Clínica de cirurgia plástica: Como encontrar uma confiável?

Diante de tantas notícias sobre complicações de cirurgias plásticas, encontrar uma clínica de confiança é essencial para preservar a sua saúde e garantir sua segurança

Fazer uma cirurgia estética para se sentir mais bonita e mais feliz com a própria aparência é uma escolha muito válida, pois ela afeta diretamente a nossa autoestima. Porém, para que tudo saia conforme o planejado, é preciso saber como escolher a clínica de cirurgia plástica.

Na maior parte dos casos, essas cirurgias são feitas em pacientes que apresentam bom estado de saúde, sendo procedimentos muito menos arriscados do que uma cirurgia cardíaca, por exemplo.

Contudo, conforme temos visto na televisão e na internet, infelizmente há muitos casos de pessoas saudáveis que têm complicações muito sérias em função de uma cirurgia plástica malsucedida – e algumas acabam se tornando vítimas fatais.

O que fazer diante do medo da cirurgia plástica

As notícias recentes formam um cenário bastante assustador que pode levar muitas pessoas a desistir da tão sonhada cirurgia. Isso, porém, faz com que elas passem muitos anos tendo que lidar com uma imperfeição que traz muita insegurança e insatisfação.

Se esse é o seu caso, saiba que você tem toda a razão em se preocupar com a sua saúde, mas isso não quer dizer que você não possa fazer sua cirurgia!

Embora nenhum procedimento seja totalmente livre de riscos, as principais causas das complicações estão relacionadas à falta de cuidados de algumas clínicas e cirurgiões, que não seguem todas as determinações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas para você encontrar uma clínica de confiança, onde a sua saúde será colocada em primeiro lugar. Confira:

  1. Peça recomendações a familiares e amigos

Se você tem pessoas próximas que fizeram uma cirurgia plástica e ficaram satisfeitas com o resultado, não hesite em pedir indicações sobre a clínica. Embora cada um possa ter uma impressão diferente sobre o mesmo serviço, essa é uma boa forma de começar sua busca.

  1. Pesquise sobre a reputação da clínica de cirurgia plástica

Com auxílio do Google, você pode encontrar avaliações e comentários de outros pacientes sobre a clínica em questão, seja no próprio serviço de buscas ou em sites especializados em intermediar reclamações entre clientes e empresas.

Além disso, na internet é possível verificar se existem notícias ou reportagens sobre o local. Você também pode procurar a fanpage da clínica de cirurgia plástica no Facebook para ler os comentários de quem já utilizou seus serviços.

  1. Verifique se o cirurgião plástico é membro da SBCP

Além de pedir recomendações para familiares e amigos, é essencial pesquisar se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Para ser aceito nessa entidade, o médico deve cumprir uma série de requisitos e ser aprovado em um exame.

Uma das exigências é que o cirurgião opere somente em instalações médicas credenciadas, o que também dá uma boa ideia sobre a segurança da clínica.

Confira também – Cirurgia mal sucedida: como a Dra. Luciana Pepino pode devolver sua autoestima.

  1. Agende uma consulta na clínica de cirurgia plástica e observe todos os detalhes do local

Mesmo recebendo as melhores recomendações, você só vai saber se haverá empatia entre você e o cirurgião ao agendar uma consulta. 

Nessa oportunidade, aproveite para observar as condições da sala de espera, do toalete e do consultório, assim como a apresentação de toda a equipe, incluindo recepcionistas, secretárias e cirurgiões. Afinal, esses detalhes já dão boas pistas sobre a clínica ser confiável ou não.

clínica de cirurgia plástica

Veja também – Confira 07 procedimentos estéticos realizados pela Dra. Luciana Pepino que vão te deixar linda!

  1. Desconfie de promessas e soluções “milagrosas”

Embora um cirurgião plástico experiente possa explicar detalhadamente os procedimentos e os resultados esperados, o paciente sempre deve ser informado de que cada caso é um caso e que cada organismo reage de forma diferente.

Por isso, desconfie se você ouvir promessas de resultados milagrosos, como uma garantia de rejuvenescimento de um determinado número de anos ao realizar um lifting facial ou uma perda de peso acentuada ao fazer uma lipoaspiração.

Você também deve desconfiar se os procedimentos oferecidos pelo cirurgião parecerem muito mais simples do que em outras clínicas, incluindo pós-operatório sem nenhum tipo de desconforto ou a realização da cirurgia fora do hospital mesmo com sedação intravenosa.

Uma das maiores causas de complicações em cirurgia plástica é a realização de hidrolipo em várias partes do corpo simultaneamente. Embora essa técnica dispense a sedação e a anestesia geral, o anestésico local tem uma toxicidade mais elevada.

Quando feita em apenas uma região pequena, a hidrolipo é segura. Portanto, se a clínica realizar esse procedimento em várias regiões, com repetidas aplicações de anestesia local, a dispensa do hospital não deve ser vista como vantagem, mas sim como alerta.

  1. Fique atenta a valores fora da média do mercado

O preço da cirurgia nunca deve ser o principal fator ao decidir por uma clínica ou cirurgião, mas ele deve sim ser levado em conta – mesmo porque uma cirurgia plástica não deve representar um rombo no seu orçamento.

Dessa forma, procure conhecer os preços praticados no mercado e verifique se os valores cobrados pela clínica de cirurgia plástica estão muito acima ou abaixo da média.

Assim como um serviço mais caro não é necessariamente melhor, o mais em conta também não é sinônimo de má qualidade. Porém, quando o preço está muito fora da média, é preciso ficar atenta.

Uma grande diferença em relação às outras clínicas pode ser resultado de economias que representam ameaças à sua saúde, como o uso de materiais de qualidade inferior (próteses de silicone inferiores, por exemplo) ou profissionais sem a devida formação.

Confira em detalhes  –  Porque você pode confiar na Dra. Luciana Pepino.

  1. Observe as informações que a clínica coloca na internet

Uma dica bem simples para avaliar a confiabilidade de uma clínica de cirurgia plástica é verificar se ela disponibiliza informações como valores de procedimentos e fotos de antes e depois na internet.

Essas duas práticas são proibidas pela SBCP e pelo Conselho Federal de Medicina, pois essas informações só podem ser passadas ao paciente depois de uma avaliação inicial. Dessa forma, se a clínica não segue essas regulamentações, não se arrisque!

Ficou com alguma dúvida ou quer ter a certeza de ser atendida por uma clínica de confiança? Então nossa dica é agendar seu horário com na clínica da Dra. Luciana Pepino para cuidar da sua aparência colocando sua saúde em primeiro lugar.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).