Menu

Segurança e cirurgia plástica

Saiba como se prevenir de profissionais antiéticos, analisar o ambiente cirúrgico e fugir de promessas milagrosas

Pensar na relação segurança e cirurgia plástica é um passo importante na hora de decidir por um procedimento estético que corrigirá algum defeitinho que comprometa não só a autoestima, como também a saúde. Porém, há pessoas que ainda pulam etapas muito importantes, como checar a licença e a especialidade do cirurgião plástico. Esse é um grande passo que começa na primeira consulta e que jamais pode ser deixado de lado, pois é a ponte que acarretará nos resultados satisfatórios de qualquer procedimento estético.

Infelizmente, devido à popularidade da busca por métodos estéticos, cair em emboscadas se tornou um detalhe muito comum. As pessoas vão às clínicas sem checar todas as possibilidades que influenciarão uma decisão tão importante. Por isso, não se deixe levar pela emoção ou pela ansiedade e tenha em mente que segurança e cirurgia plástica precisam seguir juntas. Verificar o histórico do cirurgião plástico, por exemplo, leva tempo, mas é melhor prevenir que remediar, certo?

Segurança e cirurgia plástica: o cirurgião

Há cirurgiões plásticos que dizem ser especializados, mas não são. Saiba que para atuar nessa profissão é preciso passar pela graduação em Medicina que dura, em média, seis anos. Depois disso, há o período de residência em hospitais, onde se alcança o posto de cirurgião geral, com contato com diferentes tipos de procedimentos para dar sequência à especialização, onde se exige mais um período de residência em instituições reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), órgão autorizado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

São quase 10 anos de investimento que ainda podem ultrapassar, dependendo da complexidade da área escolhida. Para você ter ideia, após os estudos, o futuro cirurgião plástico ainda precisa fazer uma prova para ser homologado pelo Conselho Federal de Medicina e ser membro oficial da SBCP. A partir disso, o profissional trabalhará dentro de um código de ética que inclui operações a serem realizadas dentro de instalações médicas credenciadas, que podem ser tanto hospitais quanto clínicas.

Os cirurgiões plásticos membros da SBCP dominam procedimentos reconstrutivos ou cosméticos. Por isso, consultar o registro daquele que foi escolhido é uma forma de saber se ele está apto para realizar a cirurgia.

Outros pontos para se prevenir

Para garantir que segurança e cirurgia plástica aconteçam conforme o esperado, fique de olho no ambiente de trabalho do cirurgião. Quem tem interesse em fazer duas cirurgias ao mesmo tempo, tenha em mente que hospitais são os melhores lugares para que isso aconteça, pois há uma equipe mais preparada para lidar com complicações que possam acontecer no centro cirúrgico. As clínicas também são outras opções e elas devem ser reconhecidas pelo CRM e atender às normas da Vigilância Sanitária.

Com a grande busca por cirurgias plásticas, muito se pergunta sobre os preços. É verdade que eles estão mais em conta se formos compará-los com os de anos atrás. Contudo, não acredite em pechinchas. Aqueles que não possuem noção alguma desse segmento oferecerão condições de parcelamento absurdas ou consórcios de cirurgia. Esses dois casos quebram o código de ética médica, pois os falsos cirurgiões só querem vender a operação e isso não inclui outros valores que cobrem complicações ou a necessidade de uma internação mais longa.

Um cirurgião plástico não é responsável por milagres, mas ele é o primeiro a dar ênfase na relação segurança e cirurgia plástica. Esse profissional não lhe garantirá que o implante de próteses de silicone ficará igual ao de determinada atriz e nem que a lipoaspiração lhe fará perder 5 quilos. Ele será realista e não alimentará ilusões. Ele será cuidadoso e atencioso ao lhe explicar todas as condições pré e pós-operatórias e conduzirá o processo conforme a simetria corporal do paciente, sem comprometer a saúde.

Por isso, planeje a cirurgia plástica, pois é um investimento que tem o intuito de trazer de volta o bem-estar. Não tenha presa em entrar no centro cirúrgico só porque o verão se aproxima ou porque algum conhecido fez e deu certo. Pense em você em primeiro lugar, nas necessidades pessoais, no que realmente deseja, pois, a partir disso, o médico trabalhará com afinco para atingir os objetivos dentro da conduta ética.

Há como contornar os riscos de procedimentos estéticos, basta pensar que segurança e cirurgia plástica tem tudo a ver uma com a outra.

