11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cirurgia plástica: como alinhar as expectativas com o cirurgião?

Saiba como se planejar para uma cirurgia plástica alinhando as expectativas previamente.

Um dos momentos mais importantes da cirurgia plástica, na verdade, acontece antes mesmo do procedimento ser agendado e consiste no alinhamento das expectativas junto ao cirurgião plástico.

O controle das expectativas para que elas estejam alinhadas à realidade do procedimento é fundamental para que a intervenção seja bem-sucedida e aumente sua satisfação pessoal e autoestima.

O primeiro passo para que o alinhamento de expectativas seja eficaz é escolher um cirurgião plástico de confiança, com quem você sinta-se confortável para dialogar na primeira consulta, expor inseguranças e tirar dúvidas. Saiba mais a seguir!

4 questões para alinhar as expectativas antes da cirurgia plástica

Para alinhar as expectativas em relação à cirurgia plástica é preciso questionar e conversar sobre algumas questões que costumam surgir quando avaliamos a realização de uma intervenção estética. Confira a seguir!

1. Entenda e exponha porque você quer fazer uma cirurgia plástica

Inicialmente é preciso que você, paciente interessada na cirurgia plástica, questione-se internamente quanto às suas motivações para fazer o procedimento estético.

Já nessa etapa é muito importante que você seja honesta consigo mesma, pois se “quer perder peso com a lipo” ou se “quer definir melhor o contorno corporal”, são duas situações completamente diferentes.

Caso você se reconheça no primeiro grupo, não tem problema, desde que você exponha essa motivação ao cirurgião plástico para que ele possa avaliar o que é ou não possível.

Portanto, inicialmente você precisa conhecer suas motivações e expectativas em relação à cirurgia plástica e conversar sobre essas questões de forma aberta com o profissional escolhido.

Alinhe as expectativas da cirurgia plástica com o cirurgião

2. Busque informações e tire dúvidas com o cirurgião plástico

A internet mudou muitos dos nossos hábitos e comportamentos e atualmente, antes de chegar ao consultório do cirurgião plástico, já fizemos dezenas de buscas de “antes e depois” daquele procedimento desejado, não é mesmo?

Esse preparo não é ruim, mas deve-se selecionar em quais sites você busca essas informações e sempre que aparecerem dúvidas ou estiver incerta quanto a algo, perguntar ao cirurgião plástico.

Esse diálogo melhora a comunicação entre vocês e ajuda a evitar equívocos que podem comprometer suas expectativas com a cirurgia plástica.

3. Ouça o profissional

É exatamente a busca antecipada por informações que, às vezes, nos dá muita segurança sobre o que queremos fazer e chegamos ao consultório médico prontas para agendar a data da cirurgia.

Calma! Antes de definir um procedimento estético é importante conversar com o cirurgião plástico sobre quais são seus incômodos atuais, pois a avaliação especializada pode te levar para novas possibilidades.

Por exemplo, a lipoaspiração está entre os procedimentos mais desejados e qualquer insatisfação com a estética abdominal já leva muitas pacientes a almejarem a famosa “lipo”.

No entanto, o especialista pode avaliar que a insatisfação estética está mais relacionada com a flacidez abdominal do que com os depósitos de gordura localizada, de forma que as expectativas da paciente sejam atendidas com uma abdominoplastia e não com uma lipoaspiração.

4. Esteja aberta a reavaliações

Essa situação nos leva a última questão para definir quanto à escolha de uma cirurgia plástica sem riscos quanto às expectativas criadas: esteja aberta a reavaliações do especialista.

O cirurgião plástico é o profissional mais apto a identificar qual sua insatisfação estética e como ela pode ser amenizada ou corrigida, indicando o procedimento estético mais eficaz e satisfatório para você – mesmo que você não tenha pensado nele antes.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).