11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Sete obras para inspirar  mulheres de todas as idades

7 obras para inspirar mulheres de todas as idades

Selecionamos obras para inspirar mulheres e ajudar a ter uma rotina ainda mais positiva.

Afinal, você já deve ter ouvido falar naquele questionamento clássico: será que a arte imita a vida ou a vida imita a arte? E a verdade é que ambas se complementam!

Por isso, neste artigo, trazemos boas referências para você se espelhar e se preparar para novas conquistas.

Confira, abaixo, algumas obras para inspirar mulheres de todas as idades a se tornarem mais fortes, empoderadas e realizadoras dos próprios sonhos.

Conheça sete obras para inspirar mulheres de todas as idades 

Separamos essas obras, que contêm histórias de luta e superação para inspirar mulheres , em três categorias: séries, filmes e livros. Acompanhe!

Séries

1) Self Made

Baseada em uma história real, a série  trata da vida e da história de Madam C.J. Walker, interpretada pela atriz Octavia Spencer, afro-americana que venceu a pobreza. Além disso, se tornou a primeira mulher negra dos Estados Unidos a enriquecer por meio do próprio esforço.

Com luta e determinação, Walker conquistou riqueza e popularidade por volta do início dos anos de 1900, por conta de seu negócio que começou com a criação de produtos especializados para cabelos afro.

Self Made trata de uma verdadeira história de superação — uma obra para inspirar mulheres de todas as idades e elevar a autoestima.

2) Coisa Mais linda

Coisa Mais Linda é uma série brasileira ambientada no Rio de Janeiro, nos anos de 1950, que retrata os desafios femininos da época. Maria Luiza (ou Malu, como é apelidada na história). Vivida pela atriz Maria Casadevall, a personagem principal da trama é uma jovem rica, esposa, mãe.

Abandonada pelo marido, resolve fazer uma mudança brusca na vida e abrir o próprio negócio por meio de seus próprios esforços, e com a ajuda de outras figuras femininas importantes.

No entanto, os desafios da época para uma mulher que deseja empreender não são poucos — especialmente se esse empreendimento for um clube de bossa nova!

A história é de força, foco e persistência — mais uma obra para inspirar mulheres de todas as idades!

Filmes 

3) Colette

Também baseada em uma história real, a obra trata da luta pelo reconhecimento feminino.

Gabrielle Colette — interpretada, no filme, por Keira Knightleyé — é uma romancista francesa do século XX que tinha suas obras assinadas pelo marido. Ele dizia à esposa que, por ser mulher, não conseguiria vendê-las.

Contudo, um dia ela decide reivindicar a autoria de suas escritas, tornando-se um ícone na luta pelo direito das mulheres.

4) Joy

Joy – O nome do sucesso é uma obra que conta a história real da americana Joy Mangano, vivida pela atriz Jennifer Lawrence, a inventora do conhecido como “mop”, ou esfregão para chão.

Com essa ideia, que se transformou em fenômeno de vendas, ela fez fortuna. Mas chegar ao triunfo não foi uma caminhada simples e fácil para uma mulher empreendedora do final do século XX. Ou seja, simplesmente outra obra para inspirar mulheres de todas as idades!

5) Erin Brochovich

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento é mais uma obra baseada em uma história real. Ela conta como Erin, uma mãe solteira, desempregada e sem formação acadêmica, foi capaz de derrubar a companhia de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E), da Califórnia.

O fato aconteceu no final do século XX, em um processo que rendeu 333 milhões de dólares de indenização, por conta da contaminação de água.

Por isso, o filme é mais um exemplo da garra e da capacidade feminina. Além disso, deu a Julia Roberts o Oscar de melhor atriz em 2001, graças à sua brilhante interpretação da protagonista.

Livros 

6) A Viúva Clicquot

A Viúva Clicquot – A História de um Império do Champanhe e da Mulher que o Construiu é uma obra para inspirar mulheres. Escrita pela autora Tilar J. Mazzeo, conta a história da fundadora de uma das casas de champanhe mais famosas do mundo: a Veuve Clicquot, fundada na França.

Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin é uma mulher que, nos séculos XVIII e XIX, revolucionou o mercado de champanhe. Ela ficou viúva aos 27 anos, assumiu o controle da vinícola do marido, bem como  transformou a empresa familiar em grande e forte negócio do ramo!

Dica: leia nosso artigo que mostra como acertar em cheio na escolha de vinho!

7) O Momento de Voar

O Momento de Voar – Como o empoderamento feminino muda o mundo é uma obra escrita por Melinda Gates, esposa de Bill Gates.

Publicada em 2019, fala sobre as dificuldades e desigualdades enfrentadas pelas mulheres, bem como sobre a importância do empoderamento feminino para enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade. A autora também conta um pouco de suas experiências pessoais.

Se você gostou dessas dicas de obras para inspirar mulheres de todas as idades, não deixe de acompanhar o blog da Clínica Luciana Pepino e conferir mais conteúdos relacionados ao dia a dia da mulher moderna. Dentre eles: moda, sofisticação, beleza, saúde e muito mais! Como, por exemplo:

Saiba como organizar um closet luxuoso e funcional

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).