11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Bolsa nos Olhos: Veja As Causas e Quais São os Possíveis Tratamentos

O inchaço causado pela bolsa embaixo dos olhos faz você ficar com cara de choro ou de cansada o dia inteiro? Então você precisa conhecer as origens desse problema e como tratá-lo

O inchaço na região dos olhos interfere na nossa aparência e dá a impressão de que viramos a noite na balada ou mesmo chorando, o que nem sempre é verdade. Se esse é o seu caso, hoje vamos apresentar algumas dicas sobre a incômoda bolsa embaixo dos olhos.

O inchaço que aparece nessa região da face é uma consequência do acúmulo de líquidos ou de gordura, o que deixa a pálpebra inferior mais proeminente e pode até fazer uma sombra logo abaixo dela, dando a impressão de que a pessoa tem olheiras.

Quais são as causas da bolsa embaixo dos olhos?

A posição em que dormimos favorece o acúmulo de líquidos no rosto, de forma que é normal acordarmos com toda a face um pouco inchada. Entretanto, esse efeito desaparece depois de um banho ou mesmo depois de jogar água fria na região.

Já para quem sofre com bolsa embaixo dos olhos persistente, noites mal dormidas e até mesmo chorar realmente podem agravar o problema por favorecer o acúmulo de líquidos na região, embora não sejam suas únicas causas.

A falta de hidratação da pele, uma alimentação inadequada e rica em sódio, o consumo de bebida alcoólica e as alergias também são causas dessa condição, pois também favorecem o edema (excesso de líquidos) na pálpebra inferior.

Já no caso das bolsas formadas por um acúmulo de gordura, as causas estão ligadas a uma tendência genética e ao processo de envelhecimento. Com a flacidez do tecido muscular e de sustentação, a gordura tende a se acumular e “cair”, formando a protuberância. Felizmente, existem tratamentos tanto para a bolsa embaixo dos olhos causada por acúmulo de líquidos quanto por aquela formada pelo acúmulo de gordura.

Como tratar bolsa embaixo dos olhos formada pelo acúmulo de líquidos?

Quando as bolsas são resultado de um inchaço, a primeira dica é identificar o fator causador e eliminá-lo da sua vida. Para isso, pode ser necessário ter boas noites de sono, reduzir a ingestão de sal, beber mais água e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além desses cuidados, existem também alguns tratamentos que você pode seguir, tanto caseiros quanto realizados em clínicas especializadas:

Compressas geladas

A temperatura mais baixa promove uma vasoconstrição, o que ajuda a reabsorver os líquidos e reduzir o inchaço da região dos olhos. As compressas podem ser feitas de várias formas, mas estas são algumas das mais famosas:

  • colher gelada: coloque duas colheres de metal no congelador por 5 minutos e aplique-as sobre os olhos em seguida, deixando agir por 5 a 10 minutos;
  • chá de camomila: a camomila tem propriedades calmantes, então uma compressa feita com esse chá ainda traz mais benefícios. Para isso, prepare um chá bem forte, leve os saquinhos ao congelador e depois os aplique sobre os olhos;
  • soro fisiológico: leve chumaços de algodão umedecidos com soro fisiológico ao freezer e, depois que estiverem bem gelados, aplique-os sobre as bolsas;
  • fatias de pepino: corte rodelas de pepino, deixe-as no congelador até ficarem geladas e coloque-as sobre os olhos por 5 a 10 minutos. Faça uma massagem na região depois da compressa.

Esses truques são úteis se você acordou com bolsa embaixo dos olhos e precisa acabar com o problema o mais rápido possível para poder comparecer aos seus compromissos. Contudo, se você sempre sofre com esse inchaço, é recomendável seguir um tratamento profissional.

Drenagem linfática

Para quem tem tendência a reter líquidos e apresentar inchaços, inclusive aquele que forma a bolsa embaixo dos olhos, é interessante adotar uma rotina de drenagem linfática para evitar que as bolsas apareçam e estimular a circulação.

Essa técnica de massagem pode ser aplicada na região dos olhos e da testa para melhorar a microcirculação local, o que favorece o direcionamento dos líquidos acumulados para os gânglios linfáticos e sua posterior eliminação pela urina.

Como tratar bolsa embaixo dos olhos formada por acúmulo de gordura?

Quando as bolsas são resultado do acúmulo de gordura e da flacidez facial, os tratamentos acima podem ajudar, mas não vão surtir o efeito desejado mesmo que você adote excelentes hábitos de saúde. Nesses casos, é necessário recorrer aos procedimentos estéticos e cirurgias para poder se livrar da bolsa embaixo dos olhos. Conheça os mais indicados:

Carboxiterapia

É um procedimento estético que consiste na injeção de gás carbônico sob a pele, no tecido subcutâneo, com uma microagulha. O tratamento estimula a circulação sanguínea local, melhorando a oxigenação dos tecidos, e favorece a produção de colágeno.

Com isso, a carboxiterapia ajuda a tratar a flacidez da região, suavizando a aparência da bolsa embaixo dos olhos. A técnica é mais indicada para casos não muito graves e ainda promove uma melhora nas olheiras e nas linhas de expressão.

Blefaroplastia

blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir imperfeições das pálpebras superiores ou inferiores. Esse é o tratamento que vai oferecer os melhores resultados para a bolsa embaixo dos olhos e costuma ser a indicação na maior parte dos casos, principalmente para quem tem uma tendência familiar a apresentar esse problema e já tem alguns sinais do envelhecimento.

Ela costuma ser feita com anestesia local e sedação venosa, portanto, deve ser realizada em ambiente hospitalar. A incisão é feita bem rente aos cílios inferiores e permite ao cirurgião remover o depósito de gordura. O procedimento dura cerca de 60 minutos e o paciente costuma receber alta no mesmo dia, podendo retomar suas atividades depois de 3 dias.

Os cuidados no pós-operatório consistem em aplicar compressas geladas nas primeiras 24 horas, utilizar óculos escuros sempre que sair de casa por cerca de dois meses, evitar se expor ao sol e dormir com a cabeça elevada.

Se você está incomodada com o inchaço sob os olhos que parece nunca desaparecer, vale procurar um profissional especializado para identificar as causas do problema e descobrir o tratamento mais indicado para você se sentir ainda mais bonita e feliz consigo mesma.

Como tratar bolsa embaixo dos olhos formada pela flacidez da pele?

Quando as bolsas são resultado da flacidez natural da pele que surge em decorrência do envelhecimento, da perda gradativa do colágeno e da elasticidade da pele, os tratamentos mais indicados para combater as causas reais do problema de maneira mais eficiente são:

Luz intensa pulsada

A luz intensa pulsada é bastante indicada para combater a bolsa embaixo dos olhos, quando sua principal causa estiver relacionada à flacidez da pele. Esse tratamento consiste na aplicação de pulsos de luz apontados especificamente para a região afetada com o problema.

A luz intensa pulsada aumenta a temperatura da pele, promovendo o aumento da microcirculação dessa área, o que resulta na diminuição do inchaço que dá a aparência das bolsas embaixo dos olhos e, principalmente, contribui para o aumento da produção de colágeno na região, o que vai garantir mais firmeza e elasticidade para a pele.

Além disso, como benefícios extras desse tratamento é possível disfarçar ou, até mesmo, eliminar manchas, marcas e imperfeições. Isso ocorre porque a luz intensa pulsada melhora significativamente a oxigenação sanguínea das áreas onde ela é direcionada. Contudo, vale registrar que tudo vai depender da resposta orgânica de cada pessoa ao protocolo de cuidados empregado.

É preciso ter paciência e completar todo o tratamento conforme indicação médica, pois os resultados são progressivos e são cada vez mais evidentes a cada sessão. Outro aspecto que também precisa ser destacado é que o paciente que optar pelo tratamento para bolsa embaixo dos olhos com luz intensa pulsada deverá seguir em casa uma rotina de cuidados específica, que inclui proteção solar acima de FPS 30, uso de óculos de sol, dentre outros procedimentos que possam ser recomendados.

Peeling químico

O peeling químico é um tratamento feito por meio da aplicação de ácidos que, ao entrarem em contato com a pele, vão promover uma descamação das suas camadas mais externas. Esse procedimento visa acelerar o processo de renovação da pele, também estimulando a produção de colágeno e elastina e resultando na diminuição da flacidez da pele ao redor dos olhos, além de contribuir para a diminuição das olheiras.

Nos casos mais brandos de bolsa embaixo dos olhos, o peeling químico pode ser uma solução interessante para combater esse incômodo. Esse tratamento também exige cuidados posteriores ao procedimento feito em consultório, tais como uso de proteção solar, uso de cremes com efeitos calmantes e cicatrizantes, aplicação de água termal nas primeiras horas pós-procedimento.

Terapia a laser

A terapia a laser tem inúmeros benefícios, tais como auxílio na eliminação das células mortas que ficam nas camadas superficiais da pele, o que automaticamente já traz um viço todo especial, bem como aumento da produção de colágeno e melhora da flacidez.

Contudo, o laser deve ser prescrito e aplicado por um profissional extremamente capacitado, pois esse tipo de tratamento vai muito além da superfície da pele, podendo atingir, dependendo da intensidade e do tipo de laser, camadas muito mais profundas. De modo que só o especialista saberá determinar o número de sessões necessárias para eliminar ou minimizar a aparência das bolsas embaixo dos olhos.

Agora que você já sabe os inúmeros tratamentos disponíveis para combater as bolsas embaixo dos olhos, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude suas amigas a lidarem com essa questão de uma maneira bem mais tranquila!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Rose disse:

    Por acaso vcs atendem em Piracicaba sp