Cirurgião plástico X expectativas de cada paciente

Cirurgião plástico X expectativas de cada paciente

Há pouco tempo, acreditava-se que a grande maioria das pessoas buscava um cirurgião plástico por apenas um motivo: vaidade.

Por sorte, este conceito está mudando. Cada vez mais a sociedade percebe que a cirurgia plástica é uma ferramenta importante para equilibrar corpo e mente.

Mas é essencial que todo paciente tenha em mente que o trabalho de um cirurgião plástico só é de fato bem-sucedido para aquelas que esperam resultados realistas.

Por mais que seja possível reverter mais de 30 anos de envelhecimento, isso não parecerá natural. E nem o paciente se sentirá bem com isso.

É justamente sobre este assunto que vamos falar hoje: a importância de trabalhar com expectativas realistas. E como isso influencia na qualidade dos resultados – seja qual for o procedimento estético que você planeja realizar.

Influência da mídia no consultório de todo cirurgião plástico

O surgimento do Instagram permite hoje que todo mundo possa acompanhar um pouco da rotina de celebridades em todo o mundo.

E isso influencia nosso dia a dia em uma série de questões. Quem nunca se encantou pela bolsa exibida por aquela atriz, se inspirou na maquiagem de uma modelo… Ou sonhou em ter um bumbum das Kardashians, por exemplo?

Com isso, é bastante comum que as pacientes levem esse tipo de referência ao realizar uma consulta com seu cirurgião.

Algumas levam fotos de um nariz ou corpo que consideram o ideal. Outras descrevem como gostariam que uma determinada parte de seus corpos se parecesse com o daquela celebridade.

O trabalho do cirurgião plástico nesta fase é gerenciar suas perspectivas. Não há nada pior para o paciente ou o profissional do que obter uma sensação de frustração como resultado de sua cirurgia ou tratamento.

É precisamente por isso que é necessário se esforçar – nos dois lados dessa relação – para trabalhar com expectativas realistas.

Expectativas realistas: o segredo de todo cirurgião plástico para proporcionar bons resultados

A habilidade dos cirurgiões é aperfeiçoar as características de cada paciente, garantindo que elas pareçam melhores do que antes. Mas não necessariamente diferentes.

E expectativas pouco realistas com relação aos resultados de uma cirurgia plásticas pode trazer toda sorte de consequências negativas.

A escolha de uma prótese mamária pouco adequada para o tipo físico da paciente, por exemplo, pode ter como efeito uma série de resultados pouco satisfatórios em uma mamoplastia de aumento

Alguns deles quase impossíveis de se corrigir, mesmo realizando um novo procedimento cirúrgico.

Um bom exemplo disso é a simastia: a ausência de espaçamento entre os seios. Esta é uma possível consequência do uso de próteses de um tamanho muito maior que o adequado ao biótipo da paciente ou pela falta de habilidade por parte do cirurgião plástico.

O mercado hoje oferece os mais diversos tipos de próteses mamárias, indicados para os mais diversos resultados que a paciente busca.

Mas essa questão não se restringe às próteses de mama. Mesmo uma abdominoplastia ou um lifting facial enfrentam estas questões.

É importante que você, como paciente, entenda que aquela modelo ou celebridade fit na capa de revista pode sim servir como uma inspiração – mas nunca como garantia de resultado final.

Como você pode perceber, ao acompanhar o dia a dia dessas pessoas, é que aquela aparência é resultado de uma série de esforços. E não apenas obra de um bisturi.

É preciso ter em mente que mesmo depois de uma cirurgia, há ainda um longo caminho na busca e na manutenção da forma física que você almeja.

Alimentação balanceada, uma rotina de exercícios e hábitos saudáveis é o que faz com que pessoas como Bella Falconi, Paola Oliveira e a Kim Kardashian exibam aquele visual. E não um “milagre divino”.

Você está mesmo pronta para tomar essa decisão? Converse com um cirurgião plástico

Certamente não há nada de errado em ajudar a natureza – todos nós fazemos isso de várias maneiras, de forma cirúrgica ou não. É perfeitamente natural também querer reduzir ou retardar os efeitos visíveis do envelhecimento.

Mas o componente chave para obter resultados satisfatórios de qualquer cirurgia plástica é ter expectativas realistas.

Os bons resultados da cirurgia plástica podem ajudar a criar ou aumentar a autoconfiança de uma paciente. E isso pode influenciar no seu dia a dia e em acontecimentos futuros.

Tenha em mente que só estará pronta para uma cirurgia plástica bem-sucedida se você:

  • Está tomando essa decisão apenas para se agradar (nunca para agradar a outra pessoa),
  • Conta com o suporte do cirurgião plástico certo e do procedimento ideal para os resultados que está buscando alcançar,
  • Tem uma boa comunicação com seu especialista e sente-se à vontade para fazer todas as perguntas,
  • Entende os riscos cirúrgicos e a imprevisibilidade inerente aos processos de cura,
  • Compreende que os resultados podem variar significativamente de paciente para paciente,
  • Não espera uma mudança milagrosa. Está ciente de que os resultados do procedimento dependem diretamente de várias etapas. Que vão desde as habilidades do cirurgião, o seu cuidado em observar todos os protocolos no pós-operatório e a sua nova rotina após esse período.

Quando você considera a cirurgia plástica como alternativa para melhorias realistas, as pessoas notarão sua boa aparência – mas sem saber exatamente o motivo para isso.

Lembre-se: o bom cirurgião plástico é aquele que faz você se sentir bem consigo mesma – e não o que faz os outros se sentir bem sobre você.

Se você está em busca de referências realistas para levar à consulta com o seu cirurgião plástico, responda ao nosso simulador de prótese mamária – é só clicar aqui.

CTA Ainda tem duvidas