(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
como funciona lipoescultura

Lipoescultura sem mistério, tudo o que você precisa saber

A lipoescultura não deve ser confundida com a lipoaspiração tradicional. Conheça as particularidades dessa cirurgia e saiba se ela se aplica ao seu caso.

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a técnica da lipoaspiração, que consiste em aspirar o excesso de gordura de uma ou mais regiões do corpo. Mas, talvez ainda não saiba como funciona a lipoescultura. Ela também utiliza o processo de aspiração, porém, seguido do enxerto desse material retirado, em outras partes do corpo, associando a lipoaspiração com a lipoenxertia.

Dessa forma, a técnica de lipoescultura é indicada para pessoas que desejam remodelar o contorno corporal, reduzindo o volume de algumas áreas e aumentando-o em outras, redefinindo a silhueta. Assim como a lipoaspiração, a lipoescultura não é uma cirurgia plástica com foco na perda de peso e não deve ser feita com o objetivo de emagrecer.

Continue a leitura para saber mais e esclarecer as suas dúvidas!

Quem é o paciente ideal da lipoescultura?

O paciente que pode obter resultados satisfatórios em uma lipoescultura é aquele que está no peso saudável para a sua idade, estatura e biotipo ou pouco acima dele, já que essa cirurgia não é indicada para tratar a obesidade.

Pacientes jovens, com a pele mais elástica, também apresentam resultados melhores, pois a lipoescultura em si não corrige eventuais sobras de pele. Dessa forma, a aparência final do local operado depende da capacidade de retração cutânea.

Em geral, para ser indicada a lipoescultura, é necessário que o paciente tenha o desejo de aumentar o volume de uma região do corpo e esteja de acordo com a avaliação do cirurgião plástico. Caso a pessoa deseje apenas diminuir a gordura localizada, outros procedimentos são mais recomendados, como a lipoaspiração ou minilipo.

Em quais regiões do corpo costuma ser feita a lipoescultura

Enquanto a parte da lipoaspiração costuma ser feita principalmente retirando a gordura do abdômen, quadris, flancos, coxas e culotes, a parte da lipoenxertia (com enxerto) costuma ser feita nos glúteos, nas mamas, na face e nas mãos.

Em geral, a gordura é enxertada nos glúteos e nas mamas com o intuito de aumentar o volume dessas regiões. Por outro lado, a lipoescultura envolvendo face e mãos costuma ter o objetivo de rejuvenescimento. Isso porque, o processo de envelhecimento modifica a estrutura da face, devido ao enfraquecimento dos tecidos da pele, músculos e gordura.

Essas alterações fazem com que ocorra uma perda de volume perceptível, principalmente, nas maçãs do rosto, ao mesmo tempo que os ossos ficam mais ressaltados. Nesse caso, a lipoescultura ajuda a recuperar o volume e o contorno faciais, além de permitir o preenchimento de sulcos, como o “bigode chinês”.

Quais são as diferenças entre lipoaspiração e lipoescultura?

A lipoaspiração é uma cirurgia que objetiva a redução de gordura localizada nos flancos, abdômen, quadris, entre outros. Para isso, ela utiliza a técnica de sucção por meio de uma cânula, proporcionando melhor aparência ao contorno corporal.

Já a lipoescultura, utiliza a mesma técnica e aproveita essa gordura retirada, enxertando-a em outra região do corpo que necessite de maior volume, como glúteos, coxas, mãos ou face.

Dessa forma, a lipoaspiração é indicada para pessoas que desejam apenas se livrar de pequenas gorduras localizadas, enquanto a lipoescultura é indicada para quem necessita reduzir alguns pontos de gordura e aumentar o volume em outras regiões.

Como é a preparação para o procedimento?

Antes da cirurgia de lipoescultura, o paciente precisa passar por vários exames laboratoriais, como o eletrocardiograma, hemograma completo e a radiografia de tórax.

Também é necessário suspender alguns tipos de medicamentos, conforme orientação médica. Os fumantes devem parar de fumar dois meses antes da cirurgia, para evitar complicações durante o procedimento.

A lipoescultura pode ser feita com anestesia local?

A lipoescultura é um procedimento que só pode ser realizado com anestesia geral, raqui ou peridural com sedação, dependendo das regiões do corpo que serão operadas e da extensão da cirurgia como um todo.

Da mesma forma, como ocorre com a lipoaspiração, acontece com a lipoaspiração. A anestesia local é utilizada somente em procedimentos de minilipo, que consiste em aspirar a gordura de regiões específicas do corpo.

Como é feita a lipoescultura?

Com o paciente já sob efeito da anestesia, são feitas pequenas incisões na pele, por onde são inseridas as cânulas. Esses caninhos de metal são introduzidos até o tecido adiposo de regiões como abdômen, coxas, culotes, flanco etc., de onde é aspirado o excesso de gordura.

Essa gordura então passará por um tratamento que consiste em lavar, decantar, concentrar e centrifugar o tecido retirado. Depois, a gordura tratada será enxertada no próprio paciente com o objetivo de dar volume a outras regiões do corpo ou então para preencher sulcos e vincos da face ou causados pela celulite, por exemplo. Esse enxerto é feito com o auxílio de seringas equipadas com agulhas finas.

