11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Linhas de Expressão e Rugas, saiba como Soro Fisiológico pode ajudar

como evitar linhas de expressao e rugas

O truque do soro fisiológico para evitar rugas é famoso na internet, mas será que ele funciona mesmo?

 

Vamos falar a verdade: todo mundo gostaria de manter a pele saudável e livre dos sinais que denotam a passagem do tempo, como as rugas e as linhas de expressão, não é mesmo? Justamente por isso, estamos sempre em busca de dicas para evitar o surgimento dessas marcas, de forma que nossa aparência fique mais conservada.

Além disso, existe outro fato que precisamos admitir: muitas de nós adoram truques de beleza caseiros, principalmente aqueles com cara de receita da vovó! Embora algumas dessas dicas realmente funcionem, outras não exercem efeito nenhum, não passando de mera crendice, e outras podem até mesmo prejudicar a pele.

Uma das dicas caseiras mais populares quando se fala em evitar rugas e linhas de expressão é o uso do soro fisiológico na pele, um produto barato e facilmente encontrado em qualquer farmácia. É fácil encontrar esse truque no Google: de acordo com várias blogueiras, basta aplicar o soro fisiológico no rosto e você vai ter uma pele mais hidratada, sentindo também uma diminuição nas rugas.

Mas será que esse produto tem todo esse poder? Vamos descobrir mais.

 

Soro fisiológico funciona mesmo?

Como o próprio nome indica, o soro fisiológico é um líquido idêntico ao que temos no nosso corpo. Ele consiste em uma solução de água com cloreto de sódio (mais conhecido como sal) em uma concentração de 0,9% – a mesma da lágrima e do suor.

Com essas características, ele realmente pode nos ajudar na hora de limpar e hidratar a pele, e muitos sites femininos trazem recomendações de uso do soro, que deixaria a pele muito macia e livre de rugas.

Porém, os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos não são assim tão entusiasmados com o soro fisiológico. O que acontece é que, por ser tão parecido com o líquido do nosso corpo, o soro realmente pode ajudar a limpar e a hidratar a nossa pele, mas esse produto sozinho não vai fazer milagre para tratar uma pele ressecada e menos ainda para evitar ou tratar rugas e linhas de expressão.

Quando falamos em limpar a pele, precisamos remover tanto os resíduos de poeira e suor quanto o excesso de sebo que produzimos durante o dia – e o soro fisiológico infelizmente não consegue agir tão profundamente para fazer isso. A explicação está na estrutura química do soro, que consegue capturar e remover os sais, mas não consegue fazer isso com as gorduras. Lembra daquela história de que água e óleo não se misturam? Então, é a mesma coisa.

Em relação à hidratação, o soro pode até dar uma sensação de pele macia, porém ele não consegue formar uma camada de proteção que impeça a água de sair, e portanto não consegue evitar que a pele fique ressecada. Dessa forma, o uso do hidrante próprio para o rosto continua sendo indispensável.

 

O soro fisiológico acaba com as rugas?

Infelizmente, não. O soro fisiológico não tem resultados muito eficientes na prevenção das rugas, pois ele não tem a capacidade de estimular a produção de colágeno e não protege a pele dos efeitos externos causadores do envelhecimento.

Além disso, o soro fisiológico também não apresenta resultados relevantes no tratamento das rugas que já existem. Isso porque ele não tem o mesmo poder do Botox, que consegue paralisar os músculos que causam as rugas, e também não é capaz de penetrar nos sulcos mais profundos, como o bigode chinês, para preenchê-los como se fosse o ácido hialurônico.

 

Então eu devo jogar meu soro fisiológico fora?

Não! Você não precisa jogar seu soro fisiológico fora, mas você pode utilizá-lo de forma a obter o maior benefício possível. Para isso, a recomendação é aplicá-lo durante a limpeza da pele. Lave o rosto com água e sabonete apropriado e, na hora de enxaguar, substitua a água pelo soro fisiológico. Em seguida, aplique seu hidratante de costume e não se esqueça do protetor solar.

Nesse caso, o soro ajuda a prevenir irritações causadas pela composição da água da torneira, principalmente quando ela tem muito cloro.

Outro uso interessante do soro fisiológico é aplicá-lo gelado com chumaços de algodão: a baixa temperatura contrai os vasos, reduzindo a vermelhidão da pele e ajudando a suavizar as olheiras.

 

Dicas fáceis para evitar rugas e linhas de expressão

Bom, se o soro fisiológico não dá tanto resultado assim para evitar as rugas, existe alguma dica que eu posso seguir e que seja mais eficiente? Claro que existe! Anote:

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais ajuda a conservar a saúda da pele, enquanto o excesso de gorduras e açúcar causam danos celulares que aceleram o envelhecimento;

Use protetor solar

O sol é uma das maiores causas do envelhecimento, pois a radiação ultravioleta danifica nosso DNA. Por isso, é preciso aplicar o filtro solar diariamente, mesmo no inverno e em dias nublados;

Fique longe do cigarro

O hábito de fumar é muito prejudicial para a nossa saúde e para a nossa pele também. Para começar, o calor da chama e a fumaça deixam nossa pele mais flácida. Além disso, o cigarro deixa a pele amarelada e favorece o surgimento de rugas, principalmente ao redor da boca;

Não abuse do álcool

O álcool altera o funcionamento das enzimas e favorece a formação de radicais livres, que destroem o colágeno e causam danos celulares;

Faça reposição de colágeno

A partir dos 30 anos, é importante fazer reposição do colágeno, substância responsável pela elasticidade e a firmeza da pele.

Essas são apenas algumas dicas básicas para você cuidar da sua pele e da sua saúde. Antes de escolher um produto ou um procedimento estético, sempre faça uma consulta com um médico especialista na área para que ele indique as melhores opções para o seu caso.

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Eloa disse:

    Como aos 57 anos posso fazer uma boa reposição de colageno .Sempre cuido de minha pele da melhor maneira possível.