Educação postural: conheça seus benefícios

 Uma postura correta começa em casa, contudo também deve ser adotada no trabalho. Os problemas de uma má postura são mais graves do que parecem e o pior: eles só são identificados na hora da dor. Conheça um pouco mais sobre a educação postural e melhore a sua saúde com medidas simples, adotadas no cotidiano. Você vai ver que uma boa postura pode deixá-la também mais bonita. 

Uma boa postura está ligada ao alinhamento simétrico do corpo, ou seja, um corpo alinhado dificilmente será vitimado com dores ou males. Pensando assim, ter uma postura reta é fundamental, tanto nas atividades diárias de trabalho, quanto em casa e isso vale para tudo: maneira como nos sentamos, como dormimos, trabalhamos, enfim, todas as atividades diárias. Ao sentar, por exemplo, nada de ficar esparramado com a coluna inclinada, deitando sob a cadeira, pois o ideal é manter os ombros retos, os pés fixos no chão e se estiver realizando alguma tarefa em frente a mesa, é indicado que ela tenha a altura dos cotovelos e não incomode. Se a tarefa exigir esforço repetitivo, levante e caminhe sempre que possível, assim o corpo sentirá menos, por ficar sempre em uma posição.
Quando for realizar alguma tarefa em pé que irá demorar é possível reduzir os incômodos, com uma cadeira ou banquinho. Basta posicioná-la à frente e colocar um dos joelhos em cima, apoiando parte do peso sobre ele, assim diminuirá a pressão sob os pés. Revezar sempre que sentir um desconforto vai ajudar bastante. Até quando deitar é preciso ter educação postural, evitando jogar as costas para trás com os pés no chão ou em uma posição que os pés fiquem muito altos. Usar uma almofada ou travesseiro ao deitar de lado, com as pernas flexionadas é a melhor maneira de evitar danos à coluna lombar. Se for deitar de barriga para cima, a almofada pode ficar atrás dos joelhos e lembre-se de usar sempre um travesseiro para a cabeça.
Exercícios e alongamentos quando acordar ou durante o trabalho também ajudam e eles também buscam o alinhamento corporal. Quando nos alongamos, prevenimos o encurtamento das fibras, permitindo também uma extensão muscular total, que manterá os músculos firmes e flexíveis. Sempre que possível faça uma caminhada, ande de bicicleta ou faça algum esporte, pois nunca é cedo para começar. Yoga e Pilates são ótimas atividades para estimular a boa postura e podem ser feitas por pessoas de diferentes idades.
No trabalho, muitas empresas já adotaram a ginástica laboral e um profissional que ajuda na postura e boa forma dos empregados, durante o expediente. Se a empresa que trabalha não costuma realizar ginástica laboral, faça por conta própria no intervalo ou tempo livre. Vale ressaltar que as medidas informadas trazem benefícios também aos ossos e aos órgãos internos. Os benefícios vão além da saúde e refletem também em uma boa aparência, afinal, gente saudável é mais bonita.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).