11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

As diferenças entre as próteses mamárias

Diferenças entre prótese mamária

Muitas mulheres têm no topo da lista de desejos a mastoplastia de aumento. Ou seja, colocar próteses de silicone para o aumento das mamas. As dúvidas mais comuns, antes mesmo de conversar com o médico, podem surgir, tais como: qual tamanho devo colocar? E o formato? Vai dar resultado? Quais as diferenças entre as próteses mamárias?

Com base no contexto, preparamos este conteúdo para que você tire todas as suas dúvidas sobre como funcionam os tipos de prótese para as mamas e como se diferenciam. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que os cirurgiões analisam para escolher as próteses mamárias?

As próteses mamárias, por mais que aparentem ter uma versão única são distintas pelo formato, tamanho, textura e perfil. Além disso, os cirurgiões analisam a largura dos ombros, do tórax e a estatura da paciente para manter a harmonia do corpo depois da implantação das próteses de silicone.

Com as vastas opções que há hoje no mercado de beleza, é possível encontrar a que se encaixa melhor nas interessadas pelo procedimento.

Qual o objetivo de implantar próteses mamárias?

O implante de próteses de silicone tem como objetivo melhorar o formato das mamas e o contorno corporal. Além, claro, de fazer a paciente ficar de bem com o espelho. Médicos recomendam a cirurgia para o aumento dos seios e não para mantê-los mais firmes.

Exceder no tamanho das próteses de silicone, não lhe dará um visual natural. O resultado primordial do procedimento estético é dar naturalidade ao colo, como se a região nunca tivesse passado por uma cirurgia plástica antes.

tipos-silicone

Quais são as diferenças entre as próteses mamárias?

Veja a seguir os principais tipos de próteses mamárias que os cirurgiões utilizam em procedimentos estéticos para aumentar o volume ou melhorar o formato dos seis e em quais aspectos elas se diferenciam entre si.

Formato

No que se diz respeito ao formato, existem próteses redondas e em formato de gota (anatômica). Os modelos em gota costumam ser indicadas para pacientes que almejam aumentar o volume e manter o contorno proporcional.

É claro que o cirurgião deverá avaliar uma série de características antes de determinar o modelo ideal para cada caso. Além disso, ele deve solicitar de três a quatro tamanhos diferentes ao fabricante, sendo todos próximos ao tamanho pretendido.

Enquanto as próteses mamárias redondas ou semiesféricas são aquelas que proporcionam mais contorno à mama. Em geral, são utilizadas em procedimentos em que o implante da prótese é realizado de forma subglandular e pelo sulco mamário.

Já no caso de pacientes que desejem fazer a redução do volume das mamas, é indicado uma mamoplastia ou mamoplastia sem prótese.

Projeção

Existem diferentes tipos de projeção, por isso, listamos abaixo ara facilitar o entendimento.

Próteses redondas de perfil alto

Aumenta a projeção do seio, de forma que a base da mama fique com um diâmetro menor. Isso fará com que o colo fique bem marcado. Para as pacientes que possuem seios muito pequenos, essa é a prótese mais indicada.

Próteses redondas de perfil super alto

O formato cônico é o mais solicitado pela mulherada, pois há maior projeção nas mamas e na região do colo, de maneira que não haja necessidade de usar sutiã com bojo.

Próteses redondas de perfil baixo ou moderado

Por se tratarem de modelos de prótese de silicone com um diâmetro maior e menos projeção, são pouco escolhidas pelas mulheres, pois proporcionam um efeito mais focado na largura da base e em uma altura central mais baixa.

A prótese é recomendada para aquelas que precisam aumentar os seios e querem projetá-los para frente. A prótese baixa é a menos utilizada, pois os resultados só aparecem no colo mamário. Sendo assim, costumam ser indicadas quando o objetivo é somente aumentar o volume das mamas.

Material

Os materiais usados na fabricação de próteses mamárias são silicone ou gel pelo fato de proporcionarem muito mais macies e uma textura lisa, principalmente se comparados aos modelos de salina.

A prótese de silicone tem a possibilidade de vazamento em que não são apresentados sintomas óbvios e, por isso, é comum que os cirurgiões recomendem o acompanhamento por até três anos após a realização da cirurgia. A finalidade é monitorar qualquer ruptura.

