Rugas dinâmicas: você sabe o que é?

Mulher jovem sorrindo

Saiba como as rugas dinâmicas se formam e como elas podem ser evitadas com o Botox!

As rugas são os sinais naturais de envelhecimento facial. Mesmo com cuidados constantes não é possível preveni-las totalmente devido à ação das rugas dinâmicas.

Em geral, as rugas são resultado da diminuição da produção de colágeno, que sustenta a pele, de elastina, que dá elasticidade à pele, e ácido hialurônico, responsável pelo preenchimento e volume.

Além da redução dessas substâncias benéficas à pele, as rugas também decorrem dos movimentos faciais naturais, como sorrir, concentrar-se, chorar, falar etc.

A seguir saiba o que são as rugas dinâmicas, quais as formas de preveni-las e também os tratamentos mais recomendados.

O que são as rugas dinâmicas?

Sabe os movimentos musculares da face normais que fazem a pele ficar enrugada? Eles são os responsáveis pelas rugas chamadas de dinâmicas.

Elas ocorrem quando fazemos algum movimento com a face, como ao sorrir, franzir a testa, ficar com raiva. Esses movimentos involuntários dos músculos afetam a pele.

As rugas dinâmicas, portanto, são aquelas que aparecem com o movimento facial, não ocorrendo quando a expressão facial é neutra. Algumas das mais conhecidas são:

  • rugas da testa: visíveis nas demonstrações de surpresa ou raiva, quando as sobrancelhas são elevadas;
  • vincos entre as sobrancelhas: chamados de rugas globulares são aquelas entre os olhos que ficam evidentes quando a expressão é de concentração ou braveza;
  • rugas nasais: surgem quando fazemos uma careta relacionada ao mau cheiro;
  • pés-de-galinha: talvez as mais conhecidas, aparecem nos cantos dos olhos devido ao sorriso ou quando fechamos os olhos com intensidade.

Portanto, outro nome das rugas dinâmicas é “rugas de expressão”, pois elas estão sempre associadas a um tipo de movimento facial.

Quais as diferenças com as rugas estáticas?

Muitas pessoas acreditam que as rugas são sempre iguais, o que não é verdade. Elas também podem ser estáticas, mas o que isso significa?

As rugas estáticas ocorrem quando as rugas dinâmicas tornam-se permanentes. Elas surgem devido à repetição de movimentos faciais, mas também são influenciadas pelo envelhecimento da pele – e diminuição das substâncias necessárias à pele.

Além disso, também há influência de fatores externos, como exposição solar sem proteção, tabaco, poluição etc.

Sabe quando mesmo sem movimentar a face os pés-de-galinha já ficam sempre aparentes? É porque eles passaram de rugas dinâmicas para estáticas. Nesse nível, o tratamento também é mais complicado.

Homem sorrindo com rugas dinâmicas

Como prevenir esse problema?

É difícil evitar as rugas dinâmicas, pois elas fazem parte do dia a dia e estão associadas com algo muito natural que são as expressões faciais. Isso não quer dizer que não é possível minimizar os efeitos.

Uma opção clássica é controlar os próprios movimentos faciais. Alguém que sorri muito, por exemplo, terá mais rugas que alguém com expressão mais séria. Um meio termo para não parar de sorrir é evitar contrair muito os músculos da face.

Além disso, as massagens faciais também são benéficas, pois estimulam a circulação de sangue, melhorando a renovação dos nutrientes e oxigenação na face.

Apesar de não ser possível evitar as rugas dinâmicas é viável adotar boas práticas que evitam que elas tornem-se rugas estáticas, como:

  • usar protetor solar diariamente;
  • alimentar-se bem, preferencialmente com opções naturais e frescas;
  • diminuir o estresse no dia a dia;
  • realizar atividades físicas;
  • ter noites satisfatórias de sono;
  • evitar hábitos como o tabaco e álcool em excesso.

Manter cuidados diários também é importante, pois minimiza os efeitos dos radicais livres na pele, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento.

Quais os benefícios da toxina botulínica no tratamento de rugas dinâmicas?

Mas existe um tratamento para rugas específico e eficaz ? SIM!

A aplicação de toxina botulínica, conhecido popularmente como Botox, é um tratamento voltado para a prevenção das rugas dinâmicas e, consequentemente, das rugas estáticas.

A substância funciona como um neutralizador neuromuscular. Dessa forma, os sinais enviados do cérebro para contração não são recebidos pelo músculo, fazendo com que o movimento não ocorra.

Portanto, a toxina botulínica, quando aplicada em pequenas quantidades em pontos específicos, ajuda a promover uma paralisia controlada dos músculos.

É essencial que a aplicação da substância seja realizada por um cirurgião plástico de confiança e após profunda análise da face. A identificação dos pontos corretos de aplicação é fundamental para obter resultados satisfatórios com a técnica.

Por exemplo, para minimizar as linhas de expressão decorrentes do sorriso a aplicação deve ser feita na região dos olhos, onde ficam os pés-de-galinha, e não próximo aos lábios.

O Botox ajuda tanto a prevenir as rugas como amenizar as existentes, mas não surte efeito com as rugas estáticas, pois nesse caso a pele enrugada não depende da movimentação do músculo.

Devido aos efeitos preventivos da toxina botulínica ela pode começar a ser aplicada por volta dos 30 anos. Os resultados, no entanto, são temporários, pois a substância é absorvida pelo organismo entre 4 e 6 meses.

Muitas pessoas tem receio de ficar com uma face artificial com a aplicação. Essa ocorrência é evitada quando se procura um profissional de confiança para realização da técnica.

Agora que você já sabe o que são as rugas dinâmicas e como evitá-las, agende uma consulta para avaliar se o tratamento é o mais recomendado para o seu caso!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).