Como escolher a melhor clínica de cirurgia plástica em SP?

Mulher olhando para a câmera

Confira quais critérios usar para escolher uma clínica de cirurgia plástica mais confiável em São Paulo!

A escolha da clínica de cirurgia plástica é uma etapa fundamental para realizar o seu procedimento estético com mais segurança e conforto, minimizando os riscos e incertezas sobre a técnica ou profissional escolhido.

Apesar dessa importância, muitas pessoas interessadas em realizar uma cirurgia plástica acabam focando essa escolha apenas na questão financeira, colocando os resultados e a própria vida em risco.

Estima-se que 97% dos erros médicos durante cirurgias plásticas são causados por profissionais sem especialização na área, o que motiva a escolha de uma clínica de cirurgia plástica em SP mais confiável.

7 critérios para escolher a clínica de cirurgia plástica

É essencial que a decisão quanto ao cirurgião plástico que conduzirá o tratamento seja feita considerando critérios de qualidade e idoneidade da clínica.

Essa avaliação prévia permite conhecer qual a melhor clínica de cirurgia plástica garantindo que o procedimento seja realizado em um local mais seguro e por um profissional especializado e qualificado.

Confira 7 critérios para fazer essa análise a seguir e obter melhores resultados com sua cirurgia plástica!

1. Credenciamento do profissional

O primeiro passo na avaliação de um cirurgião plástico é verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão responsável pelo credenciamento de médicos especializados na área de cirurgia plástica.

Isso garante que o profissional é apto para realizar esse tipo de procedimento e é mais qualificado para tal.

Outro credenciamento a ser verificado é junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina). Com esse número é possível analisar se o médico está com CRM ativo, inativo ou se ele foi cassado.

Assim, o primeiro passo é desconsiderar profissionais que não sejam membros da SBCP ou que tem o CRM cassado ou inativo.

2. Confiabilidade

A confiabilidade da clínica de cirurgia plástica deve ser avaliada a partir de um conjunto de informações disponíveis. Por exemplo, negar-se a informar o CRM do médico é um indicativo de que o local não é confiável.

Outro exemplo é que os órgãos oficiais proíbem que se informe o custo de um procedimento cirúrgico antes da consulta médica. Portanto, desconfie se a clínica fornecer esse tipo de informação previamente.

Mesmo fatores como a apresentação da clínica, profissionalismo da equipe e bom atendimento demonstram mais credibilidade à opção.

3. Segurança

Quando falamos em intervenções cirúrgicas, a segurança apresenta-se como um fator central, pois sem ela o paciente coloca a própria vida em risco.

Verifique a estrutura da clínica de cirurgia plástica, analisando limpeza, materiais usados e disponibilidade dos equipamentos.

Fuja de clínicas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos em ambiente clínico, pois técnicas mais invasivas exigem que haja uma UTI disponível e com vaga.

Questione tanto sobre a estrutura no momento da cirurgia como também as instalações no pós-cirúrgico.

4. Cumprimentos das normas

Para garantir maior segurança aos pacientes, as clínicas devem seguir a legislação da área médica. Além da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que tem atuação nacional, o estado de São Paulo ainda conta com a fiscalização de dois órgãos:

  • COVISA (Coordenadoria de Vigilância Sanitária);
  • CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

O cumprimento das regras é essencial para segurança do paciente. Assim, verifique se a clínica de cirurgia plástica escolhida é certificada pelos dois órgãos.

Mulher se olhando no espelho

5. Qualificação da equipe médica

Para saber se a clínica é adequada deve-se verificar a qualificação de toda a equipe médica, não apenas no cirurgião responsável. O anestesista e enfermeiros são essenciais para o sucesso do procedimento.

No caso do cirurgião plástico também é preciso verificar algumas informações para certificar-se da qualificação do profissional. Entre os aspectos a serem considerados estão:

  • qual a formação do profissional, verificando a universidade que ele cursou;
  • verifique onde ele fez residência médica;
  • analise se há uma especialização em cirurgia plástica;
  • confira se o profissional continua realizando cursos e se aperfeiçoando;
  • verifique a participação em congressos e publicações.

Esses elementos indicam não apenas que o cirurgião tem uma formação adequada como também que está constantemente trabalhando para melhorar seu trabalho.

6. Recomendações de outros pacientes

A internet possibilitou um acesso muito mais fácil e rápido à informação e esses benefícios devem ser usados para auxiliar em momentos importantes, como o de escolher a clínica de cirurgia plástica.

Pesquise sobre a recomendação de outros pacientes, avaliando o que eles opinaram sobre a qualidade do atendimento, execução da técnica e mesmo suporte no pós-operatório.

Com essas informações você consegue identificar profissionais mais qualificados e recomendados. Quando utiliza-se a pesquisa na internet associada a outras técnicas de verificação, garante-se uma escolha mais acertada.

7. Transparência nos dados da clínica

Está difícil conseguir uma informação importante sobre a clínica? Então desconfie! A transparência dos dados é fundamental, considerando clareza nas informações de contato, registros dos profissionais em órgãos competentes, instruções pré e pós-operatórios e outras.

A clínica deve fornecer todo esse suporte para que o paciente tenha condições de pesquisar a confiabilidade, registros e licenças do local e dos profissionais responsáveis.

Portanto, seguindo essas 7 dicas você vai conseguir escolher a melhor clínica de cirurgia plástica de SP e garantir um tratamento e resultados mais satisfatórios.

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*