11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Quando iniciar os cuidados de prevenção a rugas?

Saiba qual o momento ideal para começar a cuidar da sua pele para retardar os sinais do envelhecimento 

Tão temida pelas mulheres, as rugas e linhas de expressões podem surgir sem que percebamos e quando nos damos conta, já estão lá, fazendo parte da composição do nosso rosto. 

Embora seja um processo natural da pele, muitas pessoas buscam alternativas sobre como prevenir rugas, encontrando na maioria das vezes indicações de procedimentos estéticos e cuidados ainda na juventude. 

No entanto, pouco se fala sobre qual o melhor momento para iniciar esses tratamentos, visando não só a combate à condição, mas também a prevenção do envelhecimento da pele. 

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas para te ajudar nessa questão. Confira!

Principais causas das rugas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as rugas não se dão somente pelo envelhecimento da pele. 

Na verdade, a exposição solar sem proteção, a falta de cuidados com o rosto e até mesmo a alimentação inadequada, estresse ou poluição podem estar associadas ao seu surgimento.

Além disso, a contração muscular exagerada, o ressecamento da pele, a reabsorção óssea e a perda de gordura do tecido celular subcutâneo também podem favorecer o surgimento das marquinhas. 

Quando iniciar os cuidados de prevenção?

Para retardar o envelhecimento da pele ou ainda garantir que não ocorra o chamado envelhecimento precoce, o mais indicado é que os cuidados se iniciem ainda com a pele jovem. 

Embora não exista uma idade pré-determinada para que isso aconteça, é importante estar atenta aos sinais que o seu rosto pode dar. Normalmente, mulheres a partir de 25 anos tendem adotar cuidados mais específicos para a condição. 

Saiba quando iniciar a prevenção de rugas

Como cuidar da pele? 

O primeiro passo para ter uma pele mais saudável e prevenir as rugas e linhas de expressão é melhorar os hábitos alimentares. 

O cuidado deve começar de fora para dentro, uma vez que com uma alimentação balanceada, a ingestão de uma boa quantidade de água diária é possível notar uma boa diferença na pele. 

Além disso, alguns produtos devem ser incorporados no dia a dia, como uma boa rotina de skincare para favorecer a prevenção:

  • O uso de protetor solar ao menos 2 vezes ao dia, reaplicando o produto se necessário; 
  • Dermocosméticos antioxidantes (com vitamina C) para combater os radicais livres provenientes da poluição e da radiação solar;
  • Higienização correta da derme com os produtos indicados para o seu tipo de pele, a fim de remover os resíduos de produtos e também sujeiras acumuladas durante o dia.

Tratamentos estéticos que ajudam na prevenção

Além das recomendações diárias, também é possível apostar nos tratamentos estéticos como forma de prevenção e combate às rugas e linhas de expressão. 

Dentre os procedimentos com melhores resultados, podemos destacar o botox, que diminui a contração excessiva do músculo em áreas que não são desejadas, e os preenchimentos, que completam áreas deprimidas do rosto e ajudam na formação de colágeno na pele.

No entanto, para saber qual a técnica mais adequada para o seu caso, é importante consultar um cirurgião plástico de confiança. Só ele poderá indicar os procedimentos e cuidados que trarão melhores resultados no seu rosto.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*