Conheça as melhores técnicas para combater a flacidez facial

Mulher meia idade sorrindo

Procedimentos de rejuvenescimento facial ajudam na redução da flacidez e perda de volume da face!

A flacidez facial é um processo natural que ocorre devido à perda das fibras de colágeno que são responsáveis pela sustentação da pele. A produção de colágeno tende a diminuir após os 25 anos, exigindo a adoção de cuidados de rejuvenescimento facial.

Após essa idade, tanto a quantidade quanto a qualidade do colágeno produzido no organismo são reduzidas, resultando em uma pele flácida. Apesar disso, muitos tratamentos e cuidados são recomendados para minimizar esses efeitos.

A seguir conheça opções de cuidados para evitar ou reduzir a flacidez, mas também indicações de tratamentos estéticos para rejuvenescimento facial.

Como cuidar da pele e diminuir a flacidez facial?

A prevenção da flacidez facial é possível com a adoção de cuidados precocemente que ajudem a manter a pele mais jovial, ainda que não possa combater totalmente os efeitos do envelhecimento. Conheça os principais deles a seguir!

Alimentação

A alimentação é sempre um aspecto fundamental na aparência e ela também tem relação com a flacidez da face e opções de rejuvenescimento. Deve-se manter o consumo de alimentos ricos em aminoácidos, colágeno e antioxidantes, como:

  • carnes;
  • ovos;
  • leite;
  • grãos;
  • frutas cítricas, como kiwi, laranja e tangerina;
  • frutas vermelhas, como amora e morango;
  • verduras, como couve, cenoura, beterraba e tomate;
  • sementes, como chia e de linhaça.

Além disso, o colágeno pode ser ingerido como suplemento por meio de cápsulas, sendo recomendado por uma indicação médica.

A alimentação balanceada deve ser somada ao consumo adequado de água, mantendo o corpo hidratado o que ajuda na melhora da circulação, eliminação de toxinas e redução do inchaço.

Ginástica facial

A ginástica é uma opção de rejuvenescimento facial, pois ajuda no combate às rugas, linhas de expressão e flacidez. A prática ainda permite manter as pálpebras elevadas e o formato da sobrancelha.

Os exercícios na face devem ser realizados em frente ao espelho, sendo indicado o uso das mãos. É indicado que os movimentos sejam recomendados por um especialista, visando combater os principais fatores que te incomodam.

Cremes faciais

Uma rotina de cuidados com cremes anti-idade também é indicada para combater o envelhecimento e flacidez facial. Recomenda-se optar por produtos à base de ácido hialurônico, DMAE, colágeno, resveratrol, vitamina C e vitamina E.

Eles têm efeito antioxidante e reafirmante uma vez que estimulam a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela firmeza e sustentação da pele.

Tratamentos estéticos para rejuvenescimento facial

Além dos cuidados rotineiros com a pele que ajudam no rejuvenescimento facial e prevenção da flacidez, alguns casos podem ser tratados com procedimentos estéticos específicos que são mais eficazes, principalmente em quadros mais avançados.

Ácido hialurônico

As técnicas que utilizam ácido hialurônico têm como benefício que a substância é reabsorvida pelo organismo e é muito segura, pois o próprio organismo a produz. Destacam-se dois procedimentos com a substância:

  • 8 point lifting: nesse tratamento, o ácido hialurônico é aplicado em oito pontos estratégicos da face permitindo melhora do volume, do contorno facial e também da flacidez;
  • MD Codes: essa técnica é mais personalizada, de forma que a aplicação do ácido hialurônico é realizada com base em um estudo prévio da paciente para determinar as regiões que mais precisam de sustentação e volume.

Como resultado, a paciente tem uma face com melhor sustentação, reduzindo a flacidez e aparência de perda de volume que contribuem para uma aparência mais envelhecida.

Sculptra

O Sculptra é um tratamento de rejuvenescimento facial que consiste no preenchimento com ácido poli-L-láctico (PLLA), uma substância de origem não-animal que estimula a atividade dos fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno.

Esse tratamento é recomendado para casos mais avançados de flacidez facial e perda de volume, sendo que os resultados permanecem por cerca de dois anos até que a substância seja eliminada do organismo.

Mulher ruiva de óculos e sorrindo

Radiofrequência

A radiofrequência consiste em uma técnica não invasiva e indolor que visa combater a flacidez facial, mas pode ser usada também no pescoço e outras partes do corpo.

O procedimento é realizado com uma ponteira que emite correntes de alta frequência, promovendo um aquecimento da pele até 41 graus.

Quando o calor chega às camadas mais profundas da pele, a derme, ele estimula a contração das fibras de colágeno, proporcionando um efeito de lifting e oferecendo uma melhor sustentação à região do tratamento, que se torna mais firme e tonificada.

Lifting facial

Uma opção recomendada para casos mais graves de flacidez facial, sendo considerado um tratamento mais eficaz de rejuvenescimento facial, é o lifting, cirurgia plástica que visa corrigir as imperfeições e insatisfações com a face.

No lifting facial o cirurgião plástico realiza incisões na linha do couro cabeludo com o objetivo de conseguir retirar o excesso de pele e gordura presentes na face, reposicionando as estruturas e esticando a pele.

O efeito obtido é natural, sendo que o procedimento permite atingir regiões específicas da face, como o terço superior ou médio, ou toda a face, de acordo com a insatisfação da paciente.

Portanto, o tratamento de rejuvenescimento facial mais adequado depende da gravidade do caso e desejos da paciente. No caso de optar por procedimentos estéticos é essencial agendar a consulta com um cirurgião plástico de confiança para avaliação.

Além disso, estes procedimentos também podem ser aliados a uma harmonização facial, a fim de trazer mais harmonia e beleza para o seu rosto!

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SANDRA ELIZABETH RIVERO DE LIVONI disse:

    Gostaria de saber o valor do lifting facial .
    Fico no aguardo

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Sandra! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!