11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Ninfoplastia (Cirurgia Íntima Feminina)

O QUE É A NINFOPLASTIA?

É uma cirurgia íntima realizada nas bordas dos pequenos lábios da vulva, com a retirada da pele excedente.

QUANDO PODE SER INDICADA A NINFOPLASTIA?

Quando o tamanho dos pequenos lábios excede os grandes lábios, trazendo incômodo durante a relação sexual ou quando somente atrapalhar esteticamente.

Como a cirurgia íntima feminina é realizada

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA NA CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA?

Anestesia local com sedação.
Isso evita a internação da paciente, que é liberada algumas horas depois o procedimento.

O PÓS-OPERATÓRIO DA NINFOPLASTIA DÓI?

Não. O pós-operatório é muito tranquilo e praticamente sem dor cursando apenas com inchaço.
ninfoplastia

A alta médica, geralmente, ocorre no mesmo dia do procedimento. São raros os casos nos quais há complicações, porém podem ocorrer hematomas, algum tipo de infecção e a abertura dos pontos, ocorrências possíveis em qualquer cirurgia.

O procedimento deve ser agendado logo após a menstruação, garantindo que a mulher não menstrue no pós-cirúrgico, o que poderia prejudicar o processo de cicatrização devido à umidade na região.

VOU PODER ME SENTAR APÓS A CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA?

Sim. A cirurgia feminina não atrapalhará em nada a posição de sentada.

VOU PERDER A SENSIBILIDADE APÓS A NINFOPLASTIA?

Não. A cirurgia não atrapalhará a sensibilidade dos pequenos lábios nem do clitóris.

QUANDO TEREI O RESULTADO DEFINITIVO APÓS A CIRURGIA?

Da mesma forma que em várias outras cirurgias plásticas, o resultado definitivo poderá ser observado do sexto mês em diante, tempo razoável para o amadurecimento da cicatriz. No segundo mês após a cirurgia feminina já se observa um resultado bastante significativo.

SÃO COMUNS COMPLICAÇÕES APÓS A CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA?

São muito raras as complicações neste tipo de cirurgia, porém podem ocorrer hematomas, algum tipo de infecção e a abertura dos pontos.

Não. A cirurgia não atrapalha a sensibilidade dos pequenos lábios, nem do Clitóris.

ninfoplastiaQUAIS AS RESTRIÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO DA NINFOPLASTIA?

Evitar relações sexuais por 30 dias.
Não usar calças, bermudas e shorts justos.
Evitar banho de mar e piscina nos primeiros 15 a 21 dias.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DA NINFOPLASTIA?

Usar as pomadas indicadas.
Compressas de gelo nos primeiros dias (evita um inchaço maior da região).
Fazer a higiene local adequadamente com ducha, sempre que necessário.

 

Quando a cirurgia íntima é indicada?

Os pequenos lábios podem ter diferentes aparências, sendo que em alguns casos podem causar constrangimento e baixa autoestima na mulher, devido serem excessivamente grandes, com muita pele ou assimétricos.

Além de questões estéticas, quando os pequenos lábios são maiores que os grandes lábios podem causar dores e desconforto durante as relações sexuais, fazendo com que a mulher não desfrute do momento ou mesmo que tenha vergonha do parceiro.

Diversos fatores podem fazer com que os pequenos lábios adquiram uma aparência indesejada pela mulher, como:

  • flacidez causada durante uma gravidez;
  • tecido cicatricial causado durante um procedimento cirúrgico;
  • questões hormonais na adolescência ou menopausa;
  • uso inadequado de anabolizantes ou esteroides, desregulando a função hormonal.

Essas e outras ocorrências podem ser centrais no crescimento anormal dos pequenos lábios ou assimetrias que causam desconforto às mulheres. A ninfoplastia permite diversos benefícios nesses casos, como:

  • melhora a aparência da vagina e da vulva;
  • eleva a autoconfiança e bem estar da paciente;
  • reduz os desconfortos causados pelos atritos de tecido na região;
  • elimina dores que possam ocorrer durante a prática de exercícios físicos;
  • melhora o desempenho sexual e evita dores que possam ser causadas pelo atrito com os pequenos lábios.

Dessa forma, as mulheres que têm incômodo ou desconforto causados pela aparência dos pequenos lábios pode corrigi-los por meio de um procedimento rápido e seguro.

Quais os cuidados do pré-operatório de uma ninfoplastia?

O primeiro passo para quem deseja realizar uma ninfoplastia é procurar por um cirurgião plástico de confiança que possa avaliar o caso e realizar o procedimento. O profissional deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o que comprova a especialização na área.

No pré-operatório, além da avaliação da área a ser operada e alinhamento das expectativas da paciente, o médico solicitará exames complementares para verificar o quadro de saúde. Essa etapa é fundamental para que a paciente esteja apta a realizar um procedimento cirúrgico.

