Saiba como surgem as rugas e o que fazer para preveni-las

Homem segurando o queixo olhando para a câmera

É possível prevenir rugas por meio de cuidados diários e tratamentos específicos

Muitas pessoas pesquisam como evitar rugas na esperança que existam métodos que possam prevenir totalmente essas linhas e depressões faciais causadas pelo envelhecimento.

Portanto, vamos esclarecer: não é possível evitar totalmente as rugas, mas existem soluções que permitem amenizá-las ou retardar o aparecimento.

A seguir saiba como evitar rugas, mas também como elas surgem e quais os fatores que podem intensificar esse problema.

Como as rugas surgem?

As rugas surgem devido ao processo natural de envelhecimento e podem ser intensificadas devido aos fatores externos, como luz solar, alimentação etc.

No entanto, o fator mais determinante no surgimento das rugas é o próprio envelhecimento, com destaque para as contrações da musculatura facial que resultam nas chamadas linhas de expressão.

Assim, os movimentos contínuos e repetitivos da musculatura facial levam naturalmente a formação de rugas. Elas podem ser intensificadas por outros fatores, como a exposição solar, de forma que sejam mais aparentes em regiões como face, pescoço, mãos e braços.

Existem classificações para identificar o grau de envelhecimento que impactam no surgimento das rugas. A escala de Glogau, por exemplo, inclui:

  • tipo 1: sem rugas;
  • tipo 2: com rugas dinâmicas que se formam conforme haja a movimentação das expressões faciais;
  • tipo 3: rugas de repouso, quando mesmo sem a movimentação a ruga fica evidente;
  • tipo 4: quando as rugas estão em toda face independente da expressão facial.

Após entender como as rugas se formam é importante conhecer quais os fatores de risco associados ao surgimento delas.

Quais as causas das rugas?

Lembre-se que a formação das rugas consiste em um processo natural devido à movimentação da musculatura facial, no entanto, existem diversos fatores que podem intensificar as rugas. Conheça os principais a seguir!

Tabagismo

Além de todos os problemas de saúde, o tabaco é um dos principais vilões no que se refere à estética facial. Ele reduz a oxigenação na pele, tornando-a amarelada e opaca.

Outra consequência são distúrbios no metabolismo que aceleram a perda de colágeno, responsável pela elasticidade da pele, intensificando a flacidez.

Por fim, o movimento facial para fumar gera rugas ao redor dos lábios e também dos olhos, marca chamada de código de barras devido à concentração dos sinais.

Exposição solar

A exposição ao sol sem uso de protetor solar está entre os fatores mais prejudiciais à jovialidade da pele.

A radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele que fica mais exposta, processo que é ainda mais intenso em peles claras.

Além disso, a exposição solar também está associada aos casos de câncer de pele, exigindo proteção adequada durante toda a vida.

Exposição à poluição

Os gases nocivos presentes no ar poluído geram toxinas que são absorvidas pela pele e intensificam as reações de oxidação e formação de radicais livres prejudiciais à aparência.

Apesar de ser um processo natural, a oxidação natural é mais lenta e gradual, no entanto, a aceleração dela faz com que as células envelheçam mais rapidamente.

Alimentação inadequada

A alimentação inadequada também está relacionada ao surgimento e intensificação das rugas, principalmente as gorduras e açúcares.

No caso do açúcar ele se conecta as proteínas da pele, incluindo o colágeno, e as deixam rígidas, perdendo a propriedade de elasticidade da pele e favorecendo a formação de rugas.

Já a gordura, quando ingerida em excesso, forma bolsões no tecido adiposo, resultando em gordura localizada e celulite.

Apesar dos diferentes fatores que impactam negativamente a pele é possível adotar uma rotina mais saudável para evitar as rugas.

Como evitar rugas?

Mulher jovem

Sabe o que dizem de que a beleza exterior reflete a interior? Podemos tomar isso como verdade do caso da estética. Hábitos saudáveis garantem uma pele mais bonita e jovem.

Confira algumas dicas de como evitar rugas e melhorar a aparência da pele ao retardar os efeitos do envelhecimento.

Beber muita água

A hidratação é a dica de ouro quando a questão é combater o envelhecimento facial. A falta de água causa o ressecamento da pele, deixando-a opaca e sem vida.

Além da aparência, a água também influencia a saúde da pele ao ajudar na eliminação de toxinas, firmeza, hidratação e sustentação.

O consumo adequado de água é individual. O indicado é 35ml para cada kg. Por exemplo, uma pessoa de 50kg deve beber 1,750 litros de água por dia, o que corresponde a 9 copos.

Alimentar-se corretamente

Como afirmamos, uma alimentação com excesso de açúcar e gordura terá consequências ruins à pele. Assim, uma dieta balanceada é fundamental para garantir mais saúde e beleza.

Priorize uma alimentação rica em alimentos naturais como legumes, frutas e vegetais. Evite as opções processadas, com muito sódio, conservantes ou gorduras trans.

A indicação é consumir mais alimentos ricos em vitamina C, betacaroteno e licopeno, pois eles contêm antioxidantes que retardam o envelhecimento facial precoce.

Manter hábitos saudáveis

Praticar atividades físicas está diretamente relacionado a ter uma pele bonita. Os exercícios contribuem à circulação sanguínea, melhora o metabolismo, reduz o estresse e melhora o sono.

Ter uma rotina de cuidados

Adotar uma rotina de cuidados com a pele também contribui para retardar o envelhecimento e prevenir as rugas. Entre as dicas estão:

  • retirar toda a maquiagem antes de dormir;
  • limpar e hidratar a pele;
  • usar protetor solar diariamente;
  • realizar cuidados estéticos profissionais, como limpeza de pele e hidratação profunda.

Alguns tratamentos pouco invasivos também ajudam a combater as rugas como a toxina botulínica (Botox) e o preenchimento facial com ácido hialurônico. Essas técnicas devem ser realizadas por um cirurgião plástico de confiança.

Portanto, existem diversas formas de como evitar rugas, tanto nos cuidados diários como por meio de tratamentos específicos. Na clínica da Dra. Luciana Pepino, é possível encontrar esse e outros procedimentos estéticos que são grandes aliados da prevenção!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).