11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

MD Codes

 

Na maioria das vezes a queixa de um paciente não está exatamente na área que precisa ser tratada. Um bigode chinês, por exemplo, se dá pela falta de suporte das regiões da maçã do rosto. Preenchê-lo diretamente pode não ser a solução.

O profissional capacitado irá identificar as reais necessidades de tratamento e com as novas ferramentas de codificação de preenchimento poderá entregar resultados muito mais satisfatórios e altamente diferenciados.

Uma nova técnica de rejuvenescimento facial foi desenvolvida através da avaliação do processo natural de envelhecimento que ocorre com perda de sustentação de regiões específicas associada a perda de volume ósseo e de coxins adiposos. Usando preenchimentos com nova tecnologia (linha Vycross Juverderm) o tratamento se propõe a repor volume em áreas bem específicas que darão suporte em toda a face.

O que é o MD Codes™?

O MD Codes™ é uma abreviação para o termo Medical Codes (Códigos Médicos), que se trata de um mapeamento da face por meio de pontos e uma sistematização das injeções de ácido hialurônico, que diferente do que já era feito permite um resultado superior, proporcionando uma aparência mais harmônica e mais jovem, com efeito lifting, sem perder a naturalidade.
O método foi criado pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Maurício de Maio, após 20 anos de estudo.

Como é feito?

O tratamento é realizado em consultório com a injeção de uma substância preenchedora, já conhecida há anos no mercado.

O ácido hialurônico é aplicado em pontos específicos da face, responsáveis pela sustentação, melhorando o contorno facial e gerando um rejuvenescimento natural e suave.

Cada caso é avaliado criteriosamente e o médico irá indicar quais as áreas que merecem tratamento visando um resultado natural e global da face.

A quantidade de produto utilizada vai depender das necessidades específicas de cada paciente.

 

Quanto tempo dura?

De 12 a 18 meses.

Para quem é indicado?

Mulheres e homens que já apresentam algum grau de envelhecimento da face ou mesmo pacientes que já desejam atuar de forma preventiva.

Pacientes que não pretendem se submeter a um lifting cirúrgico, e procuram por métodos de rejuvenescimento facial.

Pacientes que não tem tempo disponível para recuperação de um lifting cirúrgico.

Preciso me afastar do trabalho?

Não. O retorno ao trabalho pode ser imediato.

Ficarei com marcas?

Alguns pontos arroxeados podem surgir, decorrente do uso de agulhas para o procedimento. O inchaço após o procedimento é bem discreto.

Vou sentir dor?

Não. Aplicamos pomadas anestésicas na pele e o próprio produto também contém em sua formulação um outro anestésico.

Qual o valor do procedimento?

Os valores variam dependendo da capacitação do profissional e da quantidade de produto calculada para cada caso.

Qual a importância do mapeamento da face?

Para que o MD Codes apresente resultados satisfatórios o cirurgião plástico deve fazer o mapeamento da face, uma técnica que estuda as métricas e proporções para identificar características individuais do perfil de envelhecimento cutâneo.

Essa avaliação detalhada realizada pelo especialista é o que permite identificar que um aspecto do rosto pode causar uma desproporção em outra área e causar insatisfação. São avaliados fatores como:

  • formato do rosto;
  • cor da pele;
  • feições;
  • protuberâncias ósseas;
  • perfil;
  • cabelo, como corte, coloração e textura;
  • personalidade;
  • hábitos de vida.

Todos esses quesitos podem determinar o tipo de envelhecimento e as características faciais da paciente que influenciam a aplicação do ácido hialurônico.

O mapeamento da face é a principal estratégia para identificar esses fatores e a correlação entre as estruturas da face que resultam no envelhecimento.

Esse é, afinal, o principal diferencial do MD Codes, pois ao incluir o mapeamento da face ele garante um tratamento personalizado e que atende às principais necessidades e anseios das pacientes.

Quais os benefícios do MD Codes?

O tratamento de MD Codes pode atender diferentes demandas estéticas da face para combater ou retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Entre as alterações possíveis incluem-se:

  • reposição de volume;
  • melhora na sustentação;
  • melhora no contorno facial;
  • prevenção do surgimento precoce de flacidez e rugas;
  • minimizar rugas já existentes;
  • conquistar uma face mais harmônica, jovial e natural.

Uma das principais vantagens da aplicação do MD Codes é que o procedimento não provoca mudanças drásticas, preservando a identidade e características pessoais da paciente. 