[box]Você já encontrou um cirurgião plástico ou quer confirmar a especialidade do profissional escolhido? Faça uma busca na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e cheque a licença médica.[/box]

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. elisabete santos disse:

    Gostaria de saber ,o preço de redução de seios e abdomem,pois moro longe
    preciso saber o valor pra marcar a consulta,nao adianta eu passar na consulta,sem saber se eu vou ter condições de pagar.Pelo menos um valor aproximado conto com a compreenssão de voces

    atenciosamente
    Elisabete

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Elisabete.

      Entendo os seus motivos, mas não tem como eu passar ideia de valores sem antes avaliá-la pessoalmente. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.
      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  2. Alberto disse:

    Ola, Bom dia gostaria de saber se a doutora tira tatuagem, pois quando jovem fiz uma e hoje com 42 anos me arrependo e quero tira-la.
    Desde ja o meu muito obrigado

    Alberto Marques

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Alberto.

      Este procedimento nós não fazemos aqui na clínica. Desculpe não poder ajudar.

      Um grande abraço!

  3. CARMINDA disse:

    Boa tarde

    Por favor, gostaria de saber se a clinica faz tratamento para eliminar vasinhos vermelhos na face, ao redor do nariz.

    Agradeço pela atenção e fico no aguardo de vossa resposta.

    at.
    Carminda Nunes

    • Luciana Pepino disse:

      Fazemos sim, Carminda!

      Ele é com laser, e nesse caso é feita pela nossa vascular Dra Camila Oba. Se desejar agendar uma consulta, entre em contato conosco. Neste link estão os nossos telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  4. heloisa carla silva saores disse:

    vc atender em campos dos goytacazes rj a onde quanto custa a cirugia abnoplastia

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Heloisa!
      Nós atendemos somente em São Paulo. Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-lo em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  5. SONIA disse:

    AOS BLOGEIROS
    INDICO A DR LUCIANA PEPINO PARA CIRURGIA COM SEGURANÇA.
    DURANTE DEZ ANOS PROCUREI E PASSEI POR VARIOS CIRUGIOES PLASTICOS FAZENDO AVALIAÇÃO. ELA SENTI SEGURANÇA NOS PROCEDIMENTOS CIRUGICOS E PROFISSIONALISMO.
    HOJE SOU UMA NOVA MULHER APOS A CIRURGIA EM 2011. PARABENS LUCIANA

    • Luciana Pepino disse:

      Obrigada Sonia. Fico muito feliz em participar do processo da melhora da sua autoestima. Faço tudo com muito amor especialmente pra vocês!
      Beijos

  6. sera que com vinte mil conciga fazer peito e barriga disse:

    espero que sim pois é meu sonho tem uma barriga muito caida bjs

    • Luciana Pepino disse:

      Ines,

      Não consigo falar valores por aqui, pois cada caso é um caso. Para isso, eu precisaria avaliá-lo pessoalmente. A consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.

      Nós atendemos somente em São Paulo. Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-lo em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  7. laura disse:

    gostaria de saber se tem convenio com Unimed, vale do paraiba, obrigado bjs

    • Luciana Pepino disse:

      Infelizmente nenhum convênio cobre consultas, tratamentos, procedimentos e cirurgias plásticas com fins estéticos e por isto não somos conveniados a eles. Trabalhamos por reembolso e se o seu plano trabalhar desta forma, o paciente pode levar o recibo e tentar reembolsar com eles, ok? Mas, é importante confirmar antes com o seu convênio.

      Sobre valores de consulta, peço que entre em contato com as nossas secretárias – será um prazer atendê-la!
      Neste link você confere o nosso telefone: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  8. renata disse:

    gostaria de saber qual é o local de atendimento,gostaria de fazer uma avaliação,e qual é o valor da avaliação?.

    • Luciana Pepino disse:

      Renata,
      Nossa clínica fica em São Paulo. Para confirmar o endereço e telefones, acesse este link: http://goo.gl/eqc7rp
      Sobre valores da avaliação, peço que entre em contato com as nossas secretárias – elas terão o maior prazer em atendê-la!
      Beijos

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Renata!

      Para valores de avaliação, peço que entre em contato com as nossas secretárias – elas terão o maior prazer em atendê-la!
      A nossa clínica fica em São Paulo – para conferir o nosso endereço e telefones, acesse o link: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos