11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Próteses de Silicone: Entenda o que são as próteses subglandular e submuscular

Prótese subglandular e submuscular

Quando se fala em silicone para as mamas, seja com a finalidade remodelar o formato ou aumentar o volume, seja simplesmente para fazer correções para melhorar a autoestima, o fato é que essa escolha pode ser um pouco complicada, visto que existem diversos termos, como prótese subglandular e submuscular, que são de difícil entendimento.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar com mais detalhes o que é uma prótese subgladular e submuscular, como escolher o tipo ideal para o seu corpo e as suas necessidades, entre outras informações interessantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Como escolher o tipo de prótese de silicone?

prótese de silicone nas mãos do médico e paciente

As próteses de silicone são diferentes para cada desejo de resultado.

Se você costuma acompanhar as notícias sobre o vasto universo de estética, já deve saber que os tipos de próteses de silicone variam por causa de uma série de fatores, como perfil, tamanho, biotipo e, até mesmo, o material — que pode não ser indicado para algumas pessoas devido a questões de saúde.

Sendo assim, é muito comum que o cirurgião faça algumas avaliações para, junto com a paciente, escolher a alternativa ideal, analisando aspectos como a tendência à flacidez, o tamanho do tórax, a espessura da pele, o aparecimento de estrias e, é claro, os objetivos da pessoa.

Além disso, é preciso passar por uma avaliação psicológica e verificar questões como o estilo de vida e os planos a longo prazo, como uma gravidez no futuro.

Veja, a seguir, alguns pontos que devem ser levados em consideração na escolha do tipo de prótese de silicone.

Tamanho da prótese

Essa é uma questão fundamental, pois a estrutura física da mulher deve ser o principal parâmetro para que ela não se arrependa posteriormente por tomar uma decisão equivocada.

O volume pode variar entre 150 e 600 ml, mas é muito comum que os profissionais recomendem algo na faixa dos 300 ml para dar naturalidade e evitar dores nas costas, problemas na coluna, surgimento de estrias etc.

Próteses maiores costumam ser recomendadas para pessoas com uma estrutura física capaz de suportar o peso do silicone, ou seja, mulheres que têm tórax e quadril largos e estatura alta.

Local de colocação

É aqui que se aplica a questão da prótese subglandular e submuscular. Como consta no próprio nome, elas variam conforme o local de aplicação, que pode ser feito por meio de uma incisão por baixo axila, mama ou auréola; ou, ainda, por baixo ou por cima do músculo peitoral, conforme o biotipo físico da mulher.

Se a pessoa tem gordura ou pele o suficiente, pode ser recomendada uma colocação de prótese de silicone por cima do músculo peitoral, proporcionando mais naturalidade ao resultado final. Agora, se ela é mais magra e não tem muita mama, gordura ou pele “sobrando”, é comum sugerir a aplicação por baixo do músculo.

mulher com próteses de silicone

A posição da prótese de silicone é muito importante para trazer um resultado satisfatório à paciente.

Quais são os formatos e tipos de próteses mamárias?

Na hora em que você decide implantar próteses de silicone, sempre fica a dúvida sobre o tamanho e o formato. Algumas desejam avantajar o colo, com o intuito de colocar uma blusinha e ver uma melhora na autoestima.

Outras querem diminuir as mamas, não só por questões estéticas, mas também de saúde, já que a proporção pode comprometer a postura.

Ou seja, as próteses de silicone são diferentes para cada resultado desejado.

Quais são os seus prós e contras?

As próteses mamárias, além de fazer com que a mulher se sinta mais bonita, dão mais harmonia aos traços corporais. Por isso, o cirurgião deverá respeitar a silhueta da paciente.

A posição da prótese de silicone é muito importante para trazer um resultado satisfatório. As duas mais decorrentes são a subglandular e a submuscular.

