Menu

Principais cuidados para pós operatório de mamoplastia!

Usar o sutiã pós-cirúrgico, não dirigir por 20 dias e suspender os exercícios físicos por 1 a 2 meses: saiba mais sobre estes e outros cuidados para garantir uma boa recuperação.

Uma cirurgia plástica depende de uma série de fatores para que os resultados esperados sejam atingidos, e vários deles acontecem depois que o paciente sai do hospital. Por isso, nosso assunto de hoje são os cuidados da mamoplastia pós operatório.

Seja uma mamoplastia de aumento com prótese de silicone ou uma mamoplastia de redução, ter uma boa cicatrização necessita não apenas da perícia do cirurgião plástico, mas também de como as orientações dele são seguidas no período de recuperação.

Por isso, se você está planejando fazer uma dessas cirurgias, vale a pena saber o que esperar desse período.

Mamoplastia pós operatório: conheça os principais cuidados

O período de recuperação de uma mamoplastia não costuma causar muitas dores, e os desconfortos podem ser aliviados com analgésicos simples prescritos pelo médico.

Porém, isso não significa que as pacientes não precisem seguir alguns cuidados nesse período. Na verdade, um bom resultado dessa cirurgia plástica depende muito da atitude da paciente no pós-operatório, então confira os principais cuidados que você deve seguir:

  1. Restringir a movimentação dos braços

Movimentar os braços acaba exigindo muito da musculatura peitoral. Por isso, deve-se evitar movimentos bruscos com os membros superiores, de modo a não forçar demais a região recém-operada por 30 dias.

Além disso, os braços não devem ser erguidos acima da linha dos ombros, o que também pode causar dores ou até mesmo provocar a deiscência (abertura dos pontos).

mamoplastia pós operatório
  1. Fazer repouso e não dirigir

Qualquer cirurgia representa uma espécie de agressão ao corpo, e ele precisa de descanso para se recuperar e regenerar seus tecidos. Dessa forma, na mamoplastia pós operatório a paciente deve fazer repouso em casa por cerca 5 a 7 dias.

As atividades do dia a dia devem ser retomadas aos poucos, sendo que é necessário aguardar pelo menos 15 a 20 dias para voltar a dirigir, de modo a evitar complicações.

Veja também – Planeje sua cirurgia de prótese de silicone.

  1. Suspender as atividades físicas

Os exercícios físicos são essenciais para a manutenção de uma boa saúde e de uma silhueta bonita, porém, na recuperação da mamoplastia, eles devem ser suspensos por algum tempo.

Dessa forma, as atividades físicas mais leves só devem ser retomadas depois de 30 dias, enquanto a musculação precisa aguardar pelo menos 60. Ao retornar para o treino, é importante fazer isso de forma gradual, para ir “experimentando” o corpo.

  1. Usar somente o sutiã pós-cirúrgico no primeiro mês

Por pelo menos 30 dias, a paciente deverá utilizar somente o sutiã pós-cirúrgico, mas o médico poderá indicar o seu uso por mais tempo. Essa peça é feita especialmente para a mamoplastia pós operatório, não tem a armação de metal e é hipoalergênica.

Contudo, a principal característica do sutiã pós-cirúrgico é que ele oferece um suporte maior às mamas, de modo a manter a pele e os demais tecidos em suas novas posições. Assim, ele facilita a cicatrização e evita complicações no período de recuperação.

  1. Fazer a troca do micropore conforme orientação médica

Ao sair da sala cirurgia, a paciente estará usando curativos que serão removidos após 24 horas. Depois disso, ela passará a usar o micropore nos locais onde foram feitas as incisões com o objetivo de proporcionar uma maior qualidade na cicatrização.

Esse micropore deve ser trocado todos os dias após o banho e a higienização do local operado, sempre seguindo as orientações médicas.

Não deixe de ver – Mamoplastia redutora: entenda como esse procedimento pode te ajudar!

  1. Dormir de barriga para cima por pelo menos 45 dias

Para evitar dores ou o deslocamento dos tecidos que ainda estão se adaptando às suas novas posições, é muito importante dormir de barriga para cima por pelo menos 45 dias, ou pelo período indicado pelo seu cirurgião.

Assim, você evitará causar uma pressão excessiva na região operada, o que pode causar dores ou lesionar o local, que estará mais sensibilizado.

Para aumentar seu conforto, recomenda-se dormir com dois travesseiros para deixar o tronco mais elevado ou com almofadas especiais em formato de triângulo.

  1. Fazer sessões de drenagem linfática

Outro cuidado na mamoplastia pós operatório é realizar sessões de drenagem linfática assim que liberado pelo médico (em cerca de 5 a 7 dias depois da cirurgia), de modo a promover a reabsorção e a eliminação dos líquidos em excesso.

Dessa forma, esta técnica de massagem ajuda a reduzir o inchaço e a evitar o seroma (acúmulo de líquidos na região da cicatriz). Por se tratar de um período de recuperação de cirurgia, os movimentos devem ser leves – por isso, sempre faça as sessões com um especialista.

mamoplastia pós operatório

Aproveite para conhecer os outros benefícios que a drenagem linfática oferece para você.

  1. Proteger a região da exposição solar

Enquanto houver inchaço e hematomas na região operada, a paciente deve evitar a exposição solar, pois a radiação pode provocar marcas permanentes. Dessa forma, o ideal é esperar a liberação médica para ir à praia ou à piscina.

Enquanto isso, utilize protetor solar, mantenha a região coberta e evite ficar no sol, pois a radiação pode atravessar alguns tecidos e causar prejuízos à pele recém-operada.

  1. Comparecer às consultas de retorno

Depois que você ganhar alta, o cirurgião vai estipular uma data em que você deve voltar ao consultório para fazer o acompanhamento da sua mamoplastia e retirar os pontos quando necessário (em geral, são usados pontos internos ou absorvíveis).

Além disso, é essencial comunicar ao cirurgião se você tiver dores excessivas, notar o extravasamento de líquidos ou sangue pela cicatriz, tiver um ponto aberto ou qualquer outra complicação.

Quer saber mais sobre a mamoplastia e outras cirurgias plásticas? Então agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir os procedimentos que podem deixar você ainda mais feliz com você mesma!

  • 64
    Shares