11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Conheça as melhores técnicas para combater a flacidez facial

flacidez facial

A produção de colágeno e de ácido hialurônico tendem a diminuir após os 25 anos, exigindo a adoção de cuidados de rejuvenescimento facial.

Após essa idade, tanto a quantidade quanto a qualidade do colágeno produzido no organismo são reduzidas, resultando em uma pele mais flácida e com menos viço. Apesar disso, muitos tratamentos e cuidados são recomendados para minimizar esses efeitos da passagem do tempo.

Você quer ficar sempre jovem e bonita? Conheça a seguir opções de cuidados para evitar ou reduzir a flacidez, mas também indicações de tratamentos estéticos para rejuvenescimento facial.

Como cuidar da pele e diminuir a flacidez facial?

A prevenção da flacidez facial é feita com a adoção de cuidados com a pele que sejam adotados o mais cedo possível, de modo que eles possam ajudar a manter a pele mais jovial, ainda que não dê para combater totalmente os efeitos do envelhecimento. Os procedimentos de rejuvenescimento ajudam na redução da flacidez facial e ainda na perda de volume dessa região do rosto. Conheça os principais deles a seguir!

Alimentação

A alimentação é sempre um aspecto fundamental na aparência e, acredite, ela também tem relação com a flacidez da face e as mais variadas possibilidades de rejuvenescimento. Logo, é fundamental adotar hábitos alimentares que priorizem o consumo de comidas ricas em aminoácidos, colágeno e antioxidantes, como:

  • carne vermelha;
  • ovos;
  • laticínios;
  • sementes;
  • frutas ricas em vit. C como limão, acerola e tangerina;
  • frutas vermelhas como amora e morango;
  • verduras como brócolis, couve-de-bruxelas e tomate.

Suplementação

Além disso, é importante ressaltar que o colágeno pode ser ingerido como suplemento através de cápsulas, sendo que, nessa hipótese, é recomendado que as quantidades e a forma de consumo sejam feitas por uma indicação médica.

Ingestão de água

A alimentação balanceada deve ser somada ao consumo adequado de água, com o objetivo de hidratar o corpo, o que ajuda na melhora da circulação, eliminação de toxinas e redução do inchaço. Sabe aquela máxima de “hidratar de dentro para fora”? Pois, saiba que é exatamente isso que o consumo ideal de água faz pelo seu corpo e pela sua pele.

Proteção solar

O uso diário de proteção solar com FPS30 no mínimo, fortalece as defesas naturais da pele, combate o envelhecimento precoce de forma global e ainda evita manchas e outras complicações mais graves como o câncer de pele.

Além disso, o mercado oferece uma ampla variedade de filtros solares, muitos com antioxidantes e substâncias ativas no combate ao envelhecimento precoce da pele. Desse modo, o uso regular do filtro solar, além de proteger contra os danos causados pela exposição ao sol, pode ser um excelente aliado na luta contra os efeitos da passagem do tempo.

Ginástica facial

A ginástica é uma opção de rejuvenescimento facial, pois auxilia no combate às marcas, linhas de expressão e flacidez. A prática ainda permite manter as pálpebras elevadas e o formato da sobrancelha. Parece mágica, mas é a mais pura verdade!

Os exercícios na face precisam ser feitos em frente ao espelho, sendo indicado o uso das mãos e o uso de um creme facial próprio para sua pele, de modo a facilitar o deslizamento sobre o rosto. Para acertar nas manobras é indispensável que os movimentos sejam recomendados por um especialista, que saiba apontar quais são as melhores técnicas para combater os principais fatores que estão incomodando você.

Sendo assim, não adianta querer seguir protocolos indicados em revistas ou vídeos de tutoriais na Internet, já que como estamos ressaltando é vital que essas manobras sejam recomendadas por um profissional especializado e que sejam criadas especialmente para os problemas que você deseja combater, isto é, que sejam totalmente personalizadas.

Cremes faciais

Os hábitos de skincare devem contar com o uso frequente de cremes anti-idade, práticas que são imprescindíveis para combater o envelhecimento e a flacidez facial. Recomenda-se optar por produtos que tenham em sua composição substâncias firmadoras como DMAE e ácido hialurônico e compostos estimuladores da produção de colágeno como polifenóis extraídos da uva-tinta e as vitaminas C e E. Eles têm propriedades antioxidantes e contribuem para oferecer mais estrutura e suporte para a pele.