No caso da prótese subglandular, ela é colocada de forma parcial ou em totalidade embaixo do músculo peitoral. Ela não interfere na anatomia das mamas, pois o intuito é dar suporte ao tecido mamário e preencher a pele dos seios, que pode apresentar algum grau de flacidez.

Os resultados no pós-operatório estão no toque da finalização, que deixa as mamas bem naturais e como se nunca tivessem sido submetidas à cirurgia plástica.

Já a prótese submuscular é inserida por trás do músculo peitoral e é indicada para quem não tem volume mamário ou os seios são bem reduzidos. Os médicos a recomendam para as mulheres que são muito magras ou que querem que a região se sobressaia.

O resultado também tende a ser bastante natural devido à profundidade que essa prótese alcança. Neste caso, a recuperação tende a ser um pouco mais incômoda em comparação à prótese subglandular.

Quais cuidados ter no pós-operatório?

As recomendações pós-operatórias devem ser seguidas à risca para não comprometer a prótese ou a saúde da paciente. No início, fazer esforço não será permitido, sendo aconselhável evitar mover muitos braços, além de dormir de lado ou de bruços no período de recuperação.

As gestantes podem ficar tranquilas, pois as próteses não interferem na amamentação dos bebês. Já as viciadas em academia, é bom se prepararem para ficar de molho.

Decidir pelo implante de silicone requer uma atenção especial. É importante fugir do idealismo, como querer o porte corporal de determinada celebridade. A função do médico é respeitar as suas decisões e alertá-la sobre o procedimento para que o resultado seja o mais natural possível.

Lembre-se de que é preciso sempre respeitar os limites do seu corpo, e uma conversa franca com o profissional é essencial para ter uma cirurgia plástica satisfatória.

Como você pôde contemplar neste post sobre a prótetese subglandular e submuscular, independentemente de qual seja o tipo de silicone escolhido, o fato é que uma série de fatores precisam ser considerados antes que a decisão seja tomada.

Planos a longo prazo e objetivos de vida também devem ser colocados em pauta nesse momento, embora questões físicas também sejam imprescindíveis. Por isso, o ideal é sempre contar com profissionais éticos para decidir qual é o implante ideal para você.

Quer receber dicas, novidades e conteúdos informativos sobre o incrível mercado da beleza, diretamente em seu e-mail? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e não perder mais nenhum post da Clínica Dra. Luciana Pepino!


CTA e-book Mitos e Verdades sobre Protese Mamaria baixe aqui

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Sara disse:

    Boa noite querida.
    Fiz duas avaliações médicas aqui em Curitiba-Pr. Tenho 1.64 e 58 kg. O primeiro médico recomendou uma prótese de 300ml e intramúscular. Já o segundo recomendou tbém 300ml mas intraglandular. Estou bem confusa.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Sara! Tudo bem?

      Como sempre digo, só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e tem um diagnóstico específico. Após essa primeira avaliação poderemos definir qual é o melhor procedimento para o seu caso.

      Não tenho como indicar qual é o método mais indicado para você, pois isso depende de fatores como quantidade de gordura da mama, pele em excesso e o espaço entre a glândula mamária e o músculo.

      Ficamos em São Paulo/SP. Neste link estão disponíveis nosso endereço e nossos contatos: http://goo.gl/fwys7x – Se quiser, agende uma consulta sem compromisso.

      Beijos!

  2. ester disse:

    onde fica localizado a clinica que vc faz operação??

  3. Luciana disse:

    Olá dra. Luciana
    Coloquei os implantes submuscular exatamente dois meses atras!! Sinto o esticamento do musculo , na lateral e tambem proximo ao esterno como se quisesse descolar do esterno!! Quanto tempo ainda sentirei essa sensacao de repuxado??
    Obrigada!!
    Luciana

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Luciana!
      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Beijos!

  4. Michelle disse:

    Boa tarde.