Além disso, a facilidade na aplicação e a rápida recuperação são aspectos que tornam o tratamento mais indicado.

Em quais regiões o tratamento pode ser realizado?

Como vimos, as regiões nas quais o ácido hialurônico será aplicado depende do mapeamento da face, que garante a personalização do procedimento. Ainda assim, alguns pontos são mais comuns pela influência na jovialidade e aparência, como: 

  • sulco nasogeniano, ou bigode chinês;
  • abaixo dos olhos;
  • queixo;
  • bochecha;
  • maçã do rosto;
  • lábios;

A quantidade de pontos que serão tratados pode variar de um caso para o outro. Além disso, o cirurgião plástico pode observar que uma insatisfação com o contorno facial, por exemplo, pode ter origem no queixo e não na bochecha, como esperado pela paciente. 

Além disso também podemos trabalhar atributos e insatisfações como querer parecer mais magra, menos triste ou menos brava, menos flácida…

Como o ácido hialurônico age no organismo?

Antes de se submeter a um tratamento estético como o MD Codes a paciente questiona-se: a substância é segura?

O ácido hialurônico está entre as substâncias mais seguras usadas nos tratamentos estéticos atualmente. Ele, naturalmente, compõem os tecidos da pele, no entanto, tem a produção diminuída com a idade.

A função do ácido hialurônico é a hidratação e preenchimento da pele, atraindo moléculas de água ao local e preenchendo o espaço entre as células.

Dessa forma, a substância é segura e pode ser usada sem receios pela paciente, desde que haja uma avaliação específica com o cirurgião plástico.

Posso fazer o preenchimento labial?

Muitas pacientes sentem que a desproporção ou insatisfação com a face ocorre devido à perda de volume labial com o passar dos anos ou por ter lábios naturalmente finos.

O tratamento com ácido hialurônico realizado no MD Codes também pode atender essa demanda ao viabilizar o preenchimento labial.

No caso do preenchimento labial, o especialista vai avaliar se essa característica compromete a harmonia e proporção da face e se causa incômodo à paciente. 

Quais as recomendações após o procedimento?

O tratamento não exige que a paciente afaste-se das atividades diárias, mas pode apresentar uma melhor cicatrização quando tomados cuidados como:

  • realizar compressas geladas nas primeiras 48 horas;
  • dormir com a cabeça mais elevada em relação ao corpo;
  • usar protetor solar;

Existem riscos associados ao tratamento?

Apesar de raros os riscos e as contraindicações ao MD Codes existem. Assim, é importante que a paciente esteja bem informada antes de se submeter à técnica.

O procedimento é contraindicado para portadores de doenças autoimunes, gestantes e pessoas com alergia a algum componente do produto.

Além disso, o tratamento apresenta riscos como oclusão vascular que pode gerar necrose da pele. Para evitar essa complicação, o cirurgião plástico pode usar microcânula para aplicação em regiões mais vascularizadas.

Quando a aplicação é realizada em um plano incorreto ou em quantidade exagerada outros riscos incluem o desenvolvimento de nódulos ou hipercorreção, mas que podem ser corrigidos com o uso de uma enzima específica, que reduz o produto.

Por tais razões é fundamental que o tratamento seja realizado por um cirurgião plástico de confiança.

Quando verei os resultados do MD Codes?

Os primeiros resultados do MD Codes podem ser observados logo após o tratamento, mas serão mais satisfatórios cerca de duas semanas depois da aplicação quando há redução do inchaço da face.

Apesar dos resultados naturais e rápidos, o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo entre 1 a 2 anos, sendo necessário realizar novamente o tratamento para obter os efeitos de preenchimento.

Uma das vantagens é que, mesmo após a reabsorção da substância, o estímulo à produção de colágeno permanece por mais tempo.

Portanto, o MD Codes com mapeamento da face entrega resultados satisfatórios e naturais aumentando a harmonia e proporção da face e amenizando os sinais do envelhecimento. 

Para saber mais sobre o MD Codes e outros tratamentos de rejuvenescimento facial entre em contato com a clínica Luciana Pepino pelo telefone (11) 3285-6412 ou agende uma consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
Quanto Custa o procedimento de MD Codes?
Confira quanto custa MD Codes na Clínica da Dra. Luciana Pepino, entre outras Cirurgias Plásticas e Tratamentos Estéticos.
Sidebar cadastre-se Cadastre-se!
Receba informações sobre Cirurgias Plásticas e Procedimentos Estéticos Avançados.
* Lembro que minha clínica fica somente na Cidade de São Paulo/SP.