Menu

05 Dicas Incríveis Para Retardar o Envelhecimento da Pele!

Alguns cuidados no dia a dia aliados às novidades da medicina estética são excelentes armas para combater o envelhecimento da pele

Além da passagem do tempo, outros fatores interferem no envelhecimento da pele: se sua cidade é muito chuvosa ou muito ensolarada, se sua rotina é atribulada ou você vive uma vida tranquila, se você é negra, branca, morena ou loira, se você fuma ou não…  

Algumas peles são mais resistentes e levam mais tempo para sentir o efeito da idade, outras já sentem desde cedo. Em qualquer lugar do mundo, a idade chega para todas as pessoas com aquelas rugas de preocupação ou manchas de exposição ao sol, por exemplo.

Mas é possível retardar o processo de envelhecimento cutâneo e receber as mudanças da passagem dos anos de uma forma mais saudável. Para isso, é preciso incluir alguns hábitos no nosso dia a dia que também vão fazer você se sentir mais disposta e confiante:

  1. Cuide da sua alimentação

Alguns dos fatores de envelhecimento são consequências de nossa atitude para com nosso próprio corpo. Ele reage ao que não faz bem, então procure conhecer seu corpo e entender o seu metabolismo (você pode fazer isso com um exame de bioimpedância, por exemplo).

Faça um acompanhamento com uma nutricionista ou endocrinologista. Se não estiver disposta a ir tão fundo no processo de análise, apenas monitore você mesma para seguir um estilo saudável de alimentação com todas aquelas dicas que nós já conhecemos.

Afinal de contas, alimentos ricos em gorduras e açúcares e as bebidas alcóolicas não apenas prejudicam nossa saúde, mas também contribuem para a degradação do colágeno e a ação dos radicais livres, favorecendo as rugas e a flacidez.

Entenda melhor sobre qual é o momento em que a pele começa a envelhecer. Procure consumir alimentos saudáveis e sem conservantes. Faça seus sucos naturais ou seu próprio molho de tomate, por exemplo. E não se esqueça de se manter hidratada: água é vida, traz incontáveis benefícios a sua pele e ao seu corpo e faz parte da sua rotina de alimentação.

  1. Evite o estresse

Parece impossível no nosso mundo atual evitar se preocupar e se estressar com tudo o que temos que fazer ou deixamos de fazer. Porém, é muito importante saber separar o que é necessário daquilo que só suga nossas energias através da preocupação e ansiedade.

Um excelente exercício, já provado cientificamente, é a meditação. Existem várias linhas que você pode seguir, como a budista, a hindu, meditação guiada, entre outras. Indiretamente fará um bem enorme e será um bom processo de desaceleração do envelhecimento da pele.

É natural ter dificuldade de se concentrar no início, e a meditação guiada pode ser de grande ajuda aos iniciantes. Essa prática acalmará sua mente e trará mais serenidade para tomar suas decisões com mais discernimento e menos estresse, evitando as rugas de preocupação.

 

  1. Proteja e hidrate a sua pele

Esse não é nenhum mistério e nem precisa de muita explicação, não é mesmo? Usar o protetor solar diariamente é praticamente uma obrigação tanto para manter a beleza quanto a saúde da pele – e ele deve ser usado mesmo nos dias nublados e dentro de casa.

Existe uma variedade de produtos no mercado para peles oleosas ou secas e com diferentes fatores de proteção. Se você ainda não conhece um filtro que seja ideal para a sua pele, seu cirurgião plástico ou dermatologista podem ajudar nessa escolha. 

A pele funciona como um escudo de dentro pra fora e de fora pra dentro, e ela precisa receber sua hidratação nessas duas vias. Por isso, além de beber muita água, é importante usar um bom creme hidratante para impedir a perda da umidade, que acentua as rugas. Inclusive, saiba como a limpeza de pele pode transformar nossa pele.

  1. Faça exercícios faciais

Você já sabe que deve ter uma rotina de exercícios físicos para evitar o sedentarismo, o acúmulo de peso e uma série de doenças. Todos esses exercícios são bem-vindos e nos dão mais energia e disposição para o dia a dia.

Porém, não podemos nos esquecer dos exercícios para o rosto. Afinal, essa região do corpo também tem músculos sob a pele, e eles precisam ser trabalhados para que se mantenham firmes e funcionais.

A conhecida ginástica facial pode parecer um monte de caretas, mas cada movimento é útil para fortalecer determinados músculos do rosto e do pescoço, que também sofre os efeitos da passagem do tempo e compromete a aparência.

Se você não sabe como começar, uma boa dica é seguir o passo a passo deste vídeo:

  1. Recorra aos tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos vieram para revolucionar o cuidado da nossa pele: são procedimentos capazes de renovar o aspecto de uma pele com sinais do envelhecimento, como manchas, cicatrizes de acne, rugas e flacidez.

Existe hoje uma gama de procedimentos estéticos para cada necessidade. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Botox: trata as rugas dinâmicas, como os pés de galinha e linhas da testa por meio da injeção da toxina botulínica para paralisar temporariamente o músculo responsável por tracionar a pele e formar a ruga;

  • Preenchimento facial: trata rugas permanentes como o bigode chinês, repõe o volume da bochecha e dos lábios e melhora a aparência das olheiras profundas por meio da injeção de ácido hialurônico;

  • Peelings: tratam rugas, flacidez, manchas, acne e suas cicatrizes por meio da descamação das camadas superficiais da pele provocada pelo uso de ácidos, substâncias abrasivas (dermoabrasão e peeling de cristal) e laser; tire suas dúvidas sobre o peeling.

  • Laser fracionado de CO2: trata a flacidez, uniformiza a cor da pele, reduz os poros abertos e suaviza cicatrizes de acne. Sua ação acontece pela destruição das células envelhecidas, que serão substituídas por células novas;

  • Microagulhamento: promove o tratamento das rugas, cicatrizes de acne, poros abertos e melasmas. As migroagulhas provocam uma cicatrização de reparo da pele e permitem que os ativos penetrem mais fundo (Drug Delivery).

O envelhecimento da pele é uma consequência natural da passagem do tempo. Porém, seguindo essas dicas, esse processo vai acontecer de forma mais lenta e harmoniosa, conservando a beleza e a saúde do rosto e deixando você mais confiante e feliz.

Qual procedimento você se interessou mais? Deixe nos comentários!

  • 15
    Shares