Já as próteses de gel têm grandes vantagens em relação aos outros modelos, como o fato de, na maioria dos casos, não ser palpável ao tato, o que torna o resultado muito mais natural e satisfatório.

Por fim, as próteses mamárias salinas são mais parecidas com balões de água, isto é, o preenchimento é realizado após a colocação, o que é vantajoso pelo fato de exigir que a incisão seja menor do que as próteses de silicone pré-preenchidas. Outra vantagem é que muitas vezes a prótese salina permite o ajuste após a cirurgia e, no caso de vazamento, a ruptura pode ser identificada devido ao efeito visível (um seio menor do que o outro).

Graças à qualidade das próteses de silicone, aquele mito de que as próteses devem ser trocadas a cada 10 anos ficou para trás. É, sim, muito importante fazer exames de acompanhamento para avaliar a integridade e contorno dos implantes. E enquanto ele estiver sem alterações não há necessidade de troca.

Como você pôde conferir neste conteúdo, existem diferenças entre as próteses mamárias disponíveis no mercado de beleza. Os cirurgiões plásticos levam uma série de fatores em consideração não hora de escolher o modelo mais adequado à paciente, como altura, biótipo do corpo e formato natural das mamas. Para garantir os resultados esperados é muito importante realizar a cirurgia com profissionais de confiança.

Converse com um especialista da área para tirar todas as dúvidas, pois é ele que te orientará a escolher o tamanho e formato das próteses ideais.

CTA e-book Mitos e Verdades sobre Protese Mamaria baixe aqui

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Franciele disse:

    eu fiz mamoplastia mais protese a 11 meses. e estou achando que as mamas ja cairam muito!! ja estou com flacidez. O medico fala que é normal, mas eu não estou satisfeita. oq eu faço?

    • Luciana Pepino disse:

      Franciele,

      A melhor pessoa para te orientar nesse caso é o seu especialista. É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Beijos

  2. nivalda moro mendonça disse:

    DR Luciana,poderia tambem me dizer se cada cirurgia..poderia ser parcelada.tipo rosto um valor….posso parcelar?mamas,olhos,gostaria de poder saber…assim iria com mais certeza para tal avaliação,dez de ja meus agradecimentos….

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Nivalda!
      Sim, após passar em consulta, você recebe os valores e todas as opções de pagamentos, que podem ser à vista e parcelados.
      Beijos!

  3. nivalda moro mendonça disse:

    Boa Tarde DR Luciana,gostaria de falar um pouco a meu respeito,sou uma mulher de 60 anos vou completar,61 agora em Novembro,mas não me considero com esta idade,gosto do meu corpo…mas tenho muito complexo do meu rosto…tenho marcas no canto dos olhos,minha pele esta quadriculadas,meus labios tem muitas ruguinhas,nem posso usar um baton que tanto adoro.sem contar que tenho muitas peles em volta dos olhos,em cima e em baixo,teria que tira-las,em fim tenho muito complexo do meu rosto ,por onde vou sinto vergonha,depois vem as mamas,que meu sonho seria poder ergue-los pois ja meio que caidos….sei que a DR ira me responder que teria que fazer me uma avaliação….sou de Americana…mas poderia ir até em SP…para tal avaliação…pois dependendo do valor ….de cada coisa ..eu poderia fazer uma de cada vez….mas preciso saber para tal avaliação,sera cobrada???qual é o valor???porque sobre qualquer parte do corpo,nem vou perguntar como te disse ira me dizer que…..terei que passar por avaliações…ok se puder me responder agradeço….bjos

  4. marineide disse:

    quanto ficaria para colocar a protese de silicone , em que estado vcs atendem?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Marineide!

      A clínica fica em São Paulo/SP.
      Em relação a valores, não tenho como te informar sem que eu tenha te visto e avaliado pessoalmente. Cada paciente tem um diagnóstico e por isso a avaliação é tão importante para que possamos decidir o mais adequado a cada um. 🙂

      Nesse link você encontra nossos telefones e endereço, se desejar nos ligar para agendar uma consulta: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos

  5. Jooh disse:

    Eu amo seus post eu pretendo aumentar meus seios sou loca pra fazer, tenho filhos e tudo muda depois de ser mãe principalmente os seios e barrigas falando de corpo.. Vc é de que cidade e estado???