Reconhecer a importância da alimentação saudável é primeiro passo para uma reeducação e mais saúde no longo prazo
A importância da alimentação saudável é reforçada por profissionais da saúde de diferentes áreas, afinal, é por meio do que ingerimos que mantemos o controle do colesterol, do peso, da saúde cardíaca e também da estética.
Assim, muitas pacientes recorrem a cirurgias plásticas visando combater o sobrepeso, o acúmulo de gordura localizada ou mesmo o excesso de flacidez, e acabam diminuindo a importância da alimentação nesse processo.
Sentir-se bem e feliz com o próprio corpo é o objetivo principal de qualquer cirurgia plástica e esses resultados podem ser ainda mais satisfatórios se a dieta for adequada. Saiba mais a seguir!
Ainda que as cirurgias plásticas não sejam indicadas como solução para emagrecer em si, resultado que pode ser alcançado por meio de uma cirurgia bariátrica, existem diversas técnicas que ajudam a melhorar a estética, como a abdominoplastia, lipoaspiração e lipoescultura.
Em geral, essas cirurgias plásticas são recomendadas para pacientes que desejam melhorar a aparência, mas não alcançam resultados suficientes apenas com a alimentação e a prática de exercícios físicos.
No entanto, mesmo que não garantam a totalidade dos resultados desejados, essas práticas devem ser mantidas após a cirurgia plástica para preservação dos resultados.
A importância da alimentação saudável no pós-operatório é muito valorizada por pacientes, no entanto, menos considerada na hora de preservar os resultados no longo prazo, o que pode levar ao ganho de peso e nova insatisfação estética.
Portanto, após a realização de uma cirurgia plástica o indicado é que a paciente não apenas faça uma dieta, mas sim passe por uma reeducação alimentar, inserindo novos hábitos alimentares de forma permanente na sua vida.
No longo prazo, a reeducação alimentar está associada não apenas a manutenção do peso desejado como também a preservação da saúde da paciente, com melhora da imunidade, controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão e, inclusive, mais saúde e disposição física e emocional.
Pensando na importância da alimentação saudável separamos a seguir alguns nutrientes que devem ser inseridos no seu cardápio para contribuir na saúde e na estética. Confira!
A vitamina E é um antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo desgaste celular. Dessa forma, alimentos ricos em vitamina E, como as oleaginosas, melhoram a renovação das células e reduzem os efeitos do envelhecimento cutâneo.
A valina é um aminoácido que estimula a regeneração dos tecidos, no entanto, ela não é produzida pelo organismo, precisando ser ingerida por meio dos alimentos.
Entre as opções ricas em valina destacam-se as leguminosas, cogumelos e proteínas de origem animal.
A importância do ferro na alimentação é mais conhecida e sua deficiência preocupante, podendo levar a quadros de anemia e desnutrição.
Ele é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue, permitindo que eles cheguem aos tecidos. O consumo de ferro é possível por meio de legumes, folhas verde-escuras e carne vermelha.
A vitamina C é muito conhecida das pessoas preocupadas com o envelhecimento da pele, inclusive com opções disponíveis na composição de hidratantes faciais.
No entanto, a vitamina C também deve ser ingerida por meio dos alimentos, ajudando na produção de colágeno, o que melhora a capacidade de cicatrização dos tecidos, além do efeito antioxidante, combatendo os radicais livres.
Esse nutriente pode ser consumido em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e outras.
As proteínas ajudam na formação dos tecidos e devem estar presentes na alimentação para evitar quadros de anemia. Elas estão presentes em leguminosas, cogumelos, leite e derivados, ovos e carnes.
A vitamina A contribui nos processos anti-inflamatórios do organismo, melhorando a cicatrização e no sistema imunológico.
Por tais razões é importante adicionar na alimentação opções como beterraba, tomate, manga, cenoura e demais alimentos de tons vermelhos ou laranjas.
As fibras são essenciais na circulação sanguínea e também no funcionamento adequado do intestino, evitando a constipação e inchaço que podem causar insatisfações estéticas e, até mesmo, no humor.
Uma alimentação rica em fibra é possível com a ingestão de verduras, legumes e frutas e também em cereais e pães integrais.
Nem todas as gorduras são inimigas da sua saúde, pelo contrário, a ingestão de gorduras saudáveis é fundamental para que o organismo combata processos inflamatórios.
Entre as opções ricas em gorduras saudáveis estão as oleaginosas, sementes como chia, peixes ricos em ômega 3 e gorduras vegetais, como o azeite.
Os probióticos são microorganismos que contribuem na eliminação de toxinas e equilíbrio da flora intestinal, portanto, ajudam na regulação do intestino quando o consumo é adequado.
Eles estão presentes em leites e derivados, mas esses alimentos devem ser evitados no pós-operatório imediato, voltando posteriormente ao cronograma alimentar.
Resumidamente, podemos afirmar que uma alimentação saudável é aquela que prioriza as opções naturais, especialmente leguminosas, verduras e frutas, mas também carnes magras, cereais integrais e oleaginosas.
Além de compreender a importância da alimentação saudável também é relevante saber o que se deve reduzir para manter a saúde do organismo.
Os alimentos mais prejudiciais são aqueles mais processados e industrializados, como enlatados, condimentados e embutidos.
O excesso de açúcar também deve ser evitado, assim como o consumo de carnes gordas, como de porco ou os cortes mais gordurosos da carne vermelha.
Sabendo da importância de se alimentar bem é possível organizar uma dieta que valorize bons alimentos sem excluir totalmente aqueles que você gosta, mas sabe que não são benéficos ao corpo.
Assim como a cirurgia plástica, o objetivo de uma alimentação saudável é promover o bem-estar, satisfação pessoal e autoestima, portanto, busque o equilíbrio em todas essas práticas.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Dra. Luciana L. Pepino.
Diretora Técnica Médica
CRM-SP: 106.491
RQE: 25827
Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery
Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon
Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP
Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG
Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.