Menu

Saiba Tudo Sobre A Simastia De Prótese Mamária

A simastia é um dos riscos do implante de próteses de silicone. Apesar de também poder ser congênita, seu surgimento em pacientes pode ser evitado com algumas medidas preventivas

Muitas mulheres sonham em fazer a cirurgia de implante de prótese de silicone, também conhecida como mamoplastia de aumento.

O desejo é colocar próteses grandes e, mesmo quando o cirurgião recomenda utilizar próteses menores, as pacientes ainda preferem as que deixarão os seios mais avantajados. Porém, isso pode trazer problemas.

Simastia: causas da confluência medial das mamas

A simastia é uma confluência medial das mamas, que forma uma ponte de tecido na linha média que une os seios, dando a impressão de que eles estão colados. Ela pode ser congênita, particularmente em caso de mamas hipertróficas. Muitas vezes, entretanto, a simastia não incomoda a mulher ou mesmo passa despercebida.

No entanto, a simastia pode surgir em mulheres que passaram pela cirurgia de implante de silicone. As causas mais comuns são:

1) Falta de habilidade do cirurgião: pode resultar no descolamento excessivo na região do externo na hora de confeccionar o local que acomodará a prótese;

2) Complicações no pós-operatório: inchaço ou acúmulo de líquidos;

3) Próteses muito grandes: em relação ao tórax da paciente.

Quando isso acontece, as próteses se deslocam para o centro do tórax, dando o aspecto de seios unidos que são característicos da simastia. Ela também pode ocorrer por causa de algum traumatismo que empurre as próteses para o centro do tórax, mas isso só ocorreria, por exemplo, em um acidente.

Existem maneiras de evitar a simastia e também tratamentos que podem ajudar as pacientes que sofrem com esse problema. Aproveite e confira as tendências da cirurgia plástica em 2018.

A importância das escolhas

A simastia pós-cirúrgica pode ser evitada mesmo antes da cirurgia – porque o primeiro passo para evita-la é escolher um bom cirurgião. Como ela pode ser resultado da imperícia do médico, escolher um profissional capacitado, com ótimas recomendações e muita experiência é uma das melhores maneiras de evitar riscos.

Além disso, é essencial confiar na avaliação que esse médico fará. Muitas pacientes desejam colocar próteses muito grandes, de tamanho exagerado para seus corpos, e não aceitam as sugestões dos cirurgiões. Isso pode levar à simastia, que pode ocorrer por causa da falta de proporção entre a prótese e o corpo da paciente. Entenda em detalhes como a prótese de mamas funciona.

Por isso, compreenda que seu corpo tem limites e que sua saúde deve ser a prioridade – tanto a sua quanto a do cirurgião.

O tratamento, que pode ser feito tanto no caso de simastia congênita quanto de pós-cirúrgica, é realizado por meio de uma cirurgia plástica. No entanto, não é um procedimento simples. Antes de qualquer coisa, o cirurgião deve avaliar qual das seguintes técnicas será utilizada:

  • Capsulectomia medial extensa: é a retirada de um pedaço da cápsula na parte externa e central do peito.
  • Capsulorrafia interna: técnica que consiste em costurar a cápsula internamente de forma a redesenhar a curvatura do seio.
  • Troca de implante: em casos em que a prótese de silicone implantada é muito grande para a estrutura da paciente, ela pode ser trocada por uma menor e mais adequada.

Essa cirurgia pode ocorrer através da incisão da cirurgia plástica anterior, evitando a formação de novas cicatrizes. Porém, esses procedimentos de correção são considerados arriscados, já que precisam ser feitos em uma região que já foi operada, podendo ser mais sensível.

Por isso, o melhor caminho é sempre evitar o surgimento da simastia. Procure o acompanhamento de um bom cirurgião plástico e confie nas instruções dadas por ele. Antes da cirurgia, siga a avaliação médica e compreenda que todo corpo é diferente. Depois do procedimento, procure seguir com cuidado todas as recomendações dadas.

O implante de prótese de silicone é o sonho de muitas mulheres, mas ela não depende apenas do desejo da paciente. Confie no profissional que estudou e se dedicou por anos para aprender sobre o procedimento e faça apenas aquilo que seu corpo permite. Os resultados serão muito melhores e não será necessário recorrer a nenhum procedimento corretivo depois. Agende sua consulta com a Dra. Luciana Pepino!

Para ajudar na sua escolha nós preparamos um e-book  sobre prótese de mama, baixe gratuitamente para tomar a decisão certa!

  1. Luciana Souza Santos disse:

    Boa tarde , gostaria de saber o valor da prótese de Silicone e daquele procedimento que tira gordura e faz enxerto no bumbum.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Luciana! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!