11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Confira 6 dicas da Luciana Pepino para quarentena!

dicas da luciana pepino para quarentena

O isolamento social, medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, tem feito com que muitas pessoas em todo o mundo precisem mudar suas rotinas. Jornadas de trabalho home office, alimentação caseira e exercícios na sala de estar, se tornaram a nossa realidade e, muitas vezes, isso pode ser desafiador.

Para ajudar você a manter uma organização e melhorar sua qualidade de vida nesse período, listamos 6 dicas da Luciana Pepino para quarentena. Confira!

1. Procure estabelecer uma rotina

A pandemia e o período de isolamento social chegaram de surpresa e deixaram muitas pessoas sem saber como conciliar o trabalho, as atividades físicas e as tarefas diárias. Por isso, para manter uma boa qualidade de vida nesse momento, é fundamental que você estabeleça uma rotina, considerando as recomendações dos órgãos de saúde.

É importante, por exemplo, que você tenha um horário determinado para dormir e acordar nos dias de semana. Coloque o despertador um pouco mais cedo que a hora de iniciar seu trabalho home office e aproveite para tomar um bom café da manhã e se preparar para o dia. Quem costumava realizar exercícios físicos, também deve separar um horário no dia e adaptar as atividades para que possa continuar se exercitando dentro de casa.

Para melhorar sua organização, utilize um planner ou calendário e crie programações diárias com horários estabelecidos para cada atividade, assim, você consegue otimizar melhor o seu tempo. Não esqueça de separar também um período do dia para realizar as tarefas de casa, como lavar e passar.

Por fim, para manter a saúde mental mesmo nos períodos de tensão e ansiedade, busque tirar alguns minutos para si mesmo. Sinta como está o seu corpo e busque momentos de meditação e relaxamento.

2. Aproveite para se preparar para sua cirurgia

Quem está se preparando para realizar uma cirurgia ou procedimento estético no futuro, pode aproveitar esse período de isolamento e o tempo livre para melhorar seus hábitos e tentar manter o peso.

Aproveite que você não precisa mais realizar refeições rápidas fora de casa e busque opções mais saudáveis de alimentos. Preste atenção no que você come e faça escolhas conscientes. Assim, você prepara melhor o seu corpo para uma futura cirurgia, adquire mais imunidade e garante uma melhor cicatrização após os procedimentos.

Nos casos que o paciente planeja realizar uma abdominoplastia, é fundamental manter-se dentro do peso para fazer o procedimento, por isso, procure ter uma dieta balanceada.

3. Mantenha uma rotina de exercícios

Para quem quer iniciar uma rotina de exercícios físicos nessa quarentena, mas não sabe por onde começar, a dica é apostar na internet. Por meio do Instagram e do YouTube, você pode encontrar, facilmente e de graça, diversos planejamentos de exercícios que podem ser realizados em pequenos espaços.

Explore as diversas modalidades e busque aulas diferentes, como alongamento, funcional e zumba, para encontrar o estilo que mais combina com você. Não se esqueça de pesquisar um pouco sobre o profissional que ministra as aulas e busque por professores qualificados.

Para conseguir o estímulo necessário e manter uma rotina regrada, é importante fazer com que o horário dos exercícios se torne um compromisso. Para isso, anote na agenda ou coloque recadinhos na porta da geladeira até criar o hábito.

4. Foque em uma boa alimentação

Mesmo quem não planeja realizar procedimentos estéticos tão cedo deve se preocupar com uma alimentação saudável, afinal, você não quer ficar doente e precisar ir para o hospital lotado, não é mesmo?

Se você não sabe cozinhar, não tem desculpas. Pesquisando em sites e vídeos na internet você pode encontrar diversas informações sobre como preparar os pratos, quais são os melhores alimentos para o organismo e como fazer boas combinações. Também pode aprender dicas para um máximo aproveitamento dos alimentos.

Monte um planejamento para a alimentação da semana e tire um dia para cozinhar todos os pratos e congelar, assim, você otimiza tempo e não precisa pensar no que comer todos os dias.

Na hora das compras, determine somente uma pessoa da casa para ir até o supermercado e a feira, não se esqueça de tomar cuidados para evitar a contaminação e higienizar todos os produtos com álcool 70% ou detergente ao chegar em casa. Para os lanches da tarde, opte por frutas e tente fugir dos snacks, carboidratos, farinhas brancas, alimentos açucarados e álcool.

5. Fuja das vibrações negativas

Além de criar uma rotina regrada, é importante evitar alguns sentimentos e hábitos que podem ser prejudiciais nesse momento de isolamento. O primeiro é evitar a exposição a aglomerações, tenha em mente que você não sabe onde essas pessoas estiveram ou com quem tiveram contato, por isso, é importante se resguardar para evitar a contaminação pelo vírus.

Além disso, é fundamental que você evite pensamentos e vibrações negativas que possam te deixar deprimido. Isso porque a negatividade e a depressão afetam diretamente o estado imunológico, propiciando o desenvolvimento de doenças. Busque realizar atividades que te deixam para cima, escutar e conversar com pessoas positivas e ouvir músicas agitadas e alegres, transformando sua casa em um ambiente agradável.

Além disso, evite o bombardeio de notícias negativas e não deixe a televisão ligada no noticiário o dia todo. Tente, também, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro e não crie o hábito de assaltar a geladeira.

6. Tenha paciência

Para quem planeja realizar cirurgias e procedimentos estéticos, a ordem é que se tenha paciência. As clínicas já realizam cirurgias de pequeno porte, com tempo cirúrgico curto e anestesia local e sedação, que não influenciam na imunidade do paciente.

Esse tipo de procedimento é realizado apenas em pacientes que não apresentem sinais de doenças e com orientação rígida quanto às visitas, alimentação e saídas no pós-operatório.

No entanto, ainda não existe uma resposta sobre quando a retomada total dos procedimentos poderá acontecer. Espera-se que o isolamento se encerre quanto antes, contudo, por tratar-se de uma infecção viral, acredita-se que ainda levará um tempo até que tudo volte à normalidade, por isso, é necessário entender o período que vivemos e segurar a ansiedade.

Seguindo as dicas da Luciana Pepino para quarentena e criando uma rotina estruturada, você conseguirá realizar suas atividades com calma e otimizar seu tempo. Coloque um limite no uso do celular e das redes sociais e tente manter seus pensamentos positivos para passar por esse período com mais tranquilidade.

Está ansioso para realizar suas cirurgias plásticas. A Dra. Luciana Pepino pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto para que você consiga realizar seu sonho assim que o isolamento acabar. Entre em contato conosco.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).