Aqui, mais uma vez, cabe ressaltar que somente um especialista estará plenamente habilitado para prescrever as substâncias indicadas para sua pele e suas necessidades, de modo que é muito importante buscar ajuda especializada e evitar a autoprescrição. Saiba que produtos dermatológicos usados de maneira indevida podem provocar alergias, irritações, manchas, fotossensibilização da pele e até mesmo acne.

Quais são os tratamentos estéticos para rejuvenescimento facial?

Além dos cuidados rotineiros com a pele, que ajudam no rejuvenescimento facial e prevenção da flacidez, alguns casos podem ser tratados com procedimentos estéticos específicos que são mais eficazes, principalmente em quadros mais avançados. Para esses casos mais severos, existem no mercado alguns tratamentos estéticos que têm apresentado excelentes resultados, veja a seguir.

Ácido hialurônico

As técnicas que utilizam ácido hialurônico têm como benefício que a substância é reabsorvida pelo organismo e é muito segura, já que ele mesmo a produz. Vale destacar dois procedimentos que utilizam a substância:

  • 8 point lifting: nesse tratamento, o ácido hialurônico é aplicado em oito pontos estratégicos da face permitindo uma melhora significativa do volume, do contorno facial e, consequentemente da flacidez;
  • MD Codes: essa técnica é mais personalizada, de forma que a aplicação do ácido hialurônico é realizada com base em um estudo prévio da paciente para determinar quais são as regiões que mais precisam de sustentação e volume.

Como resultado, a paciente tem uma face com melhor sustentação, o que proporciona a redução da flacidez e aparência de perda de volume que contribuem para um aspecto mais envelhecido e cansado.

Sculptra

Sculptra é um tratamento de rejuvenescimento facial que consiste no preenchimento com ácido poli-L-láctico (PLLA), uma substância de origem não-animal que estimula a atividade dos fibroblastos, elementos responsáveis pela produção de colágeno.

Esse tratamento é recomendado para casos mais avançados de flacidez facial e perda de volume, sendo que os resultados permanecem por cerca de dois anos até que a substância seja eliminada do organismo e surja a necessidade de realizar um novo procedimento.

Radiofrequência

A radiofrequência consiste em uma técnica não invasiva e indolor que visa combater a flacidez facial, mas que também pode ser usada no pescoço e outras partes do corpo. O procedimento é realizado por meio do uso de uma ponteira que emite correntes de alta frequência, promovendo um aquecimento da pele até 41 graus.

Quando o calor chega às camadas mais profundas da pele, a derme, ele estimula a contração das fibras de colágeno, proporcionando um efeito de lifting e oferecendo uma melhor sustentação à região do tratamento, que se torna mais firme e tonificada. Para que o tratamento seja completo e ofereça melhores resultados à paciente, são necessárias de 8 a 10 sessões com duração variável de 20 a 30 minutos e com intervalos entre elas de 20 a 30 dias.

Lifting facial

Essa é uma opção recomendada para os casos mais graves de flacidez facial, sendo considerado um tratamento mais eficaz de rejuvenescimento. Falamos do lifting, uma cirurgia plástica que visa corrigir as imperfeições e insatisfações com a face.

No lifting facial o cirurgião plástico realiza incisões na linha do couro cabeludo com o objetivo de conseguir retirar o excesso de pele e gordura presentes na face, reposicionando as estruturas e a esticando. O efeito obtido é natural, sendo que o procedimento permite atingir regiões bem específicas da face, como o terço superior ou médio, ou todo o rosto, de acordo com a insatisfação de cada paciente.

Além disso, estes procedimentos também podem ser feitos em conjunto com uma harmonização facial, de modo a trazer ainda mais harmonia e beleza para o seu rosto. De qualquer maneira, a indicação dos procedimentos mais adequados, a prescrição de cremes faciais e até mesmo a quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente, dependem de um profissional especializado.

Logo, está evidente que o tratamento de flacidez facial mais adequado vai depender não apenas da gravidade do caso, como também dos desejos de imagem da paciente. No caso de optar por procedimentos estéticos é essencial agendar a consulta com um cirurgião plástico de confiança para avaliação.

A Dra. Luciana Pepino é referência para quem quer um atendimento personalizado, seguro e eficaz. Entre em contato e agende sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SANDRA ELIZABETH RIVERO DE LIVONI disse:

    Gostaria de saber o valor do lifting facial .
    Fico no aguardo

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Sandra! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!