Qual é a diferença entre uma abdominoplastia e uma mini abdominoplastia?

Qual é a diferença entre uma abdominoplastia e uma mini abdominoplastia?

Uma dúvida muito recorrente em consultórios de cirurgiões plásticos é sobre a diferença entre uma Abdominoplastia e uma Mini Abdominoplastia.

A cirurgia de Abdominoplastia é a melhor indicação para os casos de excesso de pele e flacidez na região, tecido muscular solto e bolsas de gordura que se mostrem resistentes tanto à dieta quanto ao exercício físico.

No entanto, dependendo do grau de flacidez presente na pele e no músculo, é possível optar pela modalidade simplificada.

A primeira coisa que o paciente deve ter em mente é que, embora os dois procedimentos pareçam ser muito parecidos, eles tratam condições diferentes.

E foi justamente para esclarecer esses pontos e permitir que você possa tomar suas decisões de forma mais segura que preparamos esse artigo. Veja mais a seguir.

Quatro principais diferenças entre uma Abdominoplastia e uma Mini Abdominoplastia

Após uma perda significativa de peso ou das alterações no corpo após a gravidez, a pele e os músculos da barriga podem permanecer afastados e flácidos.

Ao contrário do peso extra, esses problemas não podem ser corrigidos com dieta ou exercício. É aqui que entra a cirurgia plástica como uma solução mais eficaz.

Embora tanto a Abdominoplastia completa quanto sua versão simplificada possam ajudar a melhorar os contornos da área abdominal, existem quatro diferenças primordiais entre esses dois procedimentos. Confira abaixo:

1) Tamanho da incisão

Uma das diferenças mais palpáveis entre as duas técnicas é a extensão da incisão inicial.

A incisão utilizada em uma Abdominoplastia completa costuma ir de uma ponta a outra do quadril.

Já a Mini Abdominoplastia utiliza uma incisão mais curta, mesmo que o posicionamento seja aproximadamente o mesmo.

Embora uma cicatriz menor seja compreensivelmente mais atraente para muitos pacientes é importante lembrar que uma incisão mais curta também significa um acesso mais limitado à região durante a cirurgia, o que pode afetar o nível de correção obtido pelo cirurgião, assim como a remoção de menor quantidade de pele.

Ou seja: a Mini Abdominoplastia não é a melhor indicação para pacientes que apresentem flacidez supra umbilical.

2) Possível nível de correção

Uma Abdominoplastia completa corrige a flacidez da pele de todo o abdômen e repara os músculos abdominais das costelas até o púbis.

Por este motivo, os pacientes que têm pele excedente na parte superior do abdômen irão, em quase todos os casos, ver resultados mais expressivos com essa técnica.

Já a Mini Abdominoplastia, por outro lado, aperta apenas a pele e os músculos do abdômen inferior.

As correções começam logo abaixo do umbigo. Isso significa que qualquer correção necessária acima dele fica de fora do procedimento.

No entanto, os pacientes cuja flacidez da pele e dos músculos esteja limitada apenas no abdômen inferior poderão obter excelentes resultados – especialmente se seus músculos abdominais superiores já estão em boa forma.

3) Posicionamento do umbigo

A realização de uma Abdominoplastia completa implica em uma cicatriz em torno do umbigo. Isso acontece por conta do esticamento do tecido da parte superior do abdômen à sua frente, na finalização do procedimento.

Já nos casos que receberam a indicação para a Mini Abdominoplastia, a remoção de pele é bem menor, não alterando o posicionamento natural do umbigo.

4) Cirurgia e recuperação mais rápidas

A Mini Abdominoplastia é um processo cirúrgico mais curto e que pode ser feito com um menor deslocamento dos tecidos, por isso, proporciona um período de recuperação mais rápido.

Muitos pacientes se sentem dispostos para retomar a rotina de trabalho e/ou estudos cerca de uma semana após o procedimento. Já a técnica completa pode exigir um período mínimo de 10 a 15 dias.

Qual é a técnica ideal para o seu caso?

Como você pode ver acima, a decisão entre uma Abdominoplastia e uma Mini Abdominoplastia realmente se resume às suas metas pessoais e se você é um candidato melhor para uma opção ou a outra.

No geral, os pacientes provavelmente verão um melhor resultado e se sentirão mais satisfeitos com uma Abdominoplastia completa.

Para ter certeza, o ideal é marcar uma consulta presencial com um cirurgião de confiança – você pode checar as credenciais do médico através do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Conheça agora nosso simulador de Prótese Mamária, e faça agora o teste e descubra a sua prótese ideal!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Paula disse:

    Gostaria de saber o valor da abnoplastia.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Paula! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/3Dqr6G

      Beijos!

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp