Hidrolipo

Hidrolipo, Minilipo, Lipo light, Lipo fracionada, HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa)

Hidrolipo, Minilipo, Lipo light, Lipo fracionada, HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa)

TODOS são procedimentos tecnicamente IGUAIS A LIPOASPIRAÇÃO, mas realizados com anestesia local, e por causa disto são feitos por região, já que o anestésico local torna-se tóxico se for ultrapassado o limite por peso.

Podem ser feitos em consultórios ou clínicas, por serem realizados com anestesia local, mas sem sedação venosa, ou seja, tudo é acompanhado pelo paciente. Para um conforto maior do paciente, preferimos realizar com sedação, em ambiente hospitalar, para sua segurança. Só realizo estas pequenas lipoaspirações em culotes, papadas, ou pequenos acúmulos de gordura localizada, com anestesia local, sem sedação, em pacientes que permitam acompanhar todo o procedimento.

1. QUEM SÃO OS MELHORES CANDIDATOS PARA A HIDROLIPO?

a) hidrolipoPacientes de pele firme e elástica, com boa saúde.
b) Pacientes que tentaram eliminar a gordura através de dietas, exercícios…
c) Pacientes com pequenas áreas de gordura localizada.
d) Pacientes com expectativas reais do procedimento.
e)Pacientes que não irão realizar outros procedimentos com anestesia local no mesmo momento.

2. QUANTO DE GORDURA É RETIRADO NA HIDROLIPO?

Nunca programamos a cirurgia pelo volume a ser retirado e sim pela eliminação do depósito de gordura a ser tratado que neste caso deve ser pequeno, já que existe a limitação da quantidade de anestésico. Lembramos que a Hidrolipo trata apenas pequenos acúmulos de gordura localizada.

3. QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS NA CIRURGIA DE HIDROLIPO?

Cada corpo reage de maneira diferente. A grande maioria dos pacientes atinge um resultado ideal, enquanto outros podem apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independente do trabalho médico ter sido feito com maior zelo, perícia e cautela. São eles: hidrolipo
a) Irregularidades na pele
b) Necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa)
c) Embolia pulmonar gordurosa (raríssima)
d) Perfuração de vísceras (raríssima)
e) Flacidez de pele na região lipoaspirada (pior em pacientes com pele flácida)

4. PORQUE A HIDROLIPO SÓ É FEITA POR REGIÕES?

Como a anestesia nestes casos da Hidrolipo é local, isto é, injetada em toda a área que será lipoaspirada, quanto maior a área maior a quantidade de anestésico usado. Porém como qualquer medicamento, existe uma dose limite e segura. A partir desta dose o anestésico passa a ser tóxico ao paciente gerando problemas neurológicos, levando até mesmo ao óbito quando não respeitado este limite.Nestes casos a realização por áreas é para a segurança do paciente, para evitarmos ultrapassar o limite seguro.

5. COMO É O PÓS-OPERATÓRIO NA HIDROLIPO?

O desconforto é menor que na lipoaspiração já que a área tratada também é menor. Haverá um inchaço maior nos primeiros dias e recomendamos também a drenagem linfática, iniciando na primeira semana. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) persistem por até 15 a 21 dias. Este prazo pode ser maior ou até menor dependendo de cada paciente.

hidrolipo6. QUAL A ANESTESIA USADA NA HIDROLIPO?

Anestesia local, podendo ser com ou sem sedação.

7. POSSO VOLTAR AO TRABALHO APÓS A HIDROLIPO?

O retorno às atividades diárias é mais rápido, já que é realizado em pequenas regiões, e não em grandes áreas como pode ser feito na lipoaspiração clássica, mas recomendamos repouso no dia do procedimento.

8. QUANDO TEREI O RESULTADO DEFINITIVO APÓS A HIDROLIPO?

O resultado final de uma HIDROLIPO é visto após 3 meses, e varia de acordo com o paciente e seus cuidados no pós-operatório (drenagens linfáticas)

9. QUALQUER MÉDICO PODE FAZER A HIDROLIPO?

Trata-se de um procedimento seguro desde que feito por profissionais que tenham no mínimo a formação de cirurgia geral e que conheçam e respeitem o volume anestésico limite para cada paciente.

10. QUAIS OS CUIDADOS DO PÓS-OPERATÓRIO DA HIDROLIPO?

a) Repouso relativo por 01 dia.
b) Usar a cinta e espuma (quando necessária) por 30 dias.
c) Realizar drenagens linfáticas a partir do 4°dia de pós-operatório.
d) Evitar trabalhar no dia do procedimento.
e) Nunca sair do hospital (em casos de sedação) sem acompanhante.

11. O QUE É HIDROLIPO?

Inicialmente é essencial entender o que é hidrolipo para avaliar se o procedimento é o mais adequado ao seu caso. 

A técnica consiste em uma lipoaspiração utilizando solução tumescente (anestésica) antes da retirada da gordura, mas também inclui o uso de cânulas para aspirar a gordura indesejada. 

Ela é realizada em regiões menores do que a lipoaspiração tradicional, sendo recomendada quando o acúmulo de gordura localizada é consideravelmente mais discreto.

12. COMO É REALIZADA A HIDROLIPO?

A hidrolipo pode ser realizada em consultórios e clínicas de cirurgia plástica e também em ambiente hospitalar. Inicialmente, o cirurgião plástico vai aplicar a anestesia local, que pode ser com ou sem sedação, quando feita em hospital.

