Saiba como manter um bonito e saudável cabelo no inverno

Mulher com roupas de frio em cenário de neve, com os cabelos soltos

Não é coisa da sua cabeça: seu cabelo realmente fica diferente nos dias mais frios! Veja nossas dicas para mantê-lo cheio de brilho, força e movimento no inverno.

Além de ser a moldura do rosto, nossas madeixas são um elemento essencial quando montamos um look. Com a chegada do dias mais frios, elas requerem uma atenção especial, por isso hoje nosso assunto são os cuidados com o cabelo no inverno.

Assim como a pele sofre com a queda das temperaturas e a redução da umidade do ar, os cabelos também ficam diferentes em função das mudanças do tempo. Veja como cuidar bem dele na estação mais fria do ano:

1. Mantenha uma frequência de lavagens

Com as baixas temperaturas, a produção de suor diminui e você talvez não precise lavar seu cabelo no inverno com a mesma frequência do verão. Porém, o intervalo entre uma higienização e outra não pode ser maior do que dois dias.

Quando esse limite é ultrapassado, ocorre um acúmulo de óleo e resíduos de poluição nas raízes, que podem entupir os bulbos capilares e causar irritação, coceira e descamação.

2. Utilize água morna para lavar o cabelo no inverno

É uma delícia tomar um banho bem quentinho quando estamos tremendo de frio, mas a água quente demais prejudica a saúde do couro cabeludo. Isso acontece porque há uma remoção excessiva da oleosidade natural, desequilibrando a barreira de proteção hidrolipídica.

Dessa forma, o ideal é lavar seus cabelos com água morna, o que evita o ressecamento dos fios e também evita que a cor da sua tintura desbote mais rápido do que o normal. Dica: afaste-se do chuveiro na hora de lavar o cabelo, assim você pode diminuir a temperatura da água.

3. Escolha shampoo e condicionador especiais para a estação

Como o cabelo tende a ficar mais seco no outono e no inverno, vale a pena investir em produtos que favoreçam a hidratação e a nutrição dos fios, como os produtos enriquecidos com óleo de argan ou de abacate.

Quem tem cabelos cacheados, que são mais secos por natureza, pode recorrer aos shampoos low poo. Mesmo sem fazer espuma, eles são capazes de higienizar as madeixas sem aumentar a perda de moléculas de água.

4. Utilize um finalizador antifrizz

Mulher loira com cabelo curto, em ambiente externo, com roupas de frio e boina

Em dias de baixa umidade do ar, que são mais comuns no inverno, a estática faz com que os fios fiquem indisciplinados e arrepiados. Para evitar o frizz, a dica é recorrer a produtos leave-in, que ajudam a controlar esse problema.

Além disso, as madeixas tendem a perder volume e forma nessa estação. Dessa forma, vale a pena investir em finalizadores e modeladores de cachos que ajudem a dar mais densidade aos fios, como mousses e sprays de efeito praia, que dão mais vida ao cabelo no inverno.

5. Não se esqueça do protetor solar

Você já deve ter ouvido falar que é necessário utilizar protetor solar no rosto mesmo nos dias frios e nublados, pois a radiação atravessa as nuvens e continua provocando danos que favorecem o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

A mesma coisa acontece com os cabelos e o couro cabeludo, por isso é importante utilizar sprays e finalizadores com FPS. Escolha um produto específico para suas características e aplique-o diariamente pela manhã, mesmo sem ter lavado o cabelo.

6. Procure não abusar do secador

Além do frio e a queda na umidade atmosférica, outro fator que contribui para o ressecamento do cabelo no inverno é o uso do secador. Para evitar esse efeito e não precisar sair de casa com os cabelos molhados, você pode aplicar um protetor térmico antes de secá-lo.

Esses produtos evitam que o calor excessivo atinja a fibra capilar e destrua suas proteínas, prevenindo que os fios fiquem opacos e quebradiços. Outra dica é colocar o secador no jato de ar frio e mantê-lo a 30 cm dos cabelos.

Se possível, pelo menos uma vez por semana deixe seus cabelos secarem ao natural. Nesse caso, porém, não saia com os fios molhados demais, pois as baixas temperaturas podem congelar as moléculas de água e deixar seu cabelo quebradiço.

7. Invista na hidratação capilar

Como o uso do secador é inevitável, um cuidado importante com o cabelo no inverno é apostar nas hidratações, sejam elas profissionais ou caseiras. De uma a duas vezes por semana, dependendo da oleosidade dos fios, aplique uma máscara de hidratação.

Além disso, pelo menos uma vez por mês vale a pena ir até o cabeleireiro para fazer uma hidratação profissional, que tem efeitos mais poderosos e consegue recuperar danos mais profundos.

8. Jamais durma de cabelo molhado

Abusar do secador não é bom, mas dormir com o cabelo molhado também não trará nenhum benefício. Pelo contrário: ao fazer isso, a umidade cria um abafamento entre o travesseiro, os fios e o couro cabeludo, podendo irritar a região.

Esse hábito também favorece a dermatite seborreia, popularmente conhecida como caspa, ao desencadear um processo inflamatório que provoca o surgimento de lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo.

Por isso, se for inevitável lavar o cabelo pouco tempo antes de dormir, a alternativa pode ser utilizar um shampoo seco à noite e fazer a higienização tradicional no dia seguinte.

Na dúvida, sempre recorra a um cabeleireiro da sua confiança, pois ele pode indicar produtos e tratamentos que atendam melhor às necessidades dos seus cabelos. E você, quais são suas dicas de cuidados com as madeixas no inverno? Compartilhe nos comentários!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp