11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Confira os principais tipos de sutiã e saiba como escolher o seu

tipos de sutiã

Muitas mulheres escolhem sutiãs pela beleza do modelo ou pela suavidade do tecido e, com isso, acabam optando por produtos que incomodam, machucam ou não oferecerem a sustentação necessária. Conhecer os diferentes tipos de sutiã e saber como diferenciá-los é fundamental para garantir escolhas mais confortáveis e adequadas.

Neste artigo, você vai encontrar informações sobre os principais modelos desse acessório e suas características, bem como algumas dicas que irão ajudá-la a escolher o sutiã certo para o seu tipo de busto. Continue a leitura para saber mais!

Conheça os principais tipos de sutiã

O sutiã tem como principal função sustentar os seios, proporcionando conforto e segurança. Além do desconforto, o sutiã inadequado pode afetar a saúde, provocando dores nas costas, nos ombros, interferindo na circulação sanguínea e prejudicando o formato natural dos seios. Veja, a seguir, alguns dos principais tipos de sutiã e suas características.

Top

Normalmente, o modelo de sutiã top é confeccionado em tecidos firmes e com elastano, ajustando-se melhor ajuste ao corpo. Por oferecer uma boa sustentação e mais liberdade de movimentos, ele é indicado para as práticas esportivas.

Nadador

O sutiã de modelo nadador tem alças que se unem nas costas, permitindo que ele seja utilizado com roupas que apresentam o mesmo recorte no decote. Ele pode ser encontrado com ou sem bojo e apresenta fechamento frontal. Essa é uma vantagem, pois o modelo ajuda a unir os seios, principalmente se tiver um bojo com a função push-up.

Meia-taça

O meia-taça apresenta um corte mais cavado, sendo interessante para ser utilizado com blusas e vestidos decotados. Há modelos com ou sem bojo e a taça começa mais abaixo do que modelos tradicionais. Isso favorece a sua invisibilidade em determinadas roupas e valoriza o formato natural dos seios. As versões com aro oferecem maior sustentação.

Push-up

O modelo push-up é ideal para quem deseja levantar e unir os seios. Para isso, ele conta com enchimento no lado interno do bojo. Essa estrutura funciona como um “degrau” e serve de apoio e ajuda a empurrá-los para dentro e para cima.

Ele proporciona um efeito de seio mais encorpado, elevado e redondo, que valoriza qualquer tipo de decote e pode transformar completamente o caimento de algumas roupas.

Triângulo

O modelo de sutiã triangular proporciona um formato semelhante aos contornos de um biquíni, sendo comum ser utilizado por baixo de regatas bem cavadas. Ele é indicado para seios pequenos e médios.

Saiba como escolher o sutiã ideal

Para escolher o sutiã ideal, é preciso optar por aquele que se adapta perfeitamente ao seu tipo de seio. Um modelo inadequado pode incomodar, provocar dores e deixar os seios com um formato indesejado.

Entretanto, esses problemas não se referem apenas ao tamanho. Muitas vezes, o número é o correto, mas o modelo não é o adequado. Por isso, ao escolher o produto, é preciso considerar esses aspectos.

Opte por marcas com numerações diferenciadas

Muitas marcas confeccionam produtos com um tamanho padrão, e isso dificulta a localização de um sutiã que satisfaça às necessidades individuais. Nesse sentido, é importante buscar confecções que trabalham com numerações que consideram a largura das costas e ao tamanho do busto, representadas por letras e números.

Esse sistema diferenciado adota as numerações comuns e acrescenta uma letra para indicar o tamanho da taça, como 40D. Nesse caso, o número 40 indica o tamanho das costas e a letra D, o da taça. Dessa forma, as letras identificam o tamanho dos seios, conforme comentamos a seguir:

  • A — um tamanho menor do que o das costas;
  • B — tamanho igual ao das costas;
  • C — um tamanho maior do que o das costas;
  • D — dois tamanhos maiores do que o das costas;
  • DD — três tamanhos maiores do que o das costas.

Como vimos, há diversos tipos de sutiã, sendo importante saber escolher o modelo mais adequado às características individuais. Essa é a melhor forma de garantir boa sustentação e conforto, além de uma estética melhor que reflete no caimento das roupas.

Gostou destas informações? Entenda melhor sobre o sutiã pós-cirúrgico e a importância de utilizá-lo após uma cirurgia plástica nos seios!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).