Em geral, cerca de 40% a 50% de gordura injetada é reabsorvida pelo organismo do paciente, enquanto o restante permanecerá na região que se deseja modelar. A cirurgia em si dura cerca de 2 horas.

Existe um limite de gordura para ser realocada?

Em geral, a retirada de cinco litros de gordura é o limite máximo para a cirurgia de lipoescultura. Mas essa quantidade pode variar de acordo com o peso corporal do paciente. Quanto mais pesado, maior volume poderá ser removido em diferentes momentos, já que em alguns casos, pode ser necessária mais do que uma sessão.

Quanto custa o procedimento?

As informações sobre preços são fornecidas somente em uma consulta de avaliação com o cirurgião. O motivo dessa exigência, é que o Conselho Federal Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem esse tipo de divulgação por qualquer outro meio.

Dessa forma, a primeira consulta com o cirurgião plástico é destinada à análise das condições físicas e da saúde do paciente, que servirão de base para as definições dos procedimentos que poderão ser realizados, assim como os valores correspondentes.

Como a recuperação da lipoescultura?

O paciente deve receber alta de 12 a 24 horas depois do procedimento, dependendo de sua evolução. A recuperação de uma lipoescultura pode gerar algum desconforto e dores leves nos primeiros dias após a cirurgia, tanto na área aspirada quanto na área enxertada, e esses incômodos costumam ser aliviados com analgésicos simples receitados pelo médico.

É aconselhável que o paciente aguarde cerca de uma semana para retornar ao trabalho (conforme a função exercida). Em relação às atividades físicas, a recomendação é que elas sejam retomadas 30 dias depois da cirurgia, sempre começando gradualmente. Dessa forma, pessoas que costumam treinar em academia, devem suspender essa atividade e retornar, começando com uma caminhada.

Quando os resultados começam a aparecer?

A nova silhueta do paciente já estará definida quando ele sair da sala da cirurgia, mas a aparência final só poderá ser avaliada aproximadamente 90 dias depois do procedimento. Isso porque, nas primeiras três semanas após a cirurgia, é comum apresentar inchaço e manchas roxas.ico.

Nesse sentido, um cuidado especial que os cirurgiões plásticos costumam indicar após avaliação é a realização de sessões de drenagem linfática nas áreas que passaram por aspiração de gordura. Já as regiões enxertadas não devem ser submetidas a esse procedimento.

Como fica a aparência da pele no local da cirurgia?

Nem sempre a pele fica totalmente lisa em todas as regiões tratadas. Isso porque, a aparência final depende muito das condições da pele que cada pessoa apresenta.

Por isso, essa cirurgia é mais indicada para quem está com uma boa forma física e com a pele ainda jovem. No entanto, algumas pessoas com idade mais avançada conseguem obter bons resultados

Em alguns casos de lipoescultura realizada na parte inferior do abdômen, e, principalmente, em local que apresenta alguma saliência gordurosa, o excesso de pele pode persistir. Quando isso ocorre, após o procedimento é necessária outra cirurgia de menor porte para fazer a correção e proporcionar uma aparência uniforme.

Qual o melhor local para fazer uma cirurgia de lipoescultura?

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia, a lipoescultura deve ser realizada de preferência no hospital. Alguns pacientes podem se assustar com essa necessidade, mas o motivo é que o ambiente hospitalar é mais seguro do que as clínicas e os consultórios, pois oferece menos risco de acontecer uma contaminação.

Além disso, somente um ambiente hospitalar conta com todos os equipamentos e a infraestrutura necessária para atender possíveis complicações resultantes da anestesia ou da cirurgia em si. Esses são aspectos fundamentais que devem observados para qualquer tipo de procedimento mais invasivo.

Qual tipo de profissional pode fazer a lipoescultura?

Além de optar por fazer a lipoescultura em um hospital, outro cuidado de segurança que você deve ter é se certificar de que seu médico é, de fato, um cirurgião plástico habilitado. Para ter certeza de que se trata de um profissional habilitado e confiável, verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, fazendo uma pesquisa por nome no site dessa Instituição.

Como vimos, é importante obter informações sobre como funciona a lipoescultura para decidir sobre a realização da cirurgia de maneira consciente. Além disso, é essencial saber escolher um cirurgião plástico experiente e qualificado.

Gostou deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar todas as postagens sobre lipoescultura e ouros procedimentos cirúrgicos!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. Fernanda Brambilla

    Excelente artigo, é possível colocar gordura nas pernas de modo geral para engrossar? E em todos os casos de lipo no abdômen a pele fica com um aspecto repuxado?

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá! Sim, é possível. Para definição da região da qual a gordura será removida e na qual será aplicada, deve-se conversar com o cirurgião plástico para garantir um contorno corporal mais próximo do almejado. Além disso, os melhores candidatos para realização desta cirurgia são aqueles com pele firme e elástica, para garantir um melhor resultado final. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino.

      responder
  2. marlene

    quanto custa para faser uma lipo escultura de abedomem e ante braços

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá, Marlene. Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento. Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/3Dqr6G Beijos!

      responder

Leia Também

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.