11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Dicas para manter o equilíbrio do corpo e da mente

Mulher praticando meditação

Os cuidados com o corpo e a mente são essenciais para melhorar a saúde e qualidade de vida

Viver melhor. Esse é o desafio para milhares de pessoas que tentam diariamente adotar hábitos mais saudáveis para promover o equilíbrio corporal e emocional.

Para quem tem uma rotina agitada e está sempre ocupado, incluir atividades físicas ou até mesmo um hobby no dia a dia parece impossível. Principalmente para quem precisa dar conta de trabalho, filhos e outros afazeres.

Mas, para aliviar o estresse causado pela vida profissional e muitas vezes pessoal, é preciso promover uma mudança no comportamento e investir energia naquilo que realmente nos faz bem.

Abandonar velhos hábitos, nocivos para nossa saúde e bem estar, é o primeiro passo para ter uma vida mais equilibrada em diversos aspectos. Confira nossas dicas!

Alimentação saudável

A alimentação saudável é a primeira – e talvez a mais difícil – mudança a ser adotada no dia a dia. Nesse aspecto, encaixa-se perfeitamente a frase que nós somos o que comemos.

A qualidade dos alimentos consumidos diariamente influenciam diretamente na nossa saúde e portanto, deve ser revista o quanto antes.

No entanto, para não sofrer, no início é possível incluir os alimentos saudáveis gradativamente na dieta, substituindo aqueles que não fazem bem para o seu corpo.

Ao optar por uma alimentação saudável, retirando alimentos industrializados, fast foods, comidas processadas, têm-se uma série de benefícios. Troque-os por frutas, legumes, saladas e verduras e outras opções e você poderá sentir uma melhora significativa na pele, cabelos e até mesmo no funcionamento do intestino.

Técnicas de meditação

É comum associarmos a meditação com pessoas calmas, tranquilas e serenas, e embora essas associações estejam corretas, há muitos benefícios atrelados a prática da meditação do que imaginamos.

A técnica consiste em controlar a respiração e esvaziar a mente dos problemas, elevando a busca pela sabedoria e conhecimento interior.

Comprovado cientificamente, quem medita consegue controlar melhor a ansiedade, combater o estresse, insônia e inclusive doenças como a depressão, além de fortalecer seus sistema imunológico.

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é vital para o funcionamento do seu organismo para aguentar todas as atividades do dia a dia e a privação dele pode acarretar em consequências como irritação, cansaço, dores de cabeça e até ansiedade.

Para adultos normais, o ideal é dormir de 7 a 9 horas por dia e é possível adotar algumas práticas para que esse momento de relaxamento seja cumprido:

  • Não consuma alimentos pesados durante a noite. O recomendado é suspender a alimentação pelo menos 2 horas antes de deitar;
  • Desligue os aparelhos eletrônicos ao menos 1 hora antes de ir para cama;
  • Reduza as luzes do ambiente para que seu cérebro entenda que aquela hora é de descanso;
  • Caso tenha problemas para dormir, tome um banho quente e faça chás calmantes como o de camomila ou suco de maracujá sem açúcar.
Pessoa meditando para equilíbrio corporal

Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas também é outro importante aliado para o equilíbrio corporal e emocional.

Para quem não tem tempo de ir até uma academia ou dedicar muitas horas do dia para isso, uma boa opção é realizar pequenos exercícios durante o dia, que podem ser feitos em poucos minutos, sendo fácil encaixar na rotina.

Além de fazer muito bem para a saúde, os benefícios de praticar atividades físicas são inúmeros: melhora na autoestima e na respiração, diminuição da ansiedade, fortalecimento muscular, entre outros.

Faça o que te deixa bem: cuide do seu corpo e da mente

Aliar todas essas práticas é importante para manter o equilíbrio e levar uma vida mais saudável. No entanto, o autocuidado também pode ser um grande estimulante para todos esses benefícios.

Invista tempo em fazer aquilo que você gosta: seja cuidar do corpo com atividades físicas ou realizar procedimentos estéticos como o botox, o essencial é sentir-se bem consigo mesmo para viver mais e feliz!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).