Mitos sobre abdominoplastia e emagrecimento

mitos sobre emagrecimento e cirurgia plastica

Uma das questões mais comuns em consultórios de especialistas em cirurgia plástica está relacionada à quantidade de peso que é eliminada após uma abdominoplastia.

 

Embora a resposta possa variar conforme o caso, o consenso é que os pacientes não emagrecem muito após o procedimento.

É errado associar esta cirurgia aos tratamentos para perda de peso. Esse não é de fato o objetivo do procedimento. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Então siga conosco na leitura.

 

Abdominoplastia e o emagrecimento

O papel da abdominoplastia é agir como uma etapa no processo de transformar as expectativas corporais do paciente em realidade.

Você com certeza vai ouvir falar que este procedimento cirúrgico ajudou algumas pessoas a perder peso. E isso é verdade – mas não da maneira com as pessoas costumam imaginar.

As técnicas cirúrgicas utilizadas no procedimento estão voltadas para extrair o excesso de pele e corrigir os músculos separados. Os cirurgiões também apertam a área abdominal, de modo que o estômago se tornará plano e esculpido.

Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente pode pesar entre 1,5kg a 4,5kg a menos, devido à remoção do excesso de pele e da camada de gordura ligada a este acúmulo. Não é exatamente uma mudança drástica na balança por conta da cirurgia.

 

Quantos quilos o excesso de pele representa em uma abdominoplastia?

Você pode ficar surpreso com o quanto essa pele extra que muitas pessoas carrega realmente pesa.

Pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica e perderam muito peso geralmente têm muito excesso de pele na região abdominal. É por isso que o volume de peso perdido depois da abdominoplastia vai variar de acordo com esse volume.

Normalmente estes pacientes pós-bariátricos perdem mais peso, pois têm mais pele em excesso. Alguns chegam a perder cerca de 10kg ou mais apenas com o que é retirado de suas barrigas.

Já pacientes que escolhem uma abdominoplastia para restaurar o corpo devido ao envelhecimento ou à gravidez perdem menos peso.

Alguns sequer percebem a perda de peso, especialmente aqueles que passaram por uma mini abdominoplastia. Enquanto outros experimentam uma perda mínima, geralmente inferior a 5kg.

Mas uma questão é fato: em muitos casos, os pacientes que passaram por uma abdominoplastia se sentem mais estimulados a fazer a manutenção dos contornos recém-conquistados, o que favorece a perda real de peso no futuro.

 

Saiba como manter os resultados da sua Lipoaspiração

 

Complementando a abdominoplastia com outro procedimento de contorno corporal

Pacientes que pretendem eliminar mais peso após a cirurgia podem ainda complementar a abdominoplastia com outros procedimentos de contorno corporal, como uma lipoaspiração.

Este procedimento permite remover o excesso de gordura localizada que é resistente à dieta e ao exercício físico.

A lipoaspiração também não deve ser encarada como um recurso para o emagrecimento. Mas ela certamente pode facilitar a obtenção da forma corporal desejada.

Perda de peso pré-abdominoplastia: o segredo de um bom resultado

Um fator determinante para uma cirurgia bem-sucedida e a um emagrecimento mais consistente no futuro está na perda de peso antes da abdominoplastia.

Essa é uma prática altamente recomendável, já que o paciente passa a adotar hábitos de vida saudáveis ​​que ajudarão na manutenção do peso e da forma física a longo prazo.

Depois de atingir o peso desejado, também é aconselhável aguardar pelo menos seis meses até fazer a cirurgia, para garantir que seu peso se estabilize.

 

Mantendo os resultados de sua abdominoplastia

Com uma rotina adequada de manutenção, é possível garantir uma boa forma física por muito mais tempo.

Por isso anote essas dicas simples, que serão úteis para manter seus resultados nos próximos anos:

  • Evite grandes oscilações de peso: o “efeito sanfona” pode prejudicar os resultados de sua abdominoplastia;
  • Se exercite regularmente: uma rotina de exercícios e uma dieta saudável podem garantir não só os resultados, mas sua saúde no geral;
  • Siga as recomendações médicas do pós-operatório à risca: todo especialista fornece instruções detalhadas sobre os cuidados necessários no período de recuperação após sua cirurgia;
  • Deixe para fazer a cirurgia somente após a sua última gravidez: a abdominoplastia não gera impeditivo algum para gravidezes futuras. Mas a gestação pode reverter os resultados da abdominoplastia.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp