(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Toxina Botulínica

botox toxina botulinica

botoxComo surgiu a toxina botulínica?

A toxina botulínica foi produzida pela bactéria (Clostridium botulinum)e foi inicialmente estudada como contaminante de alimentos, especialmente a toxina tipo E, produzindo fraqueza e paralisia. Foi então primeiramente utilizada no tratamento de estrabismo. Em meados dos anos 80 foi utilizada na terapêutica de distúrbios musculares e distonias focais.Entretanto, na última década tem sido usada a toxina botulínica tipo A e B (sendo mais conhecida comercialmente como BOTOX®), em terapêutica de distúrbios musculares e como relaxante muscular para deixar a expressão mais descontraída, revelando-se muito popular em aplicações estéticas para se atenuar rugas e imperfeições.

 

Como atua a toxina botulínica?

A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas e marcas de expressão.

 

Aplicação e resultados da toxina botulínica

A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada apenas por médicos capacitados, feitas em consultório, a fim de se evitar que seja feito aplicação em locais inadequados. É injetada uma substância em pontos específicos dos músculos facial. As principais regiões do rosto a ser aplicada a toxina botulínica são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região Peri – orbitária (os chamados pés de galinha). Estes pontos são selecionados de acordo com as características do paciente e com as marcas de expressão ou rugas, a dose necessária da toxina botulínica também varia conforme o efeito desejado de pessoa para pessoa.

botox-2A aplicação da toxina botulínica é perfeitamente suportável por ser injetada com uma agulha muito fina. Porém no caso de pessoas muito sensíveis pode-se utilizar um creme anestésico 30 minutos antes da aplicação, diminuindo assim o incômodo.

 

Efeitos colaterais toxina botulínica


Quase não há efeitos colaterais, mas pode ocorrer leve dor de cabeça ou formação de pequena equimose (mancha roxa) no local na qual foi aplicada a toxina botulínica.

 

Os resultados da toxina botulínica


Os resultados da toxina botulínica são excelentes, pois começam a aparecer em 48 horas após a aplicação e atingem o prazo máximo em duas semanas. Aconselhamos que o procedimento deva ser repetido a cada quatro meses para uma correta manutenção, podendo variar de acordo com cada pessoa.

 

botox-3

Como funciona a toxina botulínica?

 

A toxina botulínica usada nos tratamentos estéticos age como um bloqueador neuromuscular. Dessa forma, ela bloqueia a transmissão dos estímulos dos neurônios para os músculos o que impede, parcial ou totalmente, a contração muscular.

Uma vez que uma das principais responsáveis pelo processo de envelhecimento facial é a contração da musculatura em decorrência das expressões faciais, a toxina botulínica impede esse processo e preserva a jovialidade na paciente.

No tratamento é aplicada uma pequena quantidade de toxina botulínica no local da face avaliado como mais crítico para o envelhecimento da face. Por exemplo, os pés de galinha e as rugas que se concentram na glabela.

Uma vez que é usada para reduzir a contração muscular, a toxina botulínica só apresenta resultados satisfatórios quando direcionada à amenização de rugas dinâmicas.

 

Quais tratamentos podem ser feitos com a toxina botulínica?

 

Os tratamentos com toxina botulínica podem ser classificados em dois grupos, os estéticos e os terapêuticos.

Os mais conhecidos são os estéticos e que tem como objetivo prevenir ou amenizar sinais avançados do envelhecimento facial, ajudando no tratamento de marcas decorrentes das linhas de expressão.

Os tratamentos com fins terapêuticos são aqueles nos quais a toxina botulínica pode auxiliar no tratamento de alguma patologia, como no caso da hiperidrose (sudorese excessiva nas mãos, pés e axilas), cefaleia ou bruxismo.

 

Quais os tipos da substância?

 

Um aspecto importante do tratamento com toxina botulínica é que o nome Botox® refere-se à primeira marca que utilizou a substância com fins estéticos no Brasil, recebendo a autorização de comercialização pela ANVISA em 1992.

No entanto, o tratamento pode ser realizado com outras marcas que também comercializam a toxina botulínica tipo A, como Dysport, Xeomin e Botulift.

Essas substâncias industrializadas têm pequenas variações na composição, recebendo nomes distintos como: OnabotulinumtoxinA (Botox®), AbobotulinumtoxinA (Dysport®) e IncobotulinumtoxinA (Xeomin®). 

 

Quando a toxina botulínica é indicada?

 

A aplicação da a toxina botulínica é recomendada para atender diferentes insatisfações estéticas. Os tratamentos no terço superior da face são os mais comuns e amenizam sinais como os pés de galinha, rugas na glabela e as linhas de expressão da testa.

Ao relaxar a musculatura facial, a aplicação da a toxina botulínica ameniza essas marcas incômodas, mas o tratamento pode ser usado para diferentes demandas, como:

  • levantar o formato da sobrancelha, deixando-a mais arqueada;
  • reduzir rugas no queixo;
  • eliminar vincos verticais que surgem no pescoço em decorrência do envelhecimento cutâneo;
  • amenizar sinais e envelhecimento no colo;
  • para amenizar o sorriso gengival;
  • para tratar hiperidrose axilar, palmar ou plantar.

Destaca-se ainda que a aplicação da a toxina botulínica pode ser destinada à prevenção de rugas, sendo iniciada, em média, aos 30 anos.

No caso dos tratamentos corretivos, a paciente já tem mais idade e está insatisfeita com as rugas e linhas faciais, sendo que a técnica é usada para minimizar essas ocorrências.

 

Qual a importância da avaliação antes da aplicação da toxina botulínica?

 

Antes de optar pela aplicação da a toxina botulínica é fundamental que a paciente passe por uma avaliação com o cirurgião plástico.

Esse especialista é o mais apto para indicar o tratamento estético mais recomendado para cada caso e também fazer a aplicação da a toxina botulínica com segurança e eficácia para um resultado mais natural.

Nessa avaliação, a paciente pode afirmar que o maior incômodo é com a flacidez cutânea ou com o bigode chinês, por exemplo. Nos dois casos, a toxina botulínica não é o tratamento indicado.

Portanto, esse estudo prévio das insatisfações da paciente é fundamental para que o especialista recomende a técnica mais apropriada ao caso e que atenda às expectativas da paciente. 

 

Existem contraindicações ao tratamento?

 

Assim como outros medicamentos, a paciente deve verificar junto ao especialista se não há alguma contraindicação que impeça a realização do tratamento.

A toxina botulínica não deve ser aplicado em pacientes que apresentem alergia a qualquer componente da fórmula, mulheres grávidas ou lactantes, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

Doenças de pele ativas no local da aplicação, como herpes ou psoríase, também contraindicam o tratamento. Recomenda-se ainda que a paciente não esteja com nenhuma inflamação ou infecção.

 

Qual o intervalo entre as aplicações da toxina botulínica?

 

As aplicações da toxina botulínica devem ser realizadas com intervalos mínimos de três meses, pois caso a paciente utilize o produto com maior frequência na mesma região pode adquirir resistência aos efeitos da toxina botulínica.

O tempo de duração dos resultados pode variar entre 3 a 6 meses, sendo recomendada a reaplicação quando sentir que o tratamento perdeu o efeito.

 

Como preservar os resultados da toxina botulínica por mais tempo?

 

Existem cuidados diários que podem ser adotados pela paciente com o objetivo de aumentar a duração dos efeitos da a toxina botulínica, como:

  • utilizar protetor solar diariamente;
  • beber uma quantidade de água compatível com o peso;
  • ter uma alimentação saudável baseada em alimentos naturais;
  • reduzir os movimentos faciais quando possível.

 

Como escolher uma clínica da toxina botulínica?

 

Para que a aplicação da toxina botulínica seja segura é fundamental escolher uma clínica da a toxina botulínica de confiança e com infraestrutura adequada.

A aplicação da a toxina botulínica ocorre no próprio consultório, sendo necessário verificar a infraestrutura e autorização de funcionamento pela ANVISA.

Além disso, a aplicação da a toxina botulínica deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança, pois esse profissional tem mais conhecimento sobre a estrutura facial, garantindo um estudo prévio adequado e o correto manuseio da substância que deverá ser diluída em soro fisiológico para uso.

Portanto, a escolha da clínica da a toxina botulínica influencia a segurança do tratamento e também os resultados obtidos.

Na Clínica Luciana Pepino a aplicação da a toxina botulínica é realizada por uma cirurgiã plástica profissional e experiente, além de disponibilizar toda infraestrutura necessária ao conforto e segurança das pacientes.

Quer conhecer nossas instalações e tratamentos? Entre em contato pelo telefone (11) 3285-6412 ou agende uma consulta aqui!

Consulte-nos. Teremos muito prazer em atendê-lo!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Posts relacionados

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Cadastre-se

Receba informações sobre Cirurgias Plásticas e Procedimentos Estéticos Avançados.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.