Cirurgias plásticas mais realizadas no mundo, saiba quais são

Cirurgias plásticas

Conheça os números das cirurgias plásticas mais populares no mundo todo. Você gostaria de fazer alguma delas?

Em julho de 2016, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) publicou o resultado de uma pesquisa feita no mundo todo sobre as cirurgias plásticas e procedimentos estéticos realizados no mundo durante o ano de 2015. Em relação a 2014, registrou-se um aumento de mais de 1 milhão de procedimentos.

O Brasil foi o país líder nas cirurgias realizadas na região da face (10,8% do total mundial). Ficando em segundo lugar nas cirurgias relacionadas às mamas (12,9%) e abdômen (15,1%), perdendo apenas para os EUA.

No ranking geral, o Brasil foi o segundo colocado na realização de cirurgias plásticas. Novamente ficando atrás apenas dos EUA: foram 2.324.245 cirurgias (10,7% do total mundial) contra 4.042.610 (18,6%).

Confira o ranking das 7 cirurgias plásticas mais populares no mundo todo no ano passado:

  1. Mastopexia (levantar os seios) – 512.248

Mesmo que seus seios sejam simétricos e você esteja satisfeita com o volume deles. Ainda existe outra questão que incomoda as mulheres: as mamas caídas. Seja por fatores como gravidez, amamentação, envelhecimento ou perda de peso, os efeitos da gravidade costumam ser implacáveis sobre a aparência das mamas.

Muitas vezes, a mulher se incomoda com esse fato, pois os seios são símbolos da feminilidade, apresentando uma baixa na autoestima. Para corrigir esse problema de mamas flácidas ou caídas, o procedimento recomendado é a cirurgia plástica chamada mastoplexia (ou breast lift). Quando a paciente também deseja aumentar o volume dos seios, é possível associar a mastoplexia com o implante de prótese mamária.

A mastoplexia foi realizada 512.248 vezes em 2015, em todo o mundo. Correspondendo a 5,3% de todos os procedimentos cirúrgicos feitos por cirurgiães-plásticos.

Saiba mais em: Mastopexia

prótese mamária
  1. Lipoenxertia facial (enxerto de gordura na face) – 591.894

A lipoenxertia facial consiste no enxerto de gordura do próprio paciente na face para corrigir irregularidades e sulcos. Por meio dessa cirurgia, é possível corrigir o afundamento de bochechas, preencher o sulco que vai da lateral do nariz até o canto da boca (“bigode chinês”), suavizar linhas nas pálpebras inferiores e aumentar os lábios.

Geralmente, a gordura utilizada nessas cirurgias é retirada da coxa ou do abdômen. Ela passa por um processo de centrifugação, filtração e lavagem para remover resíduos de anestésico e células sanguíneas, sendo depois injetada nos locais necessários.

A lipoenxertia facial foi realizada 591.894 vezes em 2015 ao redor do mundo. O que corresponde a 6,1% do total de cirurgias plásticas.

  1. Rinoplastia – 730.287

A rinoplastia consiste na cirurgia plástica do nariz. Podendo ter como objetivo mudar o formato, remover uma protuberância, aumentar ou diminuir o tamanho, estreitar a largura das narinas, modificar o ângulo entre nariz e lábios, entre outros.

Essa cirurgia foi realizada 730.287 vezes no ano passado. Sendo equivalente a 7,6% de todas as cirurgias plásticas feitas no mundo todo.

Saiba mais em: Rinoplastia

cirurgias pláticas
  1. Abdominoplastia – 758.590

Em 2015, 7,9% das cirurgias plásticas, num total de 758.590 procedimentos, foram abdominoplastias. Essa cirurgia consiste em remover o excesso de pele e gordura acumulados na região abdominal, entre o umbigo e o púbis, melhorando a estética dessa parte do corpo.

Esse procedimento cirúrgico ainda consegue reduzir a flacidez e remover cicatrizes inestéticas do abdômen. Além de corrigir os músculos que estejam enfraquecidos ou muito separados. Como resultado, o abdômen fica mais liso e tonificado.

Saiba mais em: Abdominoplastia

  1. Blefaroplastia – 1.264.702

A terceira cirurgia mais popular do mundo todo no ano passado foi a blefaroplastia. Que consiste na cirurgia das pálpebras. Esse procedimento foi realizado 1.264.702 vezes em 2015, o que corresponde a 13,1% do total de cirurgias plásticas.

A blefaroplastia é indicada para melhorar o aspecto das pálpebras, tanto superiores quanto inferiores, por meio da remoção de bolsas de gordura, suavização de rugas e correção da flacidez, o que resulta em uma aparência mais jovem na região dos olhos.

Não existe uma idade ideal para a realização da blefaroplastia. Mas ela costuma ser procurada por pacientes a partir dos 30 anos.

Saiba mais em: Blefaroplastia

Cirurgia plástica das palpebras
  1. Lipoaspiração – 1.394.588

A segunda colocada no ranking das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo todo é a famosíssima lipoaspiração. Esse procedimento foi realizado 1.394.588 vezes no ano passado. Correspondendo a 14,5% de todas as operações executadas por cirurgiões plásticos.

A lipoaspiração é procurada por pacientes que desejam modificar o contorno de áreas específicas do corpo. Removendo o acúmulo excessivo de gordura que persiste mesmo com dieta e exercícios. Geralmente, essa cirurgia é feita nas coxas, braços, cintura e costas, mas pode ser realizada em outras regiões. É importante destacar que a lipoaspiração não deve ser feita com o objetivo de perder peso, mas sim a modificação da silhueta.

Saiba mais em: Lipoaspiração

cirurgia plástica
  1. Mamoplastia de aumento – 1.488.992

Finalmente, a cirurgia plástica campeã de realizações em 2015: trata-se da mamoplastia de aumento, que foi feita 1.488.992 vezes no ano passado, equivalendo a 15,4% do total de cirurgias plásticas.

A mamoplastia de aumento tem como objetivo dar mais volume aos seios naturalmente pequenos ou restaurar o volume que tenha sido perdido depois de um emagrecimento significativo ou da gravidez. Além disso, essa cirurgia também pode ser realizada para a reconstrução da mama perdida total ou parcialmente em mastectomias.

Dentro do número de mamoplastias realizadas em 2015. São considerados os aumentos feitos com injeção de solução salina (64.674), enxerto de gordura (113.189) e implante de silicone (1.311.129) – sendo este último absolutamente mais popular do que os outros métodos.

Além de proporcionar um volume maior às mamas. A mamoplastia de aumento também corrige a projeção dos seios, melhorando o equilíbrio do corpo e recuperando a autoestima da mulher.

Saiba mais em: Mamoplastia

prótese de mama

Curiosidade: procedimentos estéticos não cirúrgicos

Entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos, os campeões de popularidade em 2015 foram o preenchimento com ácido hialurônico, realizado 2.865.086 vezes, e a injeção de toxina botulínica, o famoso Botox®, feita 4.627.752 vezes.

Você também pode gostar de: Autoestima: Conselhos da Dra. Luciana para mantê-la em qualquer ocasião

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).