11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Pós Operatório Silicone: Como se Recuperar

Silicone

Muitas mulheres desejam aumentar os seios, mas ficam com medo da recuperação. Saiba como acelerar o pós operatório silicone

Seu sonho é colocar próteses nos seios e conquistar mamas mais volumosas? Você não está sozinha, pois essa é a segunda plástica mais popular no Brasil, perdendo apenas para a lipoaspiração. Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas sobre o pós-operatório silicone e a troca de prótese de silicone.

Como em qualquer cirurgia plástica, a colocação de próteses de silicone nos seios exige um período de recuperação, pois, a paciente sentirá algumas dores e apresentará hematomas e inchaços, além de ter que se afastar de suas atividades por alguns dias.

A melhor forma de ficar mais tranquila durante esse período e acelerar a sua recuperação é conhecendo todos os cuidados envolvidos nessa fase. Portanto, confira as dicas que preparamos para você se recuperar da melhor maneira possível!

Esteja preparada para ficar no hospital por algumas horas

Mulher dormindo

Logo depois da cirurgia, a primeira etapa do pós-operatório silicone inclui passar de 6 a 12 horas internada no hospital. Esse período é necessário para que o efeito da anestesia passe completamente e para que o médico se certifique de que você está bem. Depois desse tempo, a paciente costuma receber alta e poderá ir para casa, mas ainda não estará liberada para dirigir.

Mantenha os curativos pelo tempo recomendado

Ao sair da sala de cirurgia, você precisará utilizar curativos nos locais onde foram feitas as incisões. Em geral, eles devem ser retirados 24 horas depois do procedimento, permitindo a ventilação do local e a cicatrização mais adequada.

Utilize somente analgésicos prescritos pelo cirurgião plástico

pós-operatório silicone pode causar algum nível de desconforto e dor para a paciente, mas ela não costuma ser muito intensa. No entanto, para aliviar essa sensação, utilize apenas os analgésicos recomendados pelo seu médico.

O banho está permitido após 24 horas

O banho completo costuma ser liberado 24 horas depois da cirurgia. De preferência, a paciente deve estar acompanhada para que possa receber ajuda caso sinta alguma tontura ou outro tipo de desconforto.

Não se exponha ao sol

Não se expor ao sol

A paciente não deve ser exposta ao sol enquanto houver inchaço no local da cirurgia e a pele apresentar hematomas. Isso porque existe o risco de as manchas se tornarem permanentes.

Faça o repouso recomendado pelo médico

Não existe uma quantidade exata de dias que a paciente deve fazer repouso, pois, isso depende das características individuais, da técnica cirúrgica e da percepção do cirurgião plástico. Porém, em média, as pacientes precisam ficar entre 4 a 7 dias afastadas do trabalho e evitar esforço por, pelo menos, uma semana.

Tenha uma alimentação leve

Se alimentando melhor

A alimentação no pós-operatório silicone deve ser leve, principalmente nos primeiros dias por causa dos efeitos da anestesia — dê preferência a frutas, sopas, gelatinas, bolachas sem recheio e chá. Também é aconselhável evitar o sal para não causar retenção de líquidos, o que tem como consequência o aumento do inchaço. Além disso, alimentos que causam gases devem ser evitados para não gerar desconforto.

Retome as atividades físicas de forma gradual

As atividades físicas devem ser suspensas por, no mínimo, 15 dias, sendo retomadas de forma gradual. Depois das primeiras duas semanas, o médico poderá liberar exercícios, como caminhas leves, esteira e bicicleta.

A musculação poderá ser feita apenas nas pernas, de forma moderada. Após 30 dias, a paciente poderá iniciar os exercícios para os membros superiores, mas sem sobrecarregá-los ou causar impactos — a retomada deverá ser aos poucos.

Evite manter relações sexuais após a cirurgia

Da mesma forma que se deve evitar atividades físicas, as relações sexuais também precisam ser suspensas por um período mínimo de 15 dias. Assim mesmo é válido registrar que, quando forem retomadas, será preciso tomar bastante cuidado para que as mamas não sofram nenhum tipo de pressão, e por isso, o ideal é que a mulher fique com a barriga para cima.

Movimentos intensos e a manipulação das mamas não serão permitidos por um período mínimo de 2 meses, dependendo da avaliação médica.

Evite outros movimentos bruscos dos braços por 30 dias

Além de evitar todos os esforços físicos por cerca de uma semana, a paciente que colocou próteses de silicone nos seios não pode fazer movimentos bruscos dos braços por, no mínimo, 30 dias. Isso inclui fazer atividades que envolvam os membros superiores, como erguer peso e elevar os braços acima da linha do ombro, como para limpar ou organizar estantes e armários — vale lembrar que, nos primeiros dias, é preciso ter muito cuidado também ao lavar o cabelo.

Caminhadas costumam ser liberadas após 30 dias da cirurgia, mas com bastante cautela para evitar uma movimentação excessiva das mamas.

