(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
Entenda melhor o que Toxina botulínica e como ela pode ajudar na prevenção de rugas acentuadas!

9 vantagens de recorrer à Toxina Botulínica preventiva

O tratamento preventivo com a Toxina botulínica é cada vez mais procurado por homens e mulheres que desejam prevenir o envelhecimento no longo prazo. O grande interesse por esse tipo de procedimento dermatológico ocorre porque ele impede o agravamento das rugas dinâmicas, assim que elas começam a dar seus primeiros sinais.

Essas rugas são formadas pela movimentação frequente de determinados músculos da face, quando apertamos os olhos, franzimos a testa ou sorrimos. O efeito da Toxina botulínica é eficiente para esses casos, pois bloqueia a movimentação neuromuscular, amenizando as marcas já existentes e prevenindo a formação de novas linhas de expressão.

Neste artigo, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns relacionadas à Toxina botulínica preventiva e suas principais vantagens. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é a toxina botulínica?

É uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Se ingerida em grandes quantidades, ela interrompe os sinais nervosos que o cérebro envia para os músculos, causando uma paralisia generalizada, conhecida como botulismo.

Mas quando administrada por injeção, em quantidades muito pequenas, em um determinado músculo facial, apenas o impulso responsável pelos seus movimentos é que fica bloqueado, provocando um relaxamento local. Dessa forma, a Toxina botulínica age como um bloqueio da musculatura relacionada às linhas indesejadas.

Para quem é indicada a toxina botulínica?

Anteriormente, a Toxina botulínica era indicada para as pessoas que já mostravam insatisfação com as rugas dinâmicas e linhas de expressão, como um tratamento com objetivos corretivos.

No entanto, com o aprimoramento das técnicas de aplicação, surgiu a Toxina botulínica preventiva, que consiste em tratar antes de ocorrer um aprofundamento das rugas, visando reduzir as linhas de expressão no longo prazo.

Qual tipo de profissional é habilitado para indicar o tratamento?

A indicação da Toxina botulínica preventiva deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança após a análise personalizada, considerando as insatisfações e expectativas de cada paciente.

Para qual idade o tratamento preventivo com Botox é indicado?

Em geral, não há uma idade predeterminada para o Botox preventivo. Contudo, o aparecimento de rugas dinâmicas pode variar de acordo com o padrão genético de envelhecimento de cada pessoa e hábitos de vida, como:

Dessa forma, a pessoa deve iniciar os cuidados de prevenção de rugas quando se sentir incomodada com os primeiros sinais de marcas dinâmicas e somente após uma avaliação médica. Assim é possível evitar a intensificação e permanência das linhas de expressão.

Como é feito o tratamento preventivo?

As aplicações com o Botox preventivo são feitas em pontos específicos da face, como testa, lateral dos olhos (pés de galinha), entre as sobrancelhas (glabela) e demais locais, de acordo com as necessidades do paciente. A substância é aplicada por meio de injeções com microagulhas, diretamente no músculo a ser tratado (paralisado).

Para as rugas estáticas, que surgem com a evolução das linhas dinâmicas não tratadas, é necessário outro tipo de procedimento, o preenchimento facial. Nesse caso, são feitas aplicações de ácido hialurônico, utilizando microcânulas.

Quanto tempo demora para os resultados aparecerem?

Em geral, o efeito máximo obtido com o Botox aparece após 15 dias da aplicação e tem uma ação temporária. Assim, para conseguir manter a aparência jovial, é necessário repetir o procedimento periodicamente.

É importante observar que o intervalo de tempo entre as sessões varia, dependendo das condições de cada paciente. Dessa forma, ele pode ser de três ou quatro meses para as rugas mais acentuadas ou um ano, para as peles mais preservadas.

Quais são as vantagens da Toxina botulínica preventiva?

O tratamento preventivo apresenta uma série de vantagens. A seguir, destacamos os aspectos mais beneficiados com o procedimento.

1. Ameniza as rugas dinâmicas

A aplicação da Toxina botulínica preventiva ajuda a amenizar os sinais das rugas dinâmicas, que, mesmo discretos já podem ser incômodos, garantindo uma aparência mais satisfatória à face.

2. Diminui as linhas de expressão

Uma das principais insatisfações com a estética facial, são as linhas de expressão marcadas. Conforme já comentamos, elas surgem em pontos recorrentes, com a movimentação dos músculos do rosto.

Dessa forma, pessoas mais expressivas tendem a ter linhas de expressão mais evidentes. Nesse caso, a Toxina botulínica preventiva contribui para diminuir os sinais, deixando-os mais suaves.

3. Melhora o sorriso

A Toxina botulínica preventiva também é recomendada para pacientes que mesmo sem tantas insatisfações relacionadas às rugas sentem incômodo em decorrência do sorriso.

Devido à paralisia provocada pela Toxina botulínica é possível corrigir o sorriso gengival, condição na qual a gengiva fica muito aparente ao sorrir. Além disso, ela pode ser utilizada para a correção do sorriso triste, quando as extremidades dos lábios ficam caídas.

4. Ajuda a manter uma aparência mais jovial

A manutenção de uma face jovial mesmo com o avanço da idade é o objetivo de muitas pessoas, inclusive com a adoção de diversos cuidados estéticos ao longo da vida. Nesse sentido, a Toxina botulínica preventiva é um dos tratamentos que apresentam resultados mais satisfatórios.

5. Previne rugas no longo prazo

Uma vez que a toxina botulínica preventiva ameniza as rugas e as linhas de expressão, antes que esses sinais fiquem mais profundos, a técnica evita a intensificação desses sinais no longo prazo.

6. Redefine o arqueamento das sobrancelhas

A aplicação da toxina botulínica melhora o arqueamento da sobrancelha, proporcionando delicadeza e valorizando os olhos, pois ameniza a aparência cansada, dando um efeito de levantamento para o olhar.

7. Melhora a autoestima

A busca pela conservação da beleza faz com que as pessoas melhorem a sua autoestima e influencia positivamente as relações sociais. Assim, ao amenizar as marcas de expressão, o procedimento contribui para as pessoas se amarem mais e se aceitarem melhor.

8. Previne o envelhecimento precoce

Quando aplicada regularmente e com base em um planejamento de médio e longo prazo, a toxina botulínica proporciona ação preventiva. Isso porque, ela relaxa e ameniza a movimentação dos músculos, evitando a formação de marcas de expressão mais acentuadas com o passar do tempo.

9. Aspecto natural

A toxina botulínica proporciona um aspecto natural. Eventuais resultados artificiais só ocorrem por erros de profissionais não especializados. Por isso, é fundamental fazer o procedimento com um cirurgião plástico, com capacitação necessária para indicar o melhor procedimento para cada caso.

Como vimos, o tratamento preventivo com a Toxina botulínica oferece diversas vantagens, especialmente no que se refere aos resultados obtidos a longo prazo, com a inibição do envelhecimento precoce. Mas para garantir eficiência e segurança no procedimento é fundamental consultar um cirurgião plástico, profissional habilitado para esse procedimento.

Essas informações foram úteis? Para saber mais, entre em contato conosco e agende uma avaliação personalizada!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. telma Maria montenegro

    parabéns a sra é uma musa

    responder

Leia Também

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.