade de lavar o couro cabeludo e os fios, visto que há menor produção de suor e menor oleosidade na região;
  • Redução dos raios ultravioleta emitidos pelo sol – que podem ocasionar queimaduras na derme e também no couro cabeludo (ainda que, mesmo no inverno, seja preciso tomar cuidado nesse sentido). 

Considerações importantes sobre o transplante de cabelo

O resultado final do transplante capilar é o cabelo natural do paciente, o que significa que vai ser preciso esperar o crescimento natural dos fios para notar os benefícios da técnica.

Porém, isso começa a ocorrer cerca de duas semanas após a cirurgia, quando os cabelos começam a nascer normalmente, ou seja, em torno de um centímetro por mês.

Sendo assim, quem faz um transplante de cabelo no inverno costuma, em geral, ver os resultados  quando inicia o verão. Ou seja, os fios estarão crescidos exatamente no período do ano em que os eventos sociais são mais rotineiros.

Além disso, o inverno é, justamente, um dos períodos do ano que, por ser frio, faz com que as pessoas passem mais tempo no conforto do lar, sem tantas exposições. Situação que colabora para o descanso e o pós-operatório do paciente de transplante capilar. 

Mas, então, só posso fazer um transplante capilar no inverno? 

Não! Não se preocupe, realizar o transplante capilar no inverno não é regra. É apenas mais confortável para o paciente, de forma geral, por conta dos fatores citados acima. Mas o seu caso, claro, pode ser diferente.

Como a técnica é minimamente invasiva, o pós operatório do transplante de cabelo costuma ser tranquilo. Contudo, ainda assim, o paciente precisa de uns dias de repouso, longe das atividades rotineiras que exijam muito esforço, e longe da incidência forte do sol na região operada. 

Mar e piscina também devem ser evitados por algumas semanas.  Então, o ideal é que o paciente opte por realizar a cirurgia no período do ano em que vai conseguir cumprir todas essas recomendações com facilidade. 

No inverno é mais fácil ficar longe dos banhos de mar e de piscina, por exemplo, assim como também é mais provável que você passe mais tempo em casa, descansando.

Mas se você avaliar que será melhor fazer o procedimento nas suas férias, ou em algum outro momento que seja mais confortável para você, nada o impede.

Basta que você tenha consciência de que alcançar os melhores resultados do transplante de cabelo, bem como de qualquer outro procedimento,  é crucial seguir à risca todas recomendações médicas no pós operatório da técnica. 

E, por falar em saúde e beleza, acompanhe o Blog da Dra. Luciana Pepino. Produzimos nossos conteúdos com muita dedicação, especialmente para você! Comece lendo o artigo:

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário


    Leia Também

    Carregando...

    Assine nossa newsletter

    Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

    whatsapp

    Cirurgias

    Procedimentos

    Links Úteis

    Telefones de Contato

    Políticas de Privacidade

    Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

    CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

    logo

    2022. Dra. Luciana Pepino

    Todos os direitos reservados.