    Como posso perceber se a protese foi colocada por baixo ou por cima do musculo?
    Quais as caracteristicas, além das dores?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Michelle!
      Algumas vezes é muito difícil dar um diagnóstico clínico, principalmente se houver uma quantidade maior de glândula e gordura nas mamas. Nestes casos um ultrassom das mamas poderá ajudar.

      Abraços!

  5. Tamires disse:

    Olá Dra Luciana,

    Gostaria de saber se você tem uma média de quanto tempo demora a recuperação no caso da cirurgia submuscular. Faço faculdade e gostaria de fazer a cirurgia o quanto antes, então, estou preocupada se vou conseguir escrever alguns dias após a cirurgia. Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Tamires, a cirurgia de prótese submuscular realmente tem um pós-operatório mais dolorido e com uma recuperação mais demorada, mas o movimento para escrever não estará comprometido. De qualquer forma é melhor que converse com seu cirurgião e receba deles as devidas orientações, ok?
      Abraços!

  6. glaudilene disse:

    olá tenho duvidas sobre colocar submuslar ou subglandular pq tenho uma filha de 8 anos meus seios são pequenos e com uma pequena queda meu medico falo que não tem pele pra retirar que só a prótese já resolver mais fiquei com estrias e tenho medo de colocar subglandular e eles caírem me ajude o que eu faço…

    • Luciana Pepino disse:

      Glaudilene,

      Não tenho como opinar sobre o seu caso por aqui. É importante que você confie no médico que escolheu, ele é a melhor pessoa para te orientar no momento. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso de outro especialista. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Um grande beijo!

      Um grande beijo!

  7. Maria Carolina disse:

    Estou muito na duvida em relação a posição da protese subglandular ou submuscular,pelo q eu percebi os médicos estão colocando submuscular em pacientes já com tecido mamarão também e segundo elas pq não cai tão rápido fica mais bonito,não interfere na malograria ,tem menos chance de dar alguma complicação do tipo câncer ou contratura capsular,a temperatura do corpo e da protese fica menos perceptível .estou muito na duvida pq fui em dois médicos e um me indicou por baixo do músculo o outro por cima, agora se a desvantagem for só opôs mais dolorido,diante de anos acho q vale mais a pena.

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Maria Carolina

      Sinceramente, não tenho como opinar por aqui, pois cada caso deve ser avaliado isoladamente. É importante que você converse com o especialista que você escolheu para fazer a cirurgia, pois ele é a melhor pessoa para te orientar no momento.

      Um grande beijo!

  8. Naty disse:

    Vou fazer uma mamoplastia de aumento dia 16/07/13 vou colocar 400 ml submuscular tenho 1 filha ( não amamanetei ) 1,65 e 63 kilos , estou com medo do pos operatorio pois sou viciada em academia e preciso dirigir pra trabalhar em quanto será vou poder fazer essas duas coisas ?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Naty!

      É importante que você converse com o médico que vai te operar – ele é a melhor pessoa para solucionar todas as suas dúvidas no momento.

      Beijos!

  9. Dirce Mara Madruga disse:

    Com relação a valores sobre implante de silicone, pode me passar algo referente?

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Dirce! Não tenho como informar valores por aqui. Antes é preciso passar por uma avaliação, pois somente assim posso indicar o mais adequado a você e, aí sim, definir valores.
      Entre em contato, se desejar. Aqui você encontra nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos

  10. Rosane Braga dos Santos disse:

    Quero saber se tem um médico pra me indicar aqui no Rio de Janeiro ? Pois quero fazer uma Abdominoplastia e Implante de Silicone ou suspender os seio, Não conheço quem fez ! Quero saber se o resultado é eficaz, pois fui traída pelo meu marido , onde ele coloca vários defeitos no meu corpo ? Obrigada ! DEUS te Abençoe sempre !

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Rosane! Tudo bem?
      Infelizmente não conhecemos nenhum cirurgião que possamos indicar em sua região. Mas, estamos à disposição caso queira vir se consultar conosco aqui em SP. 🙂
      Beijos