11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Atente-se na hora de escolher o cirurgião plástico!

escolha do cirurgiao plástico

Fazer uma cirurgia plástica se popularizou, mas será que a sua busca pelo profissional é feita da maneira correta?

Nunca é tarde para compartilharmos informações que ajudem na escolha de um cirurgião plástico de confiança. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) reforçou esta semana a importância de buscar um profissional adequado, antes de ingressar para o centro cirúrgico. Por mais que pareça desimportante, esse cuidado é de extrema necessidade para evitar resultados que podem abalar ainda mais a autoestima do paciente e evitar riscos.

Assim, o passo inicial é checar se ele é especializado e credenciado junto à SBCP e ao Conselho Federal de Medicina (CRM), e seguir o conselho que vocês podem conferir na imagem abaixo:

Por causa da alta procura por cirurgias plásticas, supostos profissionais têm surgido aos montes com promessas milagrosas e preços atraentes. Desconfie! Para alguém se tornar cirurgião plástico, levam-se quase 10 anos de estudos dentro da especialidade escolhida. É um processo que nunca termina, pois a medicina sempre traz novos estudos científicos que aprimoram o trabalho dos profissionais da área. Não é um caminho fácil atuar neste ramo, como também não é simples ter uma clínica, algo também mais frequente hoje em dia.

O ambiente de trabalho também precisa de alvará do CRM para atuar e atender às normas da Vigilância Sanitária.

Outra dica valiosa é dar preferência aos médicos que atuam em regiões específicas do corpo. Há os supostos cirurgiões “faz tudo”, que prometerão resultados milagrosos e darão esperanças que não condizem com a proposta de determinada cirurgia plástica, como afirmar que é possível emagrecer com a lipoaspiração e que as próteses de silicone não precisam de cuidados com o passar do tempo.

Escolher o cirurgião plástico que fará a operação de seu interesse não é o mesmo que comprar um livro na internet. Requer análise, comparações e checagem de informação. É ele ou ela que será responsável pelo seu bem-estar tanto no pré quanto no pós-operatório. Assim, ele precisa transmitir segurança e ser, acima de tudo, realista quanto às expectativas do paciente.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica sempre chama a atenção para a pauta constante que relaciona segurança e cirurgia plástica. O nosso papel como cirurgiões plásticos é disseminar a mensagem para que sorrisos bonitos prevaleçam antes e depois de qualquer procedimento estético.

[box]Você já encontrou um cirurgião plástico ou quer confirmar a especialidade do profissional escolhido? Faça uma busca na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e cheque a licença médica.[/box]

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).