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Os benefícios de uma boa noite de sono

Noites bem dormidas são capazes de operar verdadeiros milagres no organismo. Entenda como o sono da beleza funciona!

Há algum tempo era comum ouvir que as divas do cinema tinham que ter o “sono da beleza”, mas com a correria do dia a dia a boa noite de sono foi ficando cada vez mais espremida entre as tarefas domésticas que sobram depois que se chega do trabalho e a hora de acordar cedo por causa do trânsito. Aquelas oito horas de sono acabam se transformando em seis e até menos se o fim de semana incluir uma balada. Mas a verdade é que uma boa noite de sono traz benefícios profundos ao organismo, que passa a funcionar melhor influenciando, inclusive, na aparência da pele e da fisionomia de uma forma geral. O metabolismo fica mais acelerado, o que ajuda a emagrecer, e até o humor melhora, tornando a expressão mais leve e jovial. Dormir bem é um santo remédio.

Mais concentração e menos ansiedade para quem dorme bem

Para os neurologistas, uma boa noite de sono é essencial para garantir a concentração, deixar o raciocínio mais rápido, melhorar a memória e reduzir a ansiedade. Um estudo produzido pela Universidade de Lubeck, na Alemanha, mostra que quem dorme bem absorve melhor as informações do dia porque a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais favorecem também o aprendizado, que acontece durante o sono. É nessa hora que o cérebro analisa as informações acumuladas ao longo do dia, guardando o que considera fundamental e “jogando fora” o que considera supérfluo. Por outro lado, quem dorme pouco ou dorme mal tem mais tendência a problemas de obesidade, por exemplo, já que é durante a noite que acontece a produção do hormônio da saciedade, a leptina.

Noites bem dormidas favorecem o desempenho físico

Dormir bem também ajuda no desempenho físico, principalmente para quem gosta de malhar, correr ou praticar qualquer outro tipo de exercício. Isso porque é durante o sono ininterrupto que o organismo produz o hormônio GH, do crescimento, que ajuda a manter o tônus muscular, combate a osteoporose e evita o acúmulo de gordura. Quem tem o sono picado, no entanto, enfrenta problemas, porque ele só começa a ser produzido após uma hora e meia de sono. Diabéticos que dormem mal também têm 82% a mais de resistência à insulina, dificultando o controle da doença, de acordo com um estudo feito pela Northwesters University (EUA).

Pesquisa relaciona má qualidade do sono a problemas vasculares

Durante 25 anos os pesquisadores da Warwick Medical School (EUA) acompanharam 470 mil pessoas em oito países e relacionaram o sono picado ou privação prolongada de sono a acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. A quantidade de horas dormidas, no entanto, pode variar de uma pessoa para outra, mas geralmente elas são divididas entre os “curto dormidores”, que precisam de no máximo 6 horas de sono, e “longo dormidores”, que precisam de no mínimo 9 horas de sono. Entre uns e outros, a média da população precisa entre 7 e 8 horas de sono por dia – mas o mais importante, alertam os especialistas, não é apenas a quantidade, mas a qualidade do sono dormido. Por isso, se estiver tendo problemas para ter um sono ininterrupto e tranquilo, procure um especialista. E não abra mão do seu sono da beleza.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

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