Durante o procedimento o cirurgião plástico vai aplicar uma solução chamada solução de  Klein à base de soro fisiológico e lidocaína no local da aspiração. Outros medicamentos são usados conjuntamente para reduzir o sangramento e facilitar a retirada da gordura localizada.

Em seguida são introduzidas cânulas nos locais marcados para fazer a sucção da gordura acumulada na região.

Após a retirada da gordura, o médico responsável faz o curativo nas incisões e coloca a cinta cirúrgica para comprimir o local. O tempo médio de realização do procedimento pode variar de 30 minutos a 2 horas, de acordo com a região operada.

13. EM QUAIS LOCAIS USAR A TÉCNICA?

Após conhecer o que é hidrolipo e como ela é realizada, muitos pacientes questionam em quais locais o procedimento é mais efetivo.

Em geral, a hidrolipo é benéfica para retirada de pequenos depósitos de gordura localizada na região abdominal, culotes, flancos e costas. A técnica também pode ser realizada em locais como região interna da coxa, papada (queixo), axilas, braços e região pubiana.

14. POSSO ASSOCIAR A HIDROLIPO COM OUTROS PROCEDIMENTOS?

A hidrolipo pode ser associada com outros procedimentos com o objetivo de fornecer resultados mais satisfatórios aos pacientes. Entre as indicações destacam-se:

  • lipoenxertia: utiliza a gordura retirada da hidrolipo para melhorar o volume ou contorno de outra parte do corpo, aplicando a gordura tratada na região desejada;
  • cirurgia da mama: com o objetivo de melhorar o contorno lateral das mamas e axilas.

Ao associar a hidrolipo com outros procedimentos é importante que o paciente tenha consciência de o pré e pós-operatório podem ficar mais complexos e que o procedimento deva ser feito em ambiente hospitalar para maior segurança.

15. QUAIS RESULTADOS POSSÍVEIS COM A TÉCNICA?

Uma das principais dúvidas de pacientes interessadas na hidroipo é sobre quais resultados serão alcançados com o procedimento.

Quando o inchaço reduzir após alguns meses da hidrolipo será possível verificar um novo contorno corporal na região operada. Para manter os resultados alcançados é importante que a paciente mantenha o peso ideal com alimentação balanceada e prática de atividades físicas.

16. QUANTO CUSTA UMA HIDROLIPO?

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) os profissionais de saúde não são autorizados a informar custos de procedimentos antes da avaliação clínica. Dessa forma, desconfie de clínicas que informam preços por sites e telefone.

Os custos de uma hidrolipo podem variar de acordo com a região operada e experiência do cirurgião plástico. Entre os custos que devem ser considerados pelos pacientes estão:

  • honorários do cirurgião;
  • gastos com hospital ou centro cirúrgico;
  • honorários do anestesista;
  • custos com medicamentos;
  • malhas pós-operatórias;
  • exames médicos.

Com essas informações em mente, o paciente pode escolher uma clínica mais apropriada e um profissional mais confiável para realização da técnica.

17. QUAIS AS ETAPAS PRÉ-OPERATÓRIAS DA HIDROLIPO?

Assim como outros procedimentos estéticos, a hidrolipo também exige um acompanhamento pré-operatório que minimize os riscos do procedimento. Entre os cuidados incluem-se:

  • diálogo com o cirurgião plástico para alinhar expectativas e realidade;
  • sanar as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório;
  • cortar medicamentos e hábitos prejudiciais, como tabaco;
  • realizar os exames pré-operatórios, como ecocardiograma, hemograma, coagulograma e outros;
  • conhecer as recomendações para o dia da cirurgia, como jejum, necessidade de acompanhante e outras.

Lembre-se que qualquer alteração no quadro de saúde deve ser avisada ao cirurgião plástico antes do procedimento, como dores, resfriados e infecções, por exemplo.

18. QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DA HIDROLIPO?

A hidrolipo é um procedimento relativamente seguro, mas que exige alguns cuidados específicos, sendo contraindicada para pacientes com doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, infecções ou inflamações ativas.

A técnica também não é recomendada para perda de peso, de forma que se essa for a expectativa do paciente, o procedimento deve ser contraindicado pelo especialista.

19. COMO ESCOLHER O CIRURGIÃO PLÁSTICO PARA CONDUZIR O PROCEDIMENTO?

A escolha de um cirurgião plástico de confiança e com experiência é determinante para que a intervenção seja segura e apresente os resultados esperados pelo paciente. Para tal deve-se questionar alguns aspectos, como:

  1. se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
  2. se já realizou o procedimento anteriormente;
  3. se pacientes anteriores recomendam o profissional;
  4. se a clínica ou local no qual será conduzido o procedimento é autorizado pela vigilância sanitária.

A partir desses critérios é possível saber se o cirurgião plástico atende às recomendações para conduzir a hidrolipo, tornando o procedimento mais seguro.

A Dra. Luciana Pepino atende todos esses requisitos e está à disposição para esclarecimentos. Qualquer questionamento, clique aqui e envie-nos suas dúvidas.

Desejando agendar uma consulta, basta clicar no link “Agende sua consulta” ou ligue agora para (11) 3285-6412 ou 3285-3514.

Quanto Custa uma cirurgia para Hidrolipo?
Confira quanto custa Hidrolipo na Clínica da Dra. Luciana Pepino, entre outras Cirurgias Plásticas e Tratamentos Estéticos.
Dúvidas?
Fale diretamente com a Dra. Luciana sobre Cirurgia de Hidrolipo.