A importância de reeducar a postura

Entenda por que é importante cuidar da postura e confira algumas dicas que irão ajuda-lo a adotar uma postura mais saudável

A coluna é uma das partes mais importantes de nossos corpos e é graças à ela que conseguimos ficar de pé, movimentarmo-nos ou deitarmos sem sentir dor e comportando devidamente todos os outros ossos e músculos. O fato é que muita gente acaba negligenciando a forma como usa sua coluna e, com o tempo, dores e outros sintomas desagradáveis vão aparecendo gradativamente, podendo causar problemas mais graves com o avanço da idade, período no qual a postura vai perdendo sua potência naturalmente. Para diminuir o risco de danos e garantir uma coluna – e um corpo – mais saudável, o ideal é que a postura esteja correta. Uma postura correta precisa ser funcional e representar equilíbrio entre músculos e esqueleto a fim de proteger toda a estrutura do corpo contra deformidades ou lesões. Para tal, é preciso ater-se à coluna durante as mais variadas atividades que fazemos no dia a dia. Veja abaixo alguns exemplos.

Em casa
Nas atividades domésticas, é importante evitar trabalhar com o tronco inclinado, se a pessoa estiver em pé. Ao passar roupas, certifique-se de que a mesa não está muito baixa, pois isso pode fazer você acabar se inclinando. Para calçar sapatos, sente-se e leve os pés até os joelhos. Ao levantar-se transfira a carga para a musculatura das pernas e não da coluna. Essas são apenas algumas dicas das inúmeras às quais podemos nos ater durante as atividades domésticas ou coisas simples que fazemos todos os dias e que, aos poucos, vão comprometendo a saúde da nossa coluna e, consequentemente, da nossa postura.

Dormindo
Ao dormir, tome muito cuidado na escolha do colchão. O ideal é um colchão de espuma ou semi-rígido para distribuir o peso do corpo. Além disso, um travesseiro pode ajudar ou atrapalhar a postura de uma pessoa. Para quem dorme de barriga para cima, uma boa dica é utilizar um travesseiro em baixo de seus joelhos. Ao dormir de lado, basta um travesseiro entre as pernas, que, por sua vez, deverão estar dobradas. Dormir de bruços não é muito recomendado para a coluna e, se este é seu caso, tente acostumar-se a dormir de outra forma.

Sentando
Sentar é algo que todos nós fazemos a toda hora. Muito dificilmente ficamos mais do que duas ou três horas sem nos sentar. A forma como você se senta também é extremamente importante para a postura. Manter os pés no chão, evitar cruzar as pernas e deixa-las levemente afastadas são algumas dicas. A coluna deve estar sempre ereta e as costas encostadas no sofá ou cadeira. Sentar-se da forma correta evita lesões na coluna e otimiza a postura. Quando se senta de forma esparramada ou inapropriada há uma maior pressão dos discos intervertebrais e os músculos trabalham conjuntamente com os ligamentos, o que evita desgastes desnecessários que mais para frente vão começar a comprometer sua postura.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).