Sculptra ® – Tratamento para Flacidez Facial

sculptra

O que é o Sculptra ®?

Sculptra ® é uma substância de origem não animal composta de ácido poli-L-láctico.
É um produto que não prejudica o organismo e que é absorvido ao longo do tempo.

Como ele age?

Age estimulando a presença de células chamadas fibroblastos, responsáveis pela produção do colágeno na pele.

Para que serve?

Serve como tratamento e prevenção da flacidez, e melhoria do contorno facial, já que promove um aumento da tensão da pele. Com isso os sulcos, rugas e marcas de expressão serão atenuados.

Como é o tratamento? Como é aplicado o produto?

O tratamento é feito através de injeções do produto em camadas profundas da pele. São programadas de 2 a 4 sessões, no intervalo de 30 a 60 dias.

A aplicação dói?

Usamos um creme anestésico na pele, para evitar a dor no momento da aplicação.

Para quem é indicado?

Homens e mulheres que já vem apresentando algum grau de flacidez de pele.
Pessoas que apresentam perda de volume da face (emagrecimento importante ou mesmo corredores e atletas)

Quando já se pode ver o resultado?

Após 2 meses da segunda aplicação já se percebe o resultado. Quando se faz a primeira aplicação haverá um pequeno inchaço causando um lifting que é interpretado como uma bom efeito pela paciente, mas é transitório. Após a absorção deste edema a face volta ao que era antes. Somente depois de 2 meses da segunda aplicação, já dado o tempo de estímulo e da produção do colágeno, já se pode perceber os efeitos do tratamento.

Quais são as melhores indicações?

Pacientes que ainda não tiveram sua produção de colágeno comprometida, como idade muito avançada e doença do colágeno.

Quanto tempo dura?

O tempo vai variar a cada paciente, mas o tempo médio de duração é 2 anos. Isso pode se estender de acordo com os tratamentos já realizados pelo paciente no intuito de manter o aspecto jovial da face (bons hábitos, boa alimentação e tratamentos estéticos complementares)

Quais são os efeitos adversos?

Os efeitos adversos como pápulas e nodulações na pele são raros. Orientamos a massagem na área aplicada nos primeiros 7 dias para se evitar estas nodulações.

Como funciona o SculptraUsando este produto substitui os preenchimentos e o Botox®?

Não. O Sculptra ® não é um preenchedor e nem paralisa músculos como o Botox®. Ele irá ajudar na melhoria da firmeza da pele. Isso obviamente irá melhorar rugas e sulcos, mas após a finalização do tratamento ainda poderemos indicar preenchimentos nos sulcos mais profundos ou Botox® nas rugas de expressão, para um resultado mais global.

Posso realizar outros tratamentos estéticos durante o tratamento com o Sculptra ®?

Pode sim. Tratamentos que visam melhorar a pele serão também bem vindos para um melhor resultado geral, como Laser CO2, peelings, preenchimentos e Botox®.

Preciso me afastar do trabalho?

Não. Poderá retornar ao trabalho logo após a aplicação.

Ficarei com marcas na pele após a aplicação?

Podem existir manchas roxas nos locais de aplicação, por ruptura de pequenos vasos ou áreas avermelhadas que sumirão em poucos dias.
Um edema discreto também pode ocorrer, sem distorções da face.

Posso tomar sol?

Se houverem manchas arroxeadas ou avermelhadas deve-se evitar sol até que elas sumam.

Depois de uma vez aplicado devo aplicar sempre?

Não. Mas se gostar do resultado poderá fazer manutenções quando necessário (nesses casos nem sempre são necessárias 4 sessões)

Quais são as contra indicações?

  • Preenchimentos definitivos na face.
  • Espinhas os processos infecciosos no local da aplicação
  • Gravidez e lactação
  • Doenças do colágeno (doenças genéticas)

Quais são as recomendações pós aplicação?

Orientamos a massagem nas áreas aplicadas 2 vezes ao dia com o hidratante facial de costume, principalmente nos primeiros 7 dias da aplicação.
Como a melhoria é gradual os retornos serão marcados a cada 30 ou 60 dias.

Como o Sculptra® atua no estímulo ao colágeno?

O Sculptra® é um bioestimulador composto de ácido poli-L-láctico com características biocompatíveis e biodegradáveis. 

Ele é aplicado na derme profunda, no tecido subcutâneo e região supraperiostal. O estímulo à produção de colágeno ocorre, pois ele induz uma resposta inflamatória que atrai macrófagos, monócitos e fibroblastos.

Desse processo resulta a formação de uma cápsula de colágeno em torno de cada molécula. Com o tempo, as moléculas de Sculptra® são absorvidas e ocorre a decomposição do colágeno produzido, aumentando a espessura da derme.

Como resultado desse estímulo obtêm-se resultados como a melhora da flacidez cutânea, correção do volume de áreas deprimidas, como sulcos, rugas, cicatrizes e melhor definição do contorno facial.

