O sutiã certo para cada tipo de busto

Escolher o sutiã certo nem sempre é fácil, mas podemos ajudar. Confira as dicas para uma escolha ideal de uma das peças mais importantes do vestuário feminino.

O sutiã valoriza o busto e a autoestima feminina e por isso escolher o mais adequado faz toda a diferença. Além disso, o modelo deve ajudar na postura e vale ressaltar que o modelo errado pode prejudicar a coluna. Para a escolha é necessário levar em consideração o tamanho do seio, o tipo físico e a largura das costas. Já para hora de usar, também é necessário levar em consideração a cor do modelo, já que roupa clara exige um sutiã de cores neutras ou nude, que imita o tom de alguns tipos de pele. Já quem vai usar roupa escura pode usar tonalidades mais fortes.

O tamanho do sutiã deve ser o primeiro ponto a ser observado. Ele não pode apertar nas costas ou nos lados, pois pode marcar a pele, ressaltar algumas gordurinhas indesejadas e ainda prejudica a circulação. Ele também não pode ser muito folgado senão pode não segurar direito. O ideal é que o sutiã faça você sentir uma leve pressão, mas nunca apertar demais. O conforto deve ser levado em consideração e para isso não tenha medo de testar a peça. Olhe no espelho para ver se a base está reta e ajustada ao corpo, principalmente na parte de baixo dos seios.

Nenhum corpo é igual e por isso algumas formas nem sempre ajudam, mas é possível escolher o sutiã conforme o tamanho dos seios e das costas. Quem tem seios pequenos e as costas largas pode optar pelo modelo de taça A (tamanho do bojo), que deixa os seios encaixados e as costas confortáveis. Dê preferência aos modelos com enchimento se quiser dar uma valorizada no busto. Já quem tem seios mais separados tem como opção os sutiãs estruturados, com alças e laterais mais largas. Os bojos finos e menores ajudam a unir e moldar os seios.

Para os seios maiores, o ideal é um modelo que oferece firmeza e segurança, evitando problemas na coluna. Escolha modelos com alças e laterais grossas, além de costas largas para ajudar na sustentação e bojos com tecidos mais grossos para ajudar na sustentação. Já as mulheres com seios flácidos podem optar com modelos com aro, que mantém os seios no lugar. Já o bojo deve ter um enchimento ideal para ajudar a moldá-los e por isso devem ser escolhidos com cuidado. Cuidado com o bojo o qual não pode sobrar nem faltar nos seios. Além disso, os seios precisam estar bem acomodados, não marcando a pele. Mamilos devem ficar bem centralizados dentro do bojo e a alça centralizada no ombro para não escorregar e nem deixar marcas fundas.

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. elisabete disse:

    bom dia!os fabricantes de soutiens deveriam ficar atentos as circunferências toraxicas ,por ex eu e minhas filhas temos seios grandes mas porem a circunferências estreitas,temos muitas dificuldades na hora de comprar.uso tamanho 50 mais devo ter circunferência de 44