11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Fique por dentro dos últimos avanços na cirurgia plástica

avanços na cirurgia plástica

Acompanhar os avanços na cirurgia plástica é fundamental para que a clínica se mantenha atualizada em relação às tecnologias, aos procedimentos e a todo o tipo de novidade que é lançada nesse vasto universo, seja para atender às preferências dos pacientes, seja para lhes proporcionar resultados mais satisfatórios e uma rápida recuperação.

Neste conteúdo, mostraremos uma série de informações não apenas em relação aos mais recentes avanços na cirurgia plástica, mas também sobre como ela surgiu e como a Clínica Dra. Luciano Pepino tem se preparado para oferecer os melhores diferenciais aos seus pacientes. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como surgiu a cirurgia plástica?

Os primeiros registros que relatam a realização de procedimentos cirúrgicos datam do século VI, na região que hoje conhecemos como Índia. O termo “shushruta samhita” aparece nos escritos fazendo uma referência à técnica de usar a pele da testa para restaurar a aparência de indivíduos que tinham seus narizes cortados como forma de punição por crimes.

Durante o período da primeira e da segunda Guerra Mundial, houveram grandes avanços na cirurgia plástica, como resposta aos traumas causados.

Sir Harold Gilles, considerado o pai da cirurgia plástica contemporânea, percebeu que as feridas podiam ser restauradas com tecido de outras partes do corpo, com a finalidade de dar uma aparência mais “normal” e restabelecer algumas funcionalidades corporais.

Quais são os avanços mais recentes da cirurgia plástica?

A partir do momento em que os cirurgiões perceberam que era possível manipular os tecidos como medida para curar as feridas e devolver a autoestima das pessoas, o conceito de cirurgia plástica ganhou vida.

A princípio, os procedimentos cirúrgicos estéticos eram muito caros e reservados somente à classe artística de Hollywood e às elites. Mas, com a evolução da área, hoje a realidade é diferente e muito mais acessível.

A novidade mais recente e que tem se destacado em consultórios por todo o mundo é a lipoescultura HD, também conhecida como lipo de alta definição. Além disso, atualmente, existem próteses de mama de diversos formatos, feitas para atender aos mais variados biotipos de pacientes.

A Lipoaspiração HD e as suas diferenças para a técnica tradicional

A Lipo HD é uma técnica que consiste em realizar a sucção da gordura de uma determinada parte do corpo para que os contornos musculares sejam ressaltados. Ela foi desenvolvida para atender o sonho que muitas pessoas têm de ter a musculatura do corpo bem definida.

Enquanto o procedimento de lipoaspiração tradicional consiste em utilizar cânulas e lipoaspirador para fazer a sucção da gordura localizada abaixo da pele, a Lipoaspiração HD utiliza essa mesma gordura para reforçar visualmente os sulcos entre os músculos, causando uma impressão de que a musculatura está definida.

A cirurgia híbrida de mama e os seus diferenciais

Como o seu nome deixa claro, a mamoplastia híbrida é uma combinação de duas técnicas para o aumento das mamas: o uso da gordura própria da paciente e a prótese de silicone tradicional.

De forma simplificada, o procedimento consiste em retirar a gordura de uma região na qual haja excesso, como o abdômen, a face interna e os culotes, e tratá-la para que possa ser usada para lipoenxertia, isto é, para que seja inserida em locais específicos, como o colo da mama. Com isso, o resultado é o aumento do volume, além da melhoria da consistência da mama.

Seu principal diferencial está no fato de que esse procedimento é uma alternativa para mulheres que têm receio em utilizar próteses maiores por receio de sofrerem complicações devido ao silicone. O procedimento também garante mais naturalidade aos resultados, deixando o colo bem marcado e um aspecto mais arredondado ao fazer o aumento excessivo da região.

O simulador de prótese mamária e os avanços que ele trouxe

Por não terem um direcionamento sobre quais características de um implante atenderiam melhor às suas necessidades, muitas mulheres acabam ficando confusas ao se depararem com próteses de diferentes perfis, tamanhos e formatos.

Sendo assim, o simulador de prótese mamária foi criado para que a paciente possa identificar qual o tipo que se adapta melhor às suas características físicas, assim como o tamanho que ela desejaria ter como resultado para os seios.

Como consta no nome, é um simulador no qual é preciso responder a algumas questões, marcando as respostas que condizem melhor com o corpo. Ao final do teste, ele indicará qual é o tipo de prótese mamária ideal.

Como a Clínica Dra. Luciana Pepino acompanha esses avanços na cirurgia plástica?

A Clínica Dra. Luciana Pepino acompanha esses avanços por meio de cursos e congressos realizados dentro e fora do Brasil. Além disso, faz aquisições de novas tecnologias e tem contato próximo com médicos que as utilizam.

O sistema Vectra XT 3D, por exemplo, é uma tecnologia avançada de simulação de resultados tanto para próteses de mama quanto de cirurgias da face, abdominoplastia, preenchimentos, lipoaspiração, rinoplastia e muitos outros procedimentos cirúrgicos. Com esse aparelho, presente na clínica, o paciente consegue ter uma projeção bem próxima de como ficará após a cirurgia.

Também são utilizados equipamentos de ponta em outras áreas da clínica, como fios farpados, agulhas especiais e muitos materiais que contribuem da melhor maneira possível com a recuperação dos pacientes.

Quais são os diferenciais oferecidos pela Clínica Dra. Luciano Pepino nesse sentido?

Os diferenciais oferecidos pela clínica são justamente os aspectos que foram citados nos tópicos anteriores:

  • profissionais atualizados em relação aos mais recentes avanços na cirurgia plástica;
  • equipamentos e tecnologias de última geração;
  • materiais para proporcionar a melhor experiência de pós-operatório possível.

Sendo assim, os pacientes que procuram a Clínica Dra. Luciano Pepino podem contar com resultados mais efetivos e satisfatórios, procedimentos menos dolorosos e recuperações mais rápidas.

Como você pôde conferir neste conteúdo, é muito importante acompanhar todos os avanços na cirurgia plástica. Afinal, essa é uma área que está em constante desenvolvimento, e novas tecnologias e procedimentos são lançados todos os anos.

Quer conhecer melhor o trabalho da Dra. Luciano Pepino? Então, entre em contato para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia plástica que pretende realizar!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).