Rugas nunca mais: como evitar o envelhecimento da pele?

Mulher prevenindo o envelhecimento da pele

Envelhecimento cutâneo pode ser prevenido com cuidados diários e tratamentos profissionais. Saiba mais! 

Os cuidados contra o envelhecimento da pele devem ser iniciados cedo para evitar tanto os efeitos naturais da passagem dos anos como também práticas que podem causar danos cutâneos precocemente.

É importante saber que nenhum tipo de cuidado ou produto barra o envelhecimento cutâneo, no entanto, é possível minimizá-lo com uma vida mais saudável.

Elas são particularmente importantes para pacientes com tendência genética ao envelhecimento da pele. Saiba mais a seguir!

6 dicas para evitar o envelhecimento da pele

O envelhecimento cutâneo é mais evidente em locais de maior exposição, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos. Dessa forma, os cuidados devem ser tanto de fora para dentro, como usando hidratantes, como de dentro para fora, como com a alimentação.

A seguir confira 6 dicas para prevenir o envelhecimento da pele e reduzir as rugas em todas as idades!

1. Hábitos saudáveis

A manutenção de hábitos saudáveis está entre as principais aliadas da estética para homens e mulheres e também afeta a qualidade de vida. Entre os costumes mais prejudiciais a saúde da pele destacam-se:

  • uso de tabaco, que interfere diretamente na produção de colágeno e presença de radicais livres no organismo e na pele;
  • consumo excessivo de bebida alcoólica, principalmente devido à desidratação do organismo;
  • ter uma rotina muito estressante;
  • não realizar exercícios físicos com uma frequência semanal;
  • ter problemas com insônia, tanto para iniciar o sono como também um sono não-reparador.

Evitar esses hábitos ou procurar ajuda médica em casos mais difíceis, como no vício em tabaco e em quadros de apneia, é fundamental para aumentar a qualidade de vida e reduzir os danos diários causados à saúde cutânea.

2. Protetor solar

Um dos principais vilões para a pele é a exposição solar. A radiação solar altera a estrutura das células causando danos irreparáveis à saúde, elasticidade e aparência da pele.

De fato, a exposição solar é a principal responsável pelo envelhecimento da pele prematuramente. Dessa forma, o uso diário do protetor solar está entre os principais cuidados estéticos que podem ser adotados.

Um aspecto importante é que o protetor solar deve ser usado inclusive em ambientes internos, pois a luz branca de telas e lâmpadas também é prejudicial.

Evitar envelhecimento da pele

3. Cuidados diários

Uma das principais recomendações para ter uma pele mais bonita, jovial e saudável é adotar uma rotina diária de cuidados.

A higienização adequada da pele é fundamental para deixá-la com aspecto saudável, remover as impurezas, reduzir a oleosidade e minimizar o surgimento de cravos e espinhas.

O passo seguinte é a tonificação que tem como objetivo reestabelecer o ph da pele que pode ser alterado devido à poluição, maquiagem e sabonetes. O tônico evita a obstrução dos poros e melhora a penetração de cremes de tratamento.

Por fim, a pele deve ser hidratada para reestabelecer o nível adequado de oleosidade e combater o ressecamento que pode aumentar com a idade e causar manchas.

Lembre-se sempre que é fundamental remover toda a maquiagem à noite e nunca dormir com esses produtos. A rotina de cuidados pode ser realizada pela manhã e antes de dormir.

4. Reeducação alimentar

A saúde da pele depende diretamente da dieta adotada. Além do consumo adequado de água é importante investir em alimentos naturais, evitando gorduras, açúcares e sal.

Deve-se investir em nutrientes antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, isoflavonas e resveratrol. Eles são encontrados em alimentos como legumes, verduras e frutas.

O ideal é incluir opções como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela na reeducação alimentar, além de diversificar as opções e comer em pequenas porções.

5. Cremes anti-idade

A escolha do hidratante ou do creme anti-idade deve ser realizada de acordo com o tipo de pele. Ainda assim, algumas boas opções incluem os retinóides tópicos com vitamina A.

Para acelerar a renovação celular e a produção de colágeno podem ser usados ácidos noturnos, como o glicólico ou hialurônico, que são antioxidantes e previnem o envelhecimento celular.

6. Tratamentos profissionais

A paciente também pode avaliar a realização de tratamentos profissionais que combatem o envelhecimento da pele, como limpeza de pele e hidratação profunda.

Além disso, a aplicação de toxina botulínica (Botox) também é uma opção para quem deseja amenizar os sinais do envelhecimento decorrentes das linhas de expressão da face.

Outros tratamentos como lifiting com fios de CO2 e Sculptra melhoram a produção de colágeno, o que também proporciona uma face mais rejuvenescida e firme.

Portanto, existem diversas formas de combater o envelhecimento da pele, tanto com cuidados diários como com assistência especializada.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp