Veja qual é o melhor tratamento para rugas profundas

mulher de touca para realizar procedimento estético no rosto

Você sabia que o Botox não é indicado para tratar todos os tipos de rugas? Conheça as opções que eliminam os sulcos mais profundos e fique ainda mais jovem e bonita!

Quando o assunto é tratar as rugas, a primeira opção que nos vem à mente é o Botox, certo? Porém, a toxina botulínica não resolve os tipos de marca do envelhecimento. Por isso, hoje nós vamos conversar sobre o melhor tratamento para rugas profundas.

Sabe aquele vinco que surge entre a lateral das narinas e o cantinho da boca? Que nos deixa com cara de marionete e fica ainda mais visível quando sorrimos? Então, esse é o bigode chinês, um desses sulcos que não podem ser tratados com Botox.

Isso acontece porque a toxina botulínica age paralisando os músculos que tracionam a pele e formam as rugas de expressão. Contudo, o bigode chinês é um exemplo de ruga profunda e permanente, que não depende da movimentação muscular.

Melhor tratamento para rugas profundas: conheça as opções

O fato de não responder muito bem ao tratamento com Botox não quer dizer que não haja outras opções para suavizar esses sulcos profundos. Na verdade, existe mais de um procedimento estético específico para essas marcas. Conheça os principais:

  1. Preenchimento facial

Se não for exatamente o melhor tratamento para rugas profundas, o preenchimento facial com ácido hialurônico certamente é o tratamento mais conhecido para esse tipo de sulco.

Esse procedimento é feito por meio da injeção do ácido hialurônico direto nas rugas mais profundas, com o objetivo de preencher o sulco e corrigir o desnivelamento, deixando a superfície equilibrada com a pele ao seu redor.

Uma grande vantagem desse tratamento é que o ácido hialurônico é uma substância que existe naturalmente em nosso organismo. Embora seja usado em versão sintética, ele é muito bem aceito e oferece baixíssimo risco de reações adversas.

Além disso, o ácido hialurônico é uma substância que atrai o conteúdo de água, deixando a região mais hidratada. Ainda, ele é capaz de estimular a atividade dos fibroblastos, as células produtoras de colágeno, prevenindo novas rugas ao aumentar o tônus da pele.

Porém, como o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo, os efeitos do preenchimento facial duram cerca de 18 a 24 meses, sendo necessário repetir o tratamento para manter os resultados. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o colágeno!

mulher fazendo preenchimento facial
fonte: pinterest
  1. Radiesse: um preenchimento com duração maior

Dentro do tema do melhor tratamento para rugas profundas, também existe o Radiesse, uma técnica mais recente que funciona de modo similar ao preenchimento facial mais tradicional – mas não totalmente igual.

O Radiesse consiste na aplicação de um gel preenchedor constituído por micropartículas de hidróxido de apatita, uma substância que também ocorre naturalmente no nosso corpo. Assim, esse tratamento também oferece pouco risco de causar reações adversas.

As vantagens do Radiesse são que, além de o gel não se deslocar do local onde foi injetado, seus efeitos são mais duradouros do que os resultados do preenchimento facial. Assim, a necessidade de fazer novas sessões é menos frequente.

Ainda, a substância utilizada no tratamento Radiesse tem um pH mais próximo ao da pele. Em consequência, a aplicação causa menos desconfortos como vermelhidão, inchaço e ardência logo após a sessão.

Assim, embora o preenchimento facial não exija um afastamento das atividades do dia a dia, o Radiesse pode ser uma opção mais interessante para quem precisa voltar ao trabalho logo em seguida ou tem um evento social pouco tempo depois da aplicação.

Vale destacar, porém, que os incômodos depois da sessão variam de pessoa para pessoa. Em todo caso, eles são apenas temporários.

Não deixe de ver – Como o ácido hialurônico ajuda no rejuvenescimento facial? Confira!

  1. Ellansé: uma novidade para o tratamento de rugas profundas

Outra possibilidade para tratar os sulcos profundos que não respondem ao Botox é o Ellansé, uma técnica mais recente em relação ao preenchimento facial e que também funciona de modo semelhante a esse procedimento.

No caso do Ellansé, quem faz a função de substância preenchedora é um gel de carboximetilcelulose, uma substância muito comum em produtos cosméticos e conhecidamente segura para o organismo, que raramente causa efeitos adversos.

Esse gel também contem microesferas de um polímero que é absorvido pelo organismo (chamado policaprolactona), de modo que as alergias, irritações e demais complicações são pouco frequentes.

profissional aplicando botox no rosto de paciente

Ao ser injetado diretamente nas rugas profundas, o Ellansé também promove o nivelamento desse sulco com o restante do tecido ao seu redor, de forma a acabar com o vinco.

Além disso, a substância injetada também estimula a produção de colágeno, oferecendo um efeito secundário de combate ao rejuvenescimento de forma natural e gradual, pois a proteína que dá sustentação e firmeza à pele leva cerca de dois meses para maturar.

Porém, a principal vantagem do Ellansé é que ele oferece diferentes alternativas de duração, com resultados que podem persistir por 1, 2, 3 ou 4 anos, conforme a versão do produto utilizada. Saiba mais sobre as indicações do Ellansé.

Assim, quem tem dúvidas sobre o resultado do tratamento pode optar pelas versões com tempo de duração menor. Por sua vez, as pessoas que já conhecem os efeitos podem escolher a versão de 4 anos, sendo o melhor tratamento para rugas profundas nesse caso.

Embora o preenchimento facial, o Radiesse e o Ellansé sejam procedimentos estéticos relativamente simples quando comparados a uma cirurgia plástica, eles devem ser por profissionais especializados e seguindo todas as medidas de segurança.

Por isso, é sempre necessário ter o acompanhamento médico na escolha e na realização do tratamento. Agende sua avaliação com a Dra. Luciana Pepino para descobrir qual deles é a melhor opção para você!

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp