11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Cirurgias plásticas de rápida recuperação: saiba quais são!

Alguns procedimentos permitem que a paciente retome as atividades até mesmo no dia da realização. Saiba quais são!

Quando falamos em cirurgia plástica, muitas pacientes já imaginam que terão de ficar dias de repouso e até mesmo pegar férias no trabalho para ter uma boa recuperação, o que na maioria das vezes, acaba sendo um empecilho para algumas mulheres. 

No entanto, o que pouca gente sabe é que existem muitas cirurgias plásticas com rápida recuperação que permite que as atividades sejam retomadas o mais rápido possível, dando mais liberdade e pouca restrições para a paciente. 

Alguns desses procedimentos inclusive, podem ser feitos durante o dia com anestesia local e sem sedação, possibilitando a retomada das atividades no mesmo dia ou no dia seguinte. 

E se você, assim como milhares de homens e mulheres também necessita de algo com essas condições, acompanhe a seguir e descubra quais são estes procedimentos! 

Quanto tempo demora em média a recuperação de uma cirurgia plástica normal?

Nas cirurgias tradicionais que utilizam sedação, anestesia geral e afins, o pós-operatório em geral pode durar até 30 dias, necessitando de cuidados especiais para auxiliar no processo de recuperação. 

Nessa etapa, é comum que os médicos recomendem repouso absoluto nos primeiros dias (de 5 a 7 dias), suspensão do uso de tabaco, bem como manter uma alimentação saudável, não expor a cicatriz ao sol e a utilização dos medicamentos indicados. 

Além disso, na maioria dos casos as atividades físicas são suspensas nos primeiros 30 dias e o uso da cinta/sutiã cirúrgico (no caso de mamoplastia e abdominoplastia) é indicado até a ordem médica. 

Cirurgias plásticas que têm rápida recuperação

Quais são as cirurgias com recuperação mais rápida?

Dentre as principais cirurgias plásticas existem alguns procedimentos que oferecem recuperação mais rápida para os pacientes que, por algum motivo, precisam retomar suas atividades o quanto antes. 

Redução das asas nasais

A técnica de diminuir as asas nasais é exclusivamente estética e visa corrigir o tamanho e a forma das narinas, promovendo uma melhor harmonização facial. 

Esse tipo de procedimento dura cerca de 45 minutos e proporciona um pós-operatório bem simples para as paciente, uma vez que são feitas apenas duas pequenas incisões que ficam escondidas no sulco ou dobra da asa nasal.

Lipo de mento

O procedimento – também conhecido como lipo de papada – consiste na remoção da gordura responsável pelo tão temido queixo duplo. 

Realizada por meio de uma pequena incisão na região abaixo do queixo, a gordurinha pode ser retirada apenas com anestesia local e sedação, sendo um procedimento considerado simples e seguro. 

Em geral, o paciente pode retomar as atividades 48 horas após a realização da técnica. 

Mini-lipo

As mini-lipo em determinadas regiões também são consideradas de baixa complexidade e não exigem que o paciente permaneça em repouso por muito tempo. 

Principalmente quando realizada nas mamas, axilas ou Monte de Vênus (acima do púbis), garante bons resultados e uma rápida recuperação para as pacientes, que podem retomar as atividades também em 48 horas, dependendo da indicação médica. 

No entanto, o ideal é que um médico seja consultado para avaliar o seu caso e qual a melhor cirurgia plástica de acordo com as suas necessidades, priorizando sempre bons resultados.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).