Nessa fase, o médico ainda faz as recomendações pré-operatórias, como jejum de 8 horas antes do procedimento, interromper o uso de medicamentos específicos, não beber álcool ou fumar nos dias que antecedem a técnica, entre outras.

Como é realizado o procedimento da ninfoplastia?

Normalmente, na ninfoplastia é usada a anestesia local com sedação para que não haja necessidade de internação e a paciente possa ser liberada algumas horas depois o procedimento.

A cirurgia feminina tem duração entre 40 minutos e uma hora e meia, em média, desde que não seja associada com outras técnicas. Na técnica, o cirurgião corta os pequenos lábios e remove a parte excedente, em seguida costura as bordas com o objetivo de deixar a cicatriz mais discreta.

É comum que a retirada do tecido em excesso limite-se aquele que se projeta para fora, visto que o corte além do necessário pode prejudicar funções como lubrificação e proteção contra infecções.

A sutura é realizada com fios absorvíveis de forma que a paciente não precisa retornar ao hospital para realizar a remoção dos pontos que são absorvidos pelo organismo. Em alguns casos, o médico pode optar por pontos comuns, sendo necessário retirá-los após oito dias, em média.

A alta médica, geralmente, ocorre no mesmo dia do procedimento. São raros os casos nos quais há complicações, porém podem ocorrer hematomas, algum tipo de infecção e a abertura dos pontos, ocorrências possíveis em qualquer cirurgia.

O procedimento deve ser agendado logo após a menstruação, garantindo que a mulher não menstrue no pós-cirúrgico, o que poderia prejudicar o processo de cicatrização devido à umidade na região.

Como é a recuperação do procedimento?

O pós-operatório da ninfoplastia costuma ser tranquilo e praticamente indolor, causando apenas um inchaço. Ainda assim, as pacientes submetidas à técnica têm dúvidas sobre a recuperação. Confira algumas dicas a seguir, mas nunca deixe de conversar com o cirurgião plástico sobre o assunto.

Como é o pós-operatório de uma cirurgia íntima?

Nos primeiros dias após a cirurgia é indicado que a paciente use pomadas prescritas pelo médico, melhorando a cicatrização. Para minimizar o inchaço o indicado é utilizar compressas frias na região, em média, três vezes ao dia.

Não há restrições quanto à paciente ficar sentada nessa fase, mas devem ser evitadas as atividades físicas, principalmente aquelas que pressionam o local operado, como andar de bicicleta e também o uso de roupas justas na região, como shorts, calça ou bermuda.

Relações sexuais

As relações sexuais só podem ser retomadas 30 a 45 dias após o procedimento, evitando o atrito na região que pode causar problemas na cicatrização e prejudicar os pontos.

Vestuário

Após a realização da ninfoplastia a paciente deve usar calcinha folgada e de algodão para que a região fique arejada para contribuir para a cicatrização que demora cerca de 30 dias.

Higienização

No pós-operatório a higienização é muito importante para a recuperação. Para isso é indicado que a paciente lave a região com água morna e sabão neutro ao urinar, mantendo a área livre de bactérias que poderiam ocasionar uma infecção.

Nesse período também não é indicado que a mulher tome banhos de mar ou piscina por, ao menos, 21 dias.

Quando e quais resultados esperar de uma cirurgia íntima?

Os resultados definitivos da ninfoplastia podem ser vistos a partir do sexto mês, tempo razoável para o amadurecimento da cicatriz. No segundo mês após a cirurgia já se observa um resultado bastante significativo, entretanto, ele ainda poderá sofrer mudanças.

Uma dúvida frequente é quanto à sensibilidade na região, no entanto, o procedimento não interfere nesse fator.

A ninfoplastia é uma técnica segura e prática que visa devolver a autoestima e bem-estar à paciente, dessa forma pode ser realizada quando a mulher tiver um incômodo em relação ao tamanho dos pequenos lábios vaginais. Deve-se atentar apenas a escolha de um cirurgião plástico de confiança para realização do procedimento.

Conheça a Dr. Luciana Pepino e entre em contato com nossa equipe para mais informações sobre a Ninfoplastia.

 

Clique aqui e envie-nos suas dúvidas.
Desejando agendar uma consulta, basta clicar no link “Agende sua consulta” ou ligue agora para (11) 3285-6412 ou 3285-3514.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
Quanto Custa uma cirurgia para Ninfoplastia (Cirurgia Íntima Feminina)?
Confira quanto custa Ninfoplastia (Cirurgia Íntima Feminina) na Clínica da Dra. Luciana Pepino, entre outras Cirurgias Plásticas e Tratamentos Estéticos.

A Jornada de uma Transformação

Sidebar cadastre-se Cadastre-se!
Receba informações sobre Cirurgias Plásticas e Procedimentos Estéticos Avançados.
* Lembro que minha clínica fica somente na Cidade de São Paulo/SP.