(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Cirurgias plásticas de rápida recuperação: saiba quais são!

Alguns procedimentos permitem que a paciente retome as atividades até mesmo no dia da realização. Saiba quais são!

Quando falamos em cirurgia plástica, é importante pensar nas que oferecem uma recuperação mais rápida. Isto é, muitas pacientes já imaginam que terão de ficar dias de repouso e até mesmo pegar férias no trabalho para ter uma boa recuperação. Na maioria das vezes, isso acaba sendo um empecilho para algumas pessoas.

Porém, o que nem todos sabem é que existem muitas cirurgias plásticas com rápida recuperação que permite que as atividades sejam retomadas o mais rápido possível. Logo, existe mais liberdade para a paciente.

Inclusive, alguns desses procedimentos podem ser feitos durante o dia com anestesia local e sem sedação. Dessa forma, possibilitando a retomada das atividades no mesmo dia ou no dia seguinte. E se você, assim como milhares de homens e mulheres também necessita de algo com essas condições, acompanhe a seguir e descubra quais são estes procedimentos!

Quanto tempo demora em média a recuperação de uma cirurgia plástica normal?

Nas cirurgias tradicionais que utilizam sedação, anestesia geral e afins, o pós-operatório em geral pode durar até 30 dias, necessitando de cuidados especiais para auxiliar no processo de recuperação.

Nessa etapa, é comum que os médicos recomendem repouso absoluto nos primeiros dias (de 5 a 7 dias), suspensão do uso de tabaco, bem como manter uma alimentação saudável, não expor a cicatriz ao sol e a utilização dos medicamentos indicados.

Além disso, na maioria dos casos as atividades físicas são suspensas nos primeiros 30 dias e o uso da cinta/sutiã cirúrgico (no caso de mamoplastia e abdominoplastia) é indicado até a ordem médica.

Quando optar por cirurgias plásticas de rápida recuperação?

Ao longo da leitura, você já entendeu que as cirurgias plásticas de rápida recuperação oferecem algumas vantagens. É o caso da maior liberdade e comodidade para continuar as obrigações diárias, sem o comprometimento exigido no repouso.

De qualquer maneira, nem sempre é o momento de optar por esse tipo de procedimento. É mais recomendado que você opte por cirurgias plástica de rápida recuperação quando realmente não houver a possibilidade de se ausentar por muito tempo das suas demandas.

De todo modo, o cirurgião plástico deve avaliar a situação de cada paciente individualmente para decidir quem pode optar por procedimentos mais rápidos.

Quais são as cirurgias com recuperação mais rápida?

Dentre as principais cirurgias plásticas existem alguns procedimentos que oferecem recuperação mais rápida para os pacientes que, por algum motivo, precisam retomar suas atividades quanto antes.

Redução das asas nasais

A técnica de diminuir as asas nasais é exclusivamente estética e visa corrigir o tamanho e a forma das narinas, promovendo uma melhor harmonização facial.

Esse tipo de procedimento dura cerca de 45 minutos e proporciona um pós-operatório bem simples para as pacientes, uma vez que são feitas apenas duas pequenas incisões que ficam escondidas no sulco ou dobra da asa nasal.

Lipo de mento

O procedimento — também conhecido como lipo de papada — consiste na remoção da gordura responsável pelo tão temido queixo duplo.

Realizada por meio de uma pequena incisão na região abaixo do queixo, a gordurinha pode ser retirada apenas com anestesia local e sedação, sendo um procedimento considerado simples e seguro. Em geral, o paciente pode retomar as atividades 48 horas após a realização da técnica.

Mini-lipo

As mini-lipo em determinadas regiões também são consideradas de baixa complexidade e não exigem que o paciente permaneça em repouso por muito tempo.

Principalmente quando realizada nas mamas, axilas ou Monte de Vênus (acima do púbis), garante bons resultados e uma rápida recuperação para as pacientes, que podem retomar as atividades também em 48 horas, dependendo da indicação médica.

Quais cuidados tomar em cirurgias plásticas de rápida recuperação?

Ao longo da leitura, você acompanhou alguns procedimentos cirúrgicos que podem ser efetuados rapidamente. No entanto, não pense que por diminuir o tempo de repouso os cuidados se tornam dispensáveis. Acompanhe a seguir os cuidados a serem tomados pós-procedimento cirúrgico!

Ingestão de água

A hidratação é sempre uma recomendação importante pós-cirurgia. Isso porque ela é útil para ajudar o organismo a realizar suas funções adequadamente. Isso é útil para acelerar o processo de cicatrização e no equilíbrio metabólico.

Contudo, é importante dosar a quantidade de água ingerida, que não pode ser em excesso.

Caso contrário, o corpo fica mais propenso a urinar com frequência. Assim, é importante que a quantidade exata respeita o peso e a altura de cada um. Mas em geral, a recomendação é entre 1,5 a 3 litros.

Alimentação saudável

Logo apos a cirurgia é recomendado que o paciente fique em um jejum de 8 horas. Depois desse período, ele precisa consumir alimentos leves, com a base de caldos, e em pequenas quantidades. Tudo isso é importante para evitar náuseas e outros problemas logo após a cirurgia.

Troca de curativo

Outra recomendação importante é quanto a adequada troca de curativo dos pacientes. Isto é, a região deve ser lavada com água e sabonete neutro ou antibacteriano, conforme indicações médicas. Essa prática contribui para uma melhor cicatrização.

Repouso

O repouso continua recomendado, mesmo em cirurgias de rápida recuperação. No entanto, esse período é menor que em cirurgias tradicionais, conforme instruções médicas. Assim, siga as orientações e não deixe de priorizar boas noites de descanso e inicialmente fazer exercícios físicos mais leves.

Medicamentos

Na maior parte das vezes, os médicos também recomendam a ingestão de medicamentos, o que deve ser respeitado pelos pacientes. No geral, eles também indicam a suspensão de remédios a base de Ácido acetilsalicílico, vasodilatadores e outros usados em casos de dengue. Isso porque esses remédios elevam o sangramento, que já tende a ser intenso pós-cirurgia.

Higiene

Os primeiros banhos depois da cirurgia precisam ser com água morna, contar com um banco e ajuda por perto. Isso porque as tonturas podem ser comuns. Caso isso ocorra, tente ficar deitada ou sentada por cinco minutos até melhorar.

Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas quanto a realização de uma cirurgia plástica de recuperação rápida? Ela pode oferecer muitos benefícios para algumas pessoas. No entanto, o ideal é que um médico seja consultado para avaliar o seu caso e qual a melhor cirurgia plástica conforme as suas necessidades, priorizando sempre bons resultados.

Quer continuar por dentro de outros conteúdos sobre procedimentos cirúrgicos? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das atualizações!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário


    Leia Também

    Carregando...

    Campanha #ViralizeOBem

    Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

    imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
    Quero ajudar!
    imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
    logo

    Campanha #ViralizeOBem

    Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

    Quero ajudar!

    Assine nossa newsletter

    Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

    whatsapp

    Cirurgias

    Procedimentos

    Links Úteis

    Telefones de Contato

    Políticas de Privacidade

    Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

    CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

    logo

    2022. Dra. Luciana Pepino

    Todos os direitos reservados.