Para que serve o Sculptra®, então? Para aumentar, progressivamente, a firmeza e volume da região tratando e combatendo a flacidez com o estímulo do colágeno produzido pelo próprio organismo, tornando o resultado mais natural.

Quais as causas da flacidez facial?

Uma vez que o Sculptra® serve para tratar a flacidez, principalmente a facial, é preciso que o paciente que se submete à técnica conheça as causas para o aumento da flacidez na face, podendo combatê-las e obter melhores resultados com os tratamentos.

A queda na produção de colágeno, que pode resultar em uma pele excessivamente flácida, pode ser motivada por:

  • tabagismo;
  • desidratação;
  • estresse;
  • alimentação deficiente;
  • exposição solar excessiva;
  • insônia.

Assim, uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais e bons hábitos diários podem ajudar a manter a pele firme por mais tempo.

A reposição de colágeno por meio da suplementação também é uma opção a ser considerada, no entanto, a recomendação médica especializada é fundamental.

Em quais regiões posso aplicar o Sculptra®?

Apesar do Sculptra® ser conhecido como uma tratamento para flacidez no rosto, esse não é o único local no corpo no qual podem ser realizadas aplicações da substância.

O tratamento também pode ser eficaz em caso de flacidez em outras regiões como: braços, abdômen, coxas e glúteos.

Quais os benefícios do tratamento?

O Sculptra® apresenta diferentes benefícios de acordo com a região do corpo no qual é aplicado. Conheça as principais vantagens da aplicação em cada área:

  • na face a substância age estimulando a produção de colágeno, o que resulta no aumento da espessura da pele e suavização das linhas de expressão e marcas, como os pés de galinha que se formam nas laterais dos olhos;
  • na aplicação nos braços, o Sculptra® reduz o enrugamento e a flacidez da pele na região melhorando a estética e bem-estar do paciente;
  • na região abdominal, é possível obter uma pele mais firme, principalmente depois de fatores que podem aumentar a flacidez, como uma gestação;
  • nas coxas o objetivo também é a redução da flacidez na parte interna;
  • na região dos glúteos, o tratamento melhora a flacidez, mas também age melhorando o volume e corrigindo desníveis que estejam presentes.

Portanto, o uso do Sculptra® é recomendado não apenas como tratamento para flacidez no rosto, mas apresenta uma função semelhante em diferentes áreas do corpo.

Como é feita a aplicação?

A aplicação do Sculptra® pode ser feita em consultórios e clínicas, utilizando anestesia tópica. Em casos de pacientes muito sensíveis à dor, o cirurgião plástico por utilizar uma anestesia local.

Para o tratamento, o ácido polilático é diluído e aplicado na camada subcutânea da pele utilizando injeções com cânulas finas. É essencial que o especialista tenha conhecimento da técnica, pois a aplicação na camada mais superficial da pele pode causar nódulos e desníveis. 

Durante uma mesma sessão, o cirurgião plástico pode realizar a aplicação da substância em diferentes regiões da face, promovendo um resultado mais consistente e uniforme, atendendo os desejos do paciente.

O que esperar do tratamento?

Os resultados do Sculptra® podem durar até dois anos, mas os efeitos serão percebidos depois de algumas aplicações, visto que o processo de estímulo do colágeno pelo próprio corpo é mais lento.

Além disso, a maior firmeza na pele é resultado da deposição de colágeno pelos fibroblastos ocasionando o aumento da espessura dérmica. Portanto, para que esse ciclo se realize é preciso que o paciente aguarde aproximadamente dois meses após a segunda aplicação.

Existem efeitos colaterais?

Devido às características biocompatíveis do ácido polilático raramente a substância é rejeitada pelo organismo. Apesar disso, algumas pessoas podem ser alérgicas ao produto, não devendo ser submetidas ao tratamento.

Outro aspecto relevante é que a região do tratamento pode ficar dolorida, com manchas arroxeadas ou um leve inchaço. Essa reação é normal e deve desaparecer nos dias seguintes à aplicação.

Antes de se submeter a um tratamento para flacidez no rosto é fundamental compreender o que é Sculptra® e para que serve o ácido polilático.

Após esses esclarecimentos a recomendação é procurar um cirurgião plástico de confiança para verificar se o Sculptra® é o tratamento mais adequado ao seu caso. Tire suas dúvidas aqui ou agende uma consulta!

 

Quanto Custa o procedimento de Sculptra ® – Tratamento para Flacidez Facial?
Confira quanto custa Sculptra ® – Tratamento para Flacidez Facial na Clínica da Dra. Luciana Pepino, entre outras Cirurgias Plásticas e Tratamentos Estéticos.
Dúvidas?
Fale diretamente com a Dra. Luciana sobre Cirurgia de Sculptra ® – Tratamento para Flacidez Facial.
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp