11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Qual é o volume máximo de silicone para colocar nos seios?

qual tamanho máximo de próteses de silicone

Sendo muito direta, a questão é que não há um limite claro que se impõe ao tamanho da prótese de silicone, o mais importante aqui é considerar outras questões envolvidas na cirurgia como os desejos da paciente, o seu tipo físico, a qualidade da pele da mama etc.

Isso acontece porque, como o silicone não é absorvido pelo corpo humano, em teoria seria possível colocar qualquer tamanho de prótese mamária. Ocorre que, como é fácil de imaginar, existem restrições estruturais no corpo de cada uma e que vão determinar o tamanho da prótese.

Além disso, é preciso considerar o tamanho do “corpo”, ou seja, o espaço em que a prótese será inserida. Por isso, o tamanho máximo da prótese vai variar conforme a estrutura torácica de cada paciente, dependendo dos músculos dessa região, entre outros fatores, que pretendemos demonstrar ao longo texto. Prossiga com a leitura e saiba mais!

Saiba o que considerar para escolher o tamanho da prótese de silicone

Já que não há um volume considerado como máximo para o implante de silicone nas mamas, você deve estar se perguntando como saber qual deve ser o tamanho mais indicado para cada mulher? A resposta para esse questionamento é que o cirurgião plástico vai avaliar uma série de elementos para que só então, ele possa decidir com segurança quantos mililitros a prótese deve ter.

Cada situação é única e apresenta particularidades diferentes é por essa razão que um tamanho de prótese de silicone ideal para uma paciente pode ser demasiadamente grande para outra.

Dessa forma, para que seja possível escolher corretamente o tamanho da prótese de silicone para os seios é preciso, em primeiro lugar, que se faça uma consulta de avaliação com um cirurgião plástico de confiança.

Essa é a melhor hora para esclarecer todas as dúvidas sobre a cirurgia para que você possa ficar tranquila e ciente de todas as etapas do procedimento médico e ainda ter plena noção acerca de quais resultados poderá esperar.

Para tanto, deverá ser tomada uma decisão pelo tamanho da prótese de silicone que melhor atenda as suas expectativas de acordo com os itens a seguir:

O desejo da paciente

A primeira questão a ser analisada pelo profissional diz respeito ao desejo da paciente no momento em que ela decidiu fazer a operação para colocação da prótese de silicone. Qual é a sua intenção com a cirurgia plástica?

Os objetivos e desejos podem ser os mais variados, desde a vontade de melhorar o contorno dos seios, passando pelo desejo de aumentá-los ou ainda pela vontade de ousar e atrair olhares!

Esses aspectos precisam ser ditos com clareza para o cirurgião plástico, para que ele possa tentar ao máximo satisfazer o desejo da paciente. Vale dizer que desde que os desejos da paciente sejam realísticos é dever do cirurgião buscar a satisfação plena deles, a fim de evitar frustrações e arrependimentos na fase posterior da cirurgia.

Características físicas da paciente

A largura do tórax da paciente, bem como a sua altura são fatores fundamentais que precisam ser considerados no momento de eleger qual será o tamanho de prótese de silicone mais indicado para o seu biotipo.

Por exemplo, para uma paciente de 1,70 metro que tenha o tórax um pouco mais largo, uma prótese de silicone de 280 ml pode parecer pequena, no entanto, para uma paciente de 1,55 metro com a silhueta mais franzina e com o tórax mais estreito, esse mesmo implante poderá ser muito grande.

Quer dizer, sem uma análise minuciosa das características de cada paciente, pensar, isoladamente sobre a medida da prótese de silicone, na prática, não significa muita coisa, entende?

Grau de flacidez na mama

A pele que apresenta muitas estrias e flacidez como efeito de perdas repentinas de peso ou de uma gravidez, interferem diretamente no efeito da colocação do implante de silicone, uma vez que a mama com flacidez costuma apresentar queda (ptose) mais rapidamente.

Sendo assim, dependendo do nível de flacidez e da quantidade de estrias, pode ser recomendado optar por um implante com um volume maior do que o desejado a fim de que ela preencha o excesso de tecido que existe na região.

Caso a flacidez seja muito significativa, o médico pode recomendar uma mastopexia, que é a cirurgia que levanta e modela os seios, em associação com a colocação da prótese de silicone.

Estilo de vida da paciente

Uma vida ativa e repleta de exercícios físicos não é impeditiva para a colocação de uma prótese de silicone, mas uma prótese muito volumosa pode acabar atrapalhando na hora de realizar exercícios mais vigorosos ou alguns movimentos específicos.

O resultado pode ser desconforto e até mesmo lesões na coluna devido ao peso extra que a paciente precisará carregar.

Assim, o cirurgião plástico precisa também orientar a paciente sobre um tamanho de prótese que fique confortável e seja compatível com o seu dia a dia, desde a necessidade de se usar sutiãs e tops mais reforçados até possíveis limitações de movimentos.

É preciso destacar que, geralmente, as próteses de silicone não atrapalham a realização das atividades físicas mais comuns — isso só acontece se a prótese for realmente muito grande e se a paciente for adepta de exercícios muito intensos envolvendo essa região.

Descubra quais são os tipos de próteses de silicone para os seios

Está muito enganada quem pensa que prótese de silicone é tudo a mesma coisa! Na realidade existem no mercado diferentes tipos e tamanhos de próteses de silicone, cada uma indicada para uma determinada situação ou desejo da paciente. Observe a seguir os tipos de próteses e suas respectivas indicações:

Prótese anatômica

Como o próprio nome sugere esse tipo de prótese de silicone tem um formato em gota que se ajusta melhor às curvas e contornos do corpo feminino, proporcionando um resultado mais natural e discreto. Sendo assim, é a versão ideal para quem não quer chamar muita atenção para essa região.

Prótese arredondada

As próteses com formato arredondado também se adéquam bem ao corpo e resultam em um contorno da mama bonito e homogêneo, com aspecto igualmente natural, porém um pouco mais chamativo. Dessa forma, pode ser uma boa opção para as mulheres que gostam de destacar o colo e abusar dos decotes.

Prótese cônica

Essa versão da prótese de silicone tem um formato de cone que projeta os seios para frente e garante um resultado mais extravagante e nada discreto. Apesar disso, pode ser uma excelente alternativa para mulheres que têm o tórax mais estreito ou estão com as mamas um pouco caídas.

Entenda como é colocada a prótese de silicone nos seios

O procedimento cirúrgico adotado para colocação das próteses de silicone precisa considerar alguns aspectos físicos da paciente, podendo ser feito por meio de uma incisão nas axilas, na aréola ou embaixo dos seios. Vale dizer que questões como o tamanho do tórax e espessura da pele dos seios, também entram nessa avaliação. Acompanhe a seguir as possibilidades de posicionamento da prótese e os respectivos procedimentos adotados:

Prótese por cima do músculo

Nesse caso, a prótese de silicone é colocada por cima do músculo peitoral, e por essa razão o resultado fica mais evidente. Normalmente, o cirurgião plástico escolhe esse posicionamento quando a mulher tem uma glândula mamária de um tamanho que seja suficiente para cobrir o tamanho da prótese.

Prótese por baixo do músculo

Já no caso da colocação da prótese de silicone por baixo do músculo esse posicionamento é escolhido justamente porque ao contrário do caso anterior, a paciente apresenta uma glândula mamária pequena que não vai comportar adequadamente a prótese de silicone.

Conheça os cuidados que se deve ter ao colocar uma prótese

É preciso ter em mente que a colocação de prótese de silicone é um procedimento cirúrgico e, dessa maneira exige uma série de cuidados que precisam ser adotados depois da operação. Abaixo listamos as principais medidas que devem ser tomadas na fase do pós-operatório:

  • evite pegar sol;
  • siga as recomendações de repouso;
  • durma apenas de barriga para cima;
  • não dirija nas 2 primeiras semanas;
  • adote uma alimentação leve;
  • use sutiã pós-operatório;
  • evite movimentar os braços nos primeiros 30 dias;
  • mantenha contato regular com o cirurgião.

Como demonstramos, decidir o tamanho da prótese de silicone não é algo que deve ser feito considerando apenas a quantidade de mililitros de silicone presente nas próteses, uma vez que um mesmo tamanho pode ser perfeito para uma mulher e inadequado para outra, dependendo das questões que apresentamos (tipo físico, qualidade da pele, largura do tórax etc).

Dessa maneira, apenas uma consulta presencial com o cirurgião plástico poderá garantir que você tenha as suas expectativas atendidas, mas sempre com a segurança de ter a opinião de um profissional especializado.

Agora que você já sabe mais informações sobre o tamanho da prótese de silicone para colocar nos seios, siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).