Como corrigir a postura? Entenda por que é necessário prestar atenção!

profissional usando o computador

Ter uma boa postura influencia tanto na prevenção de problemas de coluna quanto na autoconfiança. Veja as principais dicas para usar no seu dia a dia.

Dores nos pescoço, lombalgia, ombros caídos, barriga saliente… Essas são apenas algumas das consequências de se sentar, andar e até mesmo dormir na posição incorreta. Pensando nisso, nosso assunto de hoje são algumas dicas de como corrigir a postura.

Involuntariamente, muitas pessoas caminham, se sentam e até mesmo dormem em uma posição incorreta, o que pode levar a problemas sérios de coluna. Além disso, uma postura inadequada pode passar um ar de insegurança e prejudicar a vida social e profissional.

Dicas de como corrigir a postura

Alinhar a coluna é um hábito que demanda persistência e disposição, pois é preciso treinar o corpo ativamente até que ele “aprenda” a se posicionar corretamente de forma automática. Confira como corrigir a postura no trabalho, na hora de dormir e no dia a dia:

  1. Dicas postura no trabalho

Passar várias horas na mesma posição, fazer movimentos repetitivos e ter que lidar com reuniões estressantes e outras situações cheias de tensão são elementos que tendem a criar problemas de coluna devido à má postura. Veja como evitá-los:

  • Postura ao se sentar: coloque os quadris bem no fundo da cadeira e alinhe-os com os ombros, deixando a coluna ereta. O queixo deve ficar paralelo ao chão, de modo que ele parecerá levemente levantado;
  • Atenção à cadeira: deve ter suporte para os braços e apoiar corretamente a coluna. Regule a altura para que os joelhos fiquem um pouco mais elevados que os quadris. Apoie a lombar com uma almofada se necessário;
  • Altura da mesa: para evitar sobrecarregar punhos e ombros, a mesa deve estar na mesma altura de seus cotovelos;
  • Altura do monitor: a tela deve estar na mesma linha dos olhos, sem que você tenha que erguer ou abaixar o pescoço. Isso permite o alinhamento de cabeça, pescoço e coluna;
  • Apoio para pés: são essenciais para quem não consegue deixá-los totalmente apoiados no chão. Opte por modelos que permitam fazer exercício para estimular a circulação sanguínea dos membros inferiores;
  • Ginástica laboral: interromper suas tarefas por alguns minutos e fazer os alongamentos para punhos, braços, ombros, pescoço, coluna e pernas é fundamental para evitar lesões.
mulher representando a melhor postura corporal
fonte: pinterest
  1. Dicas de postura para dormir

Deitar e dormir parece uma atividade simples. Porém, quando consideramos que passamos cerca de 8 horas por dia fazendo isso, fica claro que devemos adotar medidas de como corrigir a postura também na hora do sono. Confira:

  • Evite dormir de barriga para cima: essa posição pode sobrecarregar a lombar e favorecer a formação da “corcunda”, devendo ser reservada para ocasiões como o pós-operatório de algumas cirurgias;
  • Evite dormir de bruços: por não respeitas a curvatura natural da coluna, ela fica excessivamente reta e causa tensão na musculatura do pescoço. A dica é evitar ou pelo menos colocar um travesseiro fino embaixo da barriga;
  • Dormir de lado é a melhor opção: para a maior parte das pessoas, dormir de lado é a melhor escolha para a postura. Para ter mais apoio, use um travesseiro médio para o pescoço e coloque um mais fino entre as pernas;
  • O colchão faz toda a diferença: o colchão deve ser escolhido de acordo com o peso e a pré-existência de lesões na coluna. Lembre-se de que ele deve ser trocado entre 7 a 10 anos para evitar prejuízos.
  1. Dicas de postura no dia a dia

Lembra-se de quando sua mãe dizia “peito para frente, bunda para fora”? Pode parecer uma frase bem simples, mas essa é uma boa dica de como corrigir a postura e mantê-la elegante no dia a dia. Veja como fazer isso e evite problemas:

  • Atenção à silhueta: quando se levantar e caminhar, mantenha o peito e os ombros abertos, adotando uma postura altiva, mas sem entortar demais a coluna. Os quadris devem ficar encaixados, e a barriga não pode ser projetada para frente;
  • Caminhe com segurança: ao caminhar, mantenha seu olhar direcionado para frente, com o queixo paralelo ao chão. O pescoço e a coluna devem estar alinhados e eretos, formando uma linha com a cabeça;
  • Não sente de qualquer jeito: ao se sentar em uma cadeira ou sofá, sempre posicione o quadril no fundo do assento e deixe as costas bem apoiadas no encosto;
  • No carro: para dirigir, seus joelhos devem estar na mesma altura ou um pouco acima dos quadris, e você deve conseguir utilizar os pedais de forma confortável, sem ter que esticar totalmente as pernas;
  • Em viagens: seja de carro ou de avião, ficar muito tempo na mesma posição pode causar dores musculares e aumentar o risco de trombose. Por isso, faça intervalos e levante-se para caminhar quando possível.
mulher representando a melhor postura corporal
fonte: pinterest

Quando o problema de postura pode ser corrigido pela cirurgia plástica

Os problemas posturais podem ser decorrentes de maus hábitos ao se sentar ou trabalhar, mas também podem ser resultado de um desconforto com a própria aparência. Dois exemplos disso são mulheres com mamas muito grandes e homens com ginecomastia.

Essas situações costumam surgir ainda na adolescência, que já é uma fase de baixa autoestima. Assim, diante dessas imperfeições, muitos jovens tendem a adotar uma postura curvada, como se na tentativa de esconder a região das mamas.

Nesse caso, a solução de como corrigir a postura envolve tanto um trabalho de fisioterapia quanto um possível procedimento cirúrgico, como a mamoplastia redutora e a cirurgia de ginecomastia.

Se você ou seus filhos passam por essa situação, a dica é agendar uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para saber mais sobre essas e outras cirurgias plásticas capazes de desenvolver a autoconfiança e recuperar a harmonia do corpo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).