(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Cuidados com o couro cabeludo

Aprenda a cuidar de seu couro cabeludo com essas dicas.

Independentemente se você tem cabelos crespos, enrolados, lisos, escuros ou claros, ter alguns cuidados com o couro cabeludo é extremamente importante para a saúde dos fios. Se você é mulher, com certeza já viu um daqueles cabelos de comercial de xampu e investiu em acessórios, cremes e salões de beleza para obter os resultados, mas não ficou bem do jeito que queira. O fato é que um couro que perdeu sua saúde não absorve nenhum produto 100% e, consequentemente, os resultados não serão os desejados.

É do couro cabeludo que cada fio nasce e cresce, herdando tanto suas qualidades quanto seus defeitos. Se seu couro cabeludo estiver muito oleoso ou sujo, por exemplo, não há corte que resolva o problema, pois não estaremos agindo na raiz do problema! Hoje, trouxemos alguns cuidados essenciais e que todas as mulheres devem ter com seu couro cabeludo, independentemente do tipo ou tamanho das madeixas.

1. Lavagem dos cabelos

Você é daquelas que adora tomar banho quente para relaxar? Se a resposta for “sim”, você provavelmente está acabando com a saúde de seu couro cabeludo. A água quente faz com que as glândulas sebáceas trabalhem mais, aumentando a oleosidade do couro cabeludo. Outra dica para quem lava o cabelo todos os dias: o excesso de lavagem do couro cabeludo remove sua oleosidade natural e essas glândulas trabalham o dobro para engordurar mais ainda a região, dificultando a hidratação dos cabelos.

2. Hidratação contra descamação

Muitas mulheres sofrem com o ressecamento dos fios e isso acaba causando a descamação da pele do couro cabeludo. Para evitar isso, existem produtos que podem hidratar o cabelo sem deixá-lo com um aspecto ensebado. Produtos com princípios ativos de lactato de amônio e ureia, por exemplo, apresentam uma potente função emoliente. Vale ressaltar que os produtos que são usados para hidratar o couro cabeludo são diferentes daqueles usados para hidratar os fios, caso contrário pode agravar o quadro.

3. Chapinha e secador

Para os fios há alguns produtos ativados pelo calor da chapinha e do secador e que trazem mais proteção. Porém, a gente sabe que chapinha e secador demais pode estragar a raiz dos cabelos. Na verdade, não existe uma fórmula que possa amenizar os danos do calor excessivo, então o ideal é tomar cuidado ao fazer tais procedimentos. Além, claro, de evitar tomar banhos muito quentes, mantenha o secador a uma distância de 30 cm da raiz de suas madeixas e, no caso da chapinha, essa distância deve ser de 1,5 cm. A chapinha exige mais cuidados, uma vez que ela danifica os fios e seu uso não deve ser frequente.

4. Cuidado com a química!

As escovas progressivas, definitivas ou permanentes e todos os demais procedimentos químicos podem detonar qualquer fio e agravar a condição do couro cabeludo. Isso porque esses produtos são ácidos e podem queimar a raiz dos fios, o que contribui para a descamação da pele do couro cabeludo. O ideal é sempre fazer o teste de sensibilidade antes de aplicar qualquer produto para evitar reações alérgicas.

5. Dieta equilibrada

Para concluir, frisamos a importância da alimentação para a saúde do couro cabeludo. Assim como todo o nosso corpo, nosso couro cabeludo se alimenta do que ingerimos. Por isso, uma dieta equilibrada e com os nutrientes necessários pode ser a chave para a conquista de fios mais belos e um couro cabeludo mais saudável. Os aminoácidos e as proteínas, por exemplo, são encontrados em carnes, leite ou ovos e ajudam no crescimento dos fios. Já o zinco, presente em frutos do mar, nozes e gérmen de trigo ajuda a reduzir a oleosidade. O ômega-3, bem como o ômega-6, presentes em peixes e óleos funcionais, vão potencializar a hidratação dos fios de uma forma geral, acelerando seu crescimento e fortalecendo o couro cabeludo.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário


    Leia Também

    Carregando...

    Assine nossa newsletter

    Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

    whatsapp

    Cirurgias

    Procedimentos

    Links Úteis

    Telefones de Contato

    Políticas de Privacidade

    Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

    CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

    logo

    2022. Dra. Luciana Pepino

    Todos os direitos reservados.