Desrespeitar essas recomendações pode causar não apenas dores, mas também podem abrir algum ponto e prejudicar a cicatrização e o resultado. Entretanto, nunca é demais lembrar que esses 30 dias que mencionamos é um tempo médio estimado, mas que não deve ser substituído pela avaliação do médico que realizou a cirurgia. Portanto, nada de tomar atitudes deliberadamente sem o aval do profissional competente.

A ansiedade não será boa conselheira nesse momento pós-operatório silicone, pois, o melhor a ser feito é seguir a risca todas as orientações até que se tenha um restabelecimento completo.

Utilize o sutiã pós-operatório

Sutiã Pós Operatório

Depois de uma cirurgia para colocação de próteses de silicone nos seios, é necessário utilizar um sutiã especial sem a armação de metal ou costuras e é feito com tecido antialérgico. Ele tem como finalidade proteger a pele e oferecer sustentação para que os tecidos se acomodem em suas novas posições, acelerando a cicatrização. O uso mínimo é de 30 dias, mas alguns médicos podem recomendar períodos de dois ou três meses.

Evite dirigir por duas semanas

O ato de dirigir exige um esforço dos braços, que acabam movimentando a região dos seios. Por isso, depois de uma cirurgia para implantar próteses de silicone, é necessário suspender a direção de veículos por, pelo menos, duas semanas.

Procure dormir de barriga para cima

Nos primeiros dias, a paciente automaticamente opta por dormir de barriga para cima para evitar sentir dores no local da cirurgia. Essa medida é importante para não exercer muita pressão enquanto os tecidos ainda não se acomodaram.

Evite dormir de bruços ou de lado por, pelo menos, 30 dias. Uma dica é elevar o tronco colocando dois travesseiros nas costas e deixando os braços dispostos ao longo do corpo.

Entenda a importância de movimentar os braços corretamente

É importante movimentar suavemente os braços nos 2 a 3 primeiros dias do pós-operatório silicone para evitar a contração da musculatura, assim como o surgimento de dores.

Vale registrar que esses movimentos ajudarão ao retorno mais rápido para as atividades do dia a dia, bem como a uma recuperação mais ligeira. Contudo, é fundamental ter muita cautela para evitar o rompimento dos pontos cirúrgicos. Até mesmo a movimentação lateral, que envolve a torção do tronco, precisa ser muito suave e cuidadosa.

Saiba lidar com o inchaço no pós-operatório de silicone

O inchaço é uma resposta natural do organismo ao processo cirúrgico, de modo que não é necessário se preocupar com isso. Para evitar contribuir para esse efeito é interessante evitar o sal e alimentos mais pesados, como feijão, por exemplo.

Entenda a questão da prótese alta

Algumas mulheres temem que a prótese fique alta demais, contudo, é importante considerar que, de fato, a prótese traz um volume para a região peitoral que não existia antes. Em geral, aos poucos a prótese se acomoda e se posiciona onde realmente deve ficar.

No entanto, se por algum motivo a paciente achar que a prótese está alta demais, não há motivos para grandes preocupações. O indicado é conversar com seu médico que, provavelmente, recomendará o uso de uma faixa pós-cirúrgica a fim de reposicionar as próteses.

Escolha uma boa clínica para fazer a cirurgia

Para ficar tranquila e se sentir segura em todas as etapas que envolvem a colocação de uma prótese de silicone é fundamental escolher uma boa clínica, se sentir confortável com o médico, esclarecer todas as dúvidas antes do procedimento, seguir o passo a passo do pré-operatório e continuar com os cuidados no pós-operatório.

Não é preciso ter medo da cirurgia se todas essas questões forem observadas e seguidas. Para isso, planeje esse momento e reserve um tempo para você investir no seu desejo — uma boa ideia é fazer a cirurgia durante o seu período de férias.

Quando a hora chegar, esteja confiante com a sua decisão e invista nos cuidados com sua saúde, beleza e autoestima.

Comunique qualquer problema ao cirurgião

Caso você sinta dores intensas, falta de ar ou outro desconforto, ou se você perceber que algum ponto abriu, você deve comunicar o fato imediatamente ao seu cirurgião plástico. Somente ele poderá tomar as medidas necessárias em cada caso.

Para que o resultado da sua cirurgia seja o melhor possível, é necessário seguir as recomendações do pós-operatório silicone e comparecer às consultas agendadas para que o médico verifique o andamento da sua recuperação.

Agora que você já sabe todas as informações sobre o pós-operatório silicone, siga o nosso Instagram e o nosso Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Bianca Bueno disse:

    Bom dia Dra. LUCIANA,
    Gostaria de saber se pode passar uma média preço de protese de silicone, e se pagando a vista se tem um bom desconto… E se seria possivel ja fazer a cirurgia por volta de 20/12/17.

    Desde já agradeço.