Sem tempo para ler sobre alectomia? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo e pronto.
A alectomia é a cirurgia realizada com o objetivo estético de reduzir o diâmetro das asas nasais em casos de pacientes que se sintam incomodados com o seu tamanho.
Não existe idade ideal para a realização da alectomia, e sim indicação de correção quando o tamanho das asas nasais incomodam esteticamente o paciente, desde que respeitado o completo desenvolvimento da face.
As cicatrizes ficam escondidas no sulco das asas nasais, muitas vezes imperceptíveis.
Por ser uma cirurgia de baixa complexidade e que pode ser realizada em consultório, geralmente é feita com anestesia local (apenas no local das incisões).
Após a cirurgia o paciente já pode voltar para casa.
Tem uma duração média de 30 minutos a 1 hora.
De acordo com a anatomia de cada paciente será escolhida a técnica mais adequada para a realização da alectomia.
Existem casos nos quais é necessário uma retirada maior de tecido no contorno interno das narinas. Em outro o excedente é mais externo, e na grande maioria remove-se de ambas as partes.
Depois da anestesia local, é realizada uma incisão no sulco entre a asa nasal e a bochecha, seguida por um remoção de tecido em formato triangular e finalizada com pontos.
Os pontos são retirados geralmente após 5 dias da cirurgia.
Não existe nenhum cuidado pré-operatório específico.
A recuperação geralmente é bem simples, os pacientes não apresentam dor e o incômodo é discreto. Recomenda-se que nos primeiros meses após a cirurgia se evite exposição ao sol.
Recomenda-se também que os pacientes não façam expressões exageradas, como sorrisos largos, para evitar movimentação da área e assim facilitar a cicatrização.
Quanto as medicações, podemos citar o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, que poderão ser prescritos pelo cirurgião de acordo com a individualidade de cada caso.
Em uma média de 3 meses (90 dias).
Por determinação expressa em Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) e ainda pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é PROIBIDA a divulgação de preços de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, como a alectomia, em sites na internet.
Para saber o valor da cirurgia, o primeiro passo é agendar uma avaliação presencial. Havendo indicação de cirurgia, iremos lhe explicar todos os custos e as várias formas de pagamentos disponibilizadas.
A Alectomia é um procedimento complexo e por essa razão deve ser realizado por um profissional especializado. Apenas o cirurgião plástico pode conduzir essa técnica com segurança e eficácia. O paciente ainda deve verificar se o profissional:
tem registro no Conselho Federal de Medicina (CFM);
é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
tem experiência, o recomendado é conversar com pessoas que já realizaram a técnica com o especialista.
A partir dessa avaliação, o paciente terá segurança de realizar a Alectomia em um ambiente mais seguro e com um profissional qualificado.
Desejando agendar uma consulta, basta clicar no link “Agende sua consulta” ou ligue agora para (11) 3285-6412 ou 3285-3514.
*Colaborou neste texto Milena Seleto de Souza, estudante de Medicina da USCS/SP
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.