A abdominoplastia, também conhecida como a “plástica do abdômen”, “cirurgia de barriga” ou, ainda, por “cirurgia de abdome”, é um procedimento cirúrgico que tem ganhado muito destaque tanto em conversas casuais e na mídia popular, quanto em pesquisas médicas.
Isso porque o procedimento tem como principal característica deixar o abdômen mais plano e tonificado, removendo a flacidez da pele que muitas vezes permanece após uma perda de peso ou parto.
Se você já notou uma mudança muito nítida na forma do abdômen de alguém após uma grande perda de peso, após a gravidez ou em curto tempo, é bem possível que essa pessoa tenha realizado uma abdominoplastia.
Não há uma idade ideal, mas é recomendável que os pacientes tenham completado suas famílias, pois a gravidez após a cirurgia pode alterar em alguns casos os resultados.
A maioria dos pacientes que realizam ou têm interesse pelo procedimento possuem entre 30 e 50 anos, período em que os efeitos do envelhecimento, perda de peso ou gestações prévias se tornam mais evidentes.
A abdominoplastia remove pele e gordura e restaura músculos, enquanto a lipoaspiração foca apenas na remoção de gordura. Ambas podem ser combinadas para melhores resultados. Porém, a abdominoplastia não necessariamente está vinculada a lipoaspiração como muitos acreditam.
Sim, ela pode deixar uma cicatriz horizontal acima da região púbica, que pode ser escondida sob as roupas de banho. Somente no caso da abdominoplastia reversa esta cicatriz se posiciona abaixo das mamas.
Geralmente, utiliza-se a anestesia geral ou peridural com sedação.
A recuperação total pode levar de 4 a 6 semanas, com restrições graduais sendo levantadas conforme a recuperação avança.
A preparação para uma abdominoplastia inclui manter um peso estável, parar de fumar, evitar medicamentos que aumentem o risco de sangramento, e seguir todas as orientações que seu cirurgião passar, como jejum antes da cirurgia e organização de cuidados pós-operatórios.
O correto é que entre 4 a 8 semanas após a abdominoplastia, NÃO fazer:
O custo de uma abdominoplastia pode variar dependendo do cirurgião, da complexidade do procedimento (do caso) e da região/localidade onde é realizado. No Brasil, os preços podem variar entre 33.607 a 44.907. Lembrando que esses valores são estimativas e o valor final é definido durante a consulta com a médica.
Entre em contato com a Dra. Luciana Pepino, especialista em abdominoplastia, e agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento.
Ainda com dúvidas? Fale conosco pelo Whatsapp oficial da Dra. Luciana Pepino
Desejando agendar uma consulta, basta clicar no link “Agende sua consulta” ou ligue agora para (11) 3285-6412 ou 3285-3514.
Fontes:
Clínica de cirurgia plástica Dra. Luciana Pepino
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
