Menu

Como escolher um cirurgião de confiança?

Independente da cirurgia plástica é primordial analisar o currículo do profissional desejado

Decidir por uma cirurgia plástica não é uma atitude que acontece de uma hora para a outra. Requer planejamento e consciência de que o procedimento tem como objetivo trazer resultados que melhorarão a autoestima do paciente. Como tudo na vida requer organização e disciplina, optar por uma operação, seja na região das mamas ou do abdome, os cuidados começam desde a escolha do cirurgião plástico. Nem todos são confiáveis e aptos para realizar esses métodos tão delicados e é preciso partir da pessoa essa análise.

Um dos maiores erros de quem quer fazer uma cirurgia plástica é escolher um profissional de maneira aleatória. Isso não deve ser feito de forma alguma, afinal, temos a internet para facilitar nosso trabalho. Além disso, dialogar com pessoas que tenham se submetido ao mesmo procedimento estético de seu interesse lhe dará confiança na hora de agendar uma consulta. No primeiro contato, questionar é uma das melhores formas para encontrar o cirurgião ideal e, se a família possui um médico de tradição, peça a ele uma indicação.

Ao longo da conversa com o médico, é preciso que você se sinta à vontade na companhia dele. Afinal, ele ou ela te apoiará o tempo todo no pré e no pós-operatório. Se a inibição ocorrer, é provável que aconteça crises de insegurança que podem acarretar na desistência. Mesmo que o atendimento do profissional seja ótimo, ainda mais se ele for o tipo que coleciona prêmios e diplomas, verifique todos os dados disponíveis, inclusive, o número de cirurgias realizadas.

Não tenha apenas uma opção. Resguarde, ao menos, dois cirurgiões plásticos de interesse. Assim, você poderá fazer um comparativo entre ambos e definir qual lhe transmite mais confiança. Em meio às conversas sobre a cirurgia plástica, deixe claras as verdadeiras intenções e os objetivos para que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Uma forma bem sutil para se conseguir informações sobre o médico em questão é no momento de espera no consultório. Sempre tem alguém a fim de compartilhar histórias.

Os cirurgiões que possuem consultórios próprios também precisam ser analisados, especialmente quanto à certificação do profissional e o alvará para o trabalho exercido no local. Dê preferência àqueles que atuam em regiões específicas do corpo. É bom se atentar aos médicos que prometem resultados milagrosos em curto espaço de tempo para contornar ciladas.

A decisão final cabe ao paciente com relação à escolha do cirurgião plástico. Além de verificar a aptidão do profissional, não hesite em se aprofundar sobre o procedimento escolhido para compreender o nível de complexidade, tipo de anestesia e o que se deve fazer durante o pós-operatório.

Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para conferir a habilitação do médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Luis Caros disse:

    Dra. Luciana quero fazer Rinoplastia porém tenho desvio de septo a Dra faz essas duas cirurgias juntas…

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Luis!
      Faço sim, porém quando existe a necessidade de correção no septo, eu chamo um colega Otorrinolaringologista para entrar na cirurgia e fazer esta parte enquanto eu faço a Rinoplastia.
      Abraços!

  2. Joana disse:

    ´Ólá Dr. Luciana, eu tenho 54 anos tive quatro filhos eu tenho estrias , meu sonho é fazer abdominoplastia! ainda posso fazer com 54 anos ? Desde já agradeço

    • Luciana Pepino disse:

      Joana,

      A idade não interfere, mas sim outros fatores que são confirmados em uma avaliação pessoal. Essa consulta é muito importante, pois além de conhecê-la confirmo informações essenciais do seu histórico médico – assim, consigo garantir conforto e segurança a você.

      Se desejar agendar uma consulta, entre em contato conosco. Neste link você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos 🙂

  3. edvania disse:

    gostaria de saber sobre os resultadoas bioplastia do gluteo se sao bons quanto o silicone ou melhor

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Edvania,

      Não consigo responder a sua pergunta, pois não realizamos bioplastia nos glúteos. Beijos

  4. Camila Maciel disse:

    A partir de que idade pode ser feita uma cirurgia plastica ? Quando se faz abdominoplastia pode ter filhos depois ?

  5. wagna regina de carvalho disse:

    oi DR luciana preciso fazer uma abdominoplastia,depois da gravides fiquei com a barriga cheia de estrias, caida e flacida gostaria de saber o preço da cirurgia .aguardo sua resposta.

    • Luciana Pepino disse:

      Wagna,

      Não consigo te informar média de valores por aqui, pois cada caso é um caso. Como sempre digo, é de extrema importância que o paciente faça uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar agendar a sua consulta, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: http://www.facebook.com/dralucianapepino/app_158156217675048
      Beijos