Flacidez facial: conheça o Sculptra

Flacidez Facial

O Sculpta é um procedimento ideal para quem busca prevenir e tratar a flacidez facial, melhorar os contornos do rosto e suavizar as marcas de expressão

Você já ouviu falar no Sculptra? Este é o nome de um procedimento estético utilizado para promover o rejuvenescimento da face. O tratamento consiste na aplicação da substância ácido poli-L-láctico, que estimula a reestruturação da pele e combate a flacidez facial.

O ácido poli-L-láctico é mais conhecido simplesmente por ácido polilático. Ele se trata de uma substância de origem sintética que não causa danos ao nosso organismo, sendo absorvido com o passar do tempo.

Quando é aplicado no paciente, o ácido polilático estimula o funcionamento dos fibroblastos, as células que produzem o colágeno, substância responsável por dar firmeza e sustentação à pele. Como resultado, o Sculptra melhora os contornos faciais e trata a flacidez.

Quem pode se beneficiar do Sculptra

Esse procedimento estético é indicado para pacientes que desejam prevenir e tratar a flacidez do rosto. Não existe uma idade mínima recomendada para a aplicação do Sculptra, mas a idade média dos pacientes que buscam esse tratamento varia entre 35 e 40 anos.

O Sculpra pode ser feito por homens e mulheres que já tenham algum grau de flacidez facial. Outra indicação é para pacientes que perceberam uma perda no volume do rosto, que pode ter sido causada por um emagrecimento.

Essa perda de volume também é comum em atletas e praticantes da corrida. Com a movimentação dos exercícios, há uma flacidez maior dos tecidos cutâneos e algumas vezes os ossos da face acabam ficando muito proeminentes.

Um dos principais efeitos do ácido politático é criar uma tensão na pele, de forma que as rugas, linhas de expressão e sulcos sejam suavizados. O resultado desse efeito é uma pele com aparência mais jovem, apresentando menos sinais da passagem do tempo.

Apesar disso, se o objetivo do paciente for somente tratar as rugas, a melhor opção ainda será o Botox para as rugas dinâmicas (como os pés de galinha) ou o preenchimento, para o caso de sulcos como o bigode chinês.

Pacientes que precisem de tratamento exclusivamente na área dos olhos, lábio e orelhas não devem recorrer ao Sculptra, pois o ácido polilático é contraindicado nessas regiões. Se esse for o seu caso, saiba que existem muitas outras opções de procedimento.

Como é feita uma sessão de Sculptra

A sessão do Sculptra começa com a aplicação de um anestésico tópico com o objetivo de evitar que o paciente sinta dores ou desconforto. Em seguida, o médico vai utilizar agulhas muito finas para injetar o ácido polilático na camada mais profunda da pele.

O local de aplicação da substância é a camada subcutânea, também chamada de hipoderme, que fica abaixo da derme. Esse cuidado é necessário para evitar a formação de nódulos ou irregularidades na superfície da pele.

Em média, é necessário realizar de 2 a 4 sessões do procedimento, com um intervalo de 30 a 60 dias entre cada uma.

Cuidados depois de uma sessão de Sculptra

Cuidados sculptra

Por ser um procedimento relativamente simples, o paciente pode retomar suas atividades logo depois de uma sessão, inclusive podendo retornar ao trabalho, pois não há prejuízo para as funções do dia a dia.

Porém, podem surgir algumas áreas de vermelhidão e manchas arroxeadas no local onde foram feitas as aplicações. Esse é um efeito causado pelo rompimento dos vasinhos da região, e ele deve sumir em alguns dias.

Alguns pacientes também podem apresentar um leve inchaço no rosto, sem que haja distorção de suas feições. Os pacientes não devem se expor ao sol enquanto apresentarem vermelhidão, manchas rochas ou edema.

Durante as primeiras semanas depois da sessão, recomenda-se fazer uma massagem leve duas vezes por dia na região onde aconteceram as aplicações. O paciente pode usar seu hidratante facial de costume para massagear o rosto.

Quais são os resultados do Sculptra?

O leve inchaço que pode surgir logo depois da primeira aplicação dá a impressão de um lifting no rosto, mas esse efeito não é real. Embora muitos pacientes considerem isso como algo positivo, esse “lifting” é apenas temporário. Ele vai sumir quando o edema for reabsorvido.

Assim, depois desse “lifting” que na verdade é apenas inchaço, os verdadeiros resultados começam a aparecer cerca de dois meses depois da segunda sessão do Sculptra.

Esse é o intervalo necessário para que os fibroblastos sejam estimulados e aumentem sua produção de colágeno, que confere mais firmeza à pele.

Os resultados desse procedimento são bastante satisfatórios para a maior parte dos pacientes. Contudo, como o ácido polilático é absorvido pelo nosso corpo, os efeitos do Sculptra são temporários.

O tempo de duração varia conforme as características da pele de cada paciente, mas em geral é necessário fazer uma nova aplicação mais ou menos dois anos depois.

Dependendo dos hábitos de alimentação, uso de tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol e realização de outros procedimentos estéticos, os resultados do Sculptra podem ser mais duradouros.

Contraindicações para o Sculptra

O Sculptra é um procedimento bastante seguro, mas, como qualquer outro procedimento estético, ele apresenta algumas contraindicações.

Esse tratamento não deve ser feito por mulheres gestantes ou lactantes, pacientes que tenham feito preenchimento definitivo na face, que apresentem espinhas ou processos infecciosos no local de aplicação e que tenham doenças relacionadas ao colágeno.

As dúvidas sempre devem ser esclarecidas em uma clínica de cirurgia plástica ou com um dermatologista na avaliação presencial. Somente esses profissionais podem indicar os melhores tratamentos para o seu grau de flacidez facial.

CTA Ainda tem duvidas

Deixe aqui seu comentário

*

  1. MARIA APARECIDA SILVA BRITO disse:

    Bom dia, gostaria de saber se posso fazer,esse procedimento,já tenho 52anos, e aos 43 anos fiz retirada dos ovário por esse motivo,não tenho produção de hormônios e o colagio também acabou fiquei com pele flácida ,gostaria de ver qual valor fica paraum tratamento facial de rejuvenescimento,por favor

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Maria! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!