11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Reeducação postural: conheça seus benefícios

reeducação postural

Os problemas que a má postura provoca podem levar a graves consequências, como alterações osteomusculares e limitação dos movimentos. Muitas vezes, eles podem passar despercebidos, sendo identificados apenas na presença da dor. Por isso, é importante buscar alternativas, como a reeducação postural global (RPG), para evitar agravamentos e ter mais qualidade de vida.

O RPG também é muito indicado para o período pós-cirúrgico, como nos casos de mamoplastia, abdominoplastia e mastectomia, pois o método ajuda na recuperação muscular e postural. Ele potencializa os resultados cirúrgicos, já que uma boa postura deixa o corpo mais bonito e alinhado.

Neste artigo, vamos explicar o que é reeducação postural, sua importância após cirurgias plásticas, quais benefícios ela pode proporcionar à saúde e à beleza e como corrigir a postura com a adoção de medidas simples no cotidiano. Continue a leitura para saber mais!

O que é reeducação postural?

Além de prejudicar a coluna, a postura inadequada aumenta o volume da barriga, faz com que os seios pareçam mais caídos e interfere na linguagem corporal. A reeducação postural global (RPG) é um método fisioterápico utilizado para reequilibrar as desarmonias do corpo humano, com base nas necessidades individuais dos pacientes.

Seus fundamentos consideram que os músculos são interligados e trabalham em cadeia. Assim, a deficiência muscular em determinada região do corpo pode provocar um desequilíbrio em outra. Além de tratar a dor, a RPG também cuida das suas causas por meio da modulação do tônus muscular e estímulos proprioceptivos.

Para isso, ela utiliza exercícios de alongamentos, respiração e tração que equilibram as forças musculares, recuperando a capacidade de movimentação normal das articulações e auxiliando na manutenção de uma boa postura.

Qual a importância da reeducação postural após cirurgias plásticas?

Após determinados tipos de cirurgias plásticas, é importante que o paciente reeduque a sua postura corporal para evitar dores nas costas e no pescoço. Esses incômodos podem surgir devido à dificuldade em manter uma boa postura corporal após a cirurgia. Isso se deve a um comportamento de autoproteção corporal, muito comum após intervenções cirúrgica e os períodos de cicatrização.

A reeducação postural é muito importante na pós-cirurgia de mastectomia, já que ela pode levar a diversas complicações, como desvios posturais, dores e bloqueios articulares. Nesse sentido, um estudo publicado pela Fédération Internationale d’Education Physique (FIEP) mostrou que a RPG é uma medida eficaz para esses casos.

Já nos casos de mamoplastia, pode acontecer de a pessoa sentir uma prótese maior do que a outra. Essa sensação nem sempre é provocada pela diferença de tamanho do material colocado, podendo ter como causa a escoliose, que é um desvio na coluna nem sempre identificado antes de uma cirurgia.

Como funciona a RPG pós-cirúrgica?

Com base na indicação do cirurgião plástico, as sessões de reeducação postural para o período pós-operatório visam trabalhar o alinhamento postural com o auxílio de um profissional de fisioterapia.

Antes de iniciar a RPG, é realizada uma avaliação para identificar pontos de dor e regiões que apresentam encurtamentos musculares, que interferem na postura da paciente. Posteriormente, é realizado um trabalho de mobilidade articular e sensorial.

Realização das sessões

As sessões de RPG são semanais e duram cerca de uma hora. Já a duração do tratamento depende das necessidades dos pacientes. Cada sessão trabalha com, no máximo, 3 posturas.

O método utilizado na reeducação postural faz um alongamento global de músculos antigravitacionais, organizados em cadeias musculares que são alongadas de maneira concomitante, por cerca de 15 a 20 minutos. Gradualmente, isso faz com que a pessoa se acostume a ficar naturalmente, com um encaixe corporal correto.

Quais são os principais benefícios da reeducação postural no pós-operatório?

A reeducação postural tem sido muito utilizada no pós-operatório de prótese de mama, redução de mama, lipoaspiração, abdominoplastia, bem como nos casos de mastectomia. O trabalho de reequilíbrio corporal que ela promove, proporciona diversos benefícios, como:

  • combate dores musculares e articulares;
  • estimula o sistema circulatório;
  • melhora o funcionamento do sistema respiratório;
  • proporciona sensação de liberdade e leveza nos movimentos;
  • realinha a coluna.

Como corrigir e manter uma boa postura no trabalho e em casa?

Uma boa postura corporal exige disciplina e atenção aos movimentos e posicionamento adequado do corpo, tanto para a realização de movimentos rotineiros quanto para o repouso. Veja, a seguir, como você pode corrigir a postura e ganhar mais saúde, bem como uma silhueta mais bonita e atraente.

Sente-se corretamente

Ao sentar-se, é preciso manter os ombros retos, os pés fixos no chão e caso esteja realizando alguma tarefa em frente a uma mesa, o ideal é que ela tenha altura e apoio para acomodar os cotovelos. Em atividades repetitivas, é importante levantar-se e caminhar por pelo menos 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho.

Utilize apoio para realizar tarefas em pé

Para realizar tarefas que exigem ficar algum tempo em pé, é possível reduzir os incômodos com uma cadeira ou um pequeno banco, posicionando-o à frente e colocando um dos joelhos em cima. Dessa forma, é possível reduzir a pressão sobre os pés. É importante também revezar os lados sempre que sentir desconforto.

Alinhe a coluna para dormir

Para as pessoas que dormem de lado, o alinhamento da coluna pode ser conseguido com um travesseiro de altura equivalente à largura do ombro. Também é preciso flexionar as pernas, colocando uma pequena almofada entre joelhos para evitar dores lombares.

Já as pessoas que costumam dormir de barriga para cima podem colocar uma almofada atrás dos joelhos. O travesseiro deve ser mais baixo, encaixando-se na curvatura do pescoço para poiar a cabeça.

Alongue-se durante o dia

Os movimentos de estiramento são fundamentais para a flexibilidade e o alinhamento corporal, pois músculos encurtados causam má postura e dores musculares. Por isso, é importante fazer exercícios de alongamentos pela manhã, logo após levantar-se e durante o trabalho, nos intervalos.

Sempre que possível também é importante fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou se dedicar a algum esporte. O yoga e o pilates também são ótimas atividades para estimular a reeducação da postura.

Mantenha uma boa postura corporal no trabalho

Muitas empresas já adotam a ginástica laboral para ajudar os colaboradores a adotar uma boa postura e ter mais disposição para o trabalho. Caso a empresa em que você trabalha não ofereça esse tipo de apoio, faça por conta própria, nos intervalos.

É importante observar que, a adoção desses cuidados beneficia não só a postura corporal, como também os ossos, as articulações, os órgãos internos e o bem-estar geral. Todos esses benefícios refletem na aparência, deixando-a mais bonita e saudável.

Como vimos, a reeducação postural é fundamental no pós-operatório, principalmente de cirurgias plásticas, como a abdominoplastia, a mamoplastia e a mastectomia. Além de ser eficaz para a recuperação dos músculos e articulações, a RPG promove o alinhamento do corpo, evidenciado os bons resultados cirúrgicos.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre os cuidados com a postura corporal após uma cirurgia plástica, entre em